Denizar Viana defende ainda uma governança internacional na área que possa garantir preços justos e acesso a novas tecnologias
Em entrevista ao portal Integridade ESG, Denizar Viana, presidente do Conselho Empresarial do Ecossistema da Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro e ex-secretário do Ministério da Saúde, antecipou discussões que serão tratadas amanhã, 8 de novembro, durante o webinar Integridade ESG Pré-G20. Viana defendeu o investimento na produção local de insumos farmacêuticos e a necessidade da cooperação entre os países, capital privado, Estado e academia.
“Durante a pandemia, como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, assisti o colapso das cadeias produtivas e de suprimento dos insumos médicos. “A pandemia alertou o mundo da necessidade de produção, de pesquisa, desenvolvimento e produção desses insumos”. Por isso, Viana defende que haja uma política voltada para desenvolvimento local nesse setor. “Para o que não for possível desenvolver localmente, que haja uma governança internacional que vise garantir preços justos para que os sistemas de saúde tenham acesso a essas tecnologias também”, afirmou.
O webinar Integridade ESG Pré-G20 tem o objetivo de estimular um debate construtivo acerca da viabilidade, da definição de prioridades e do prazo previsto para a implementação das medidas a serem abordadas no contexto do G20. Transição energética, governança financeira, mudanças climáticas, saúde e relações diplomáticas e comerciais estão entre temas que serão discutidos. O evento será estruturado em dois painéis temáticos: “As propostas diretamente relacionadas ao capital privado”, e “As novas políticas de governança global”. A transmissão será no dia 8 de novembro, às 11h, pelos canais do LinkedIn e YouTube do portal Integridade ESG.