Conteúdo conta com análises de resultados, cases de projetos realizados no Brasil e diretrizes para aplicação da metodologia
São Paulo, abril de 2022 — O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres de todas as idades e atinge 2,3 milhões de pessoas no mundo, de acordo com estimativa da International Agency For Research On Cancer em 2020. Diante deste cenário, o Instituto Avon, organização não-governamental que atua na defesa de direitos fundamentais da mulher, por meio de ações e iniciativas na resposta ao câncer de mama e no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, lançou o Guia de Boas Práticas em Navegação de Pacientes com Câncer de Mama no Brasil, cujo objetivo é, por meio de um modelo de cuidado com foco em pacientes em situação de diagnóstico ou tratamento, apoiar o diagnóstico ágil doença e colaborar com o início oportuno do tratamento, auxiliando-as a reduzir barreiras enfrentadas em qualquer fase da jornada para que seja possível diminuir o número de mortes pela patologia.
“A proposta do Instituto Avon é colaborar para o fortalecimento das ações de atenção ao câncer de mama no Brasil, por meio de projetos e apoio ao desenvolvimento de políticas públicas que visam melhorar a realidade das mulheres desde o diagnóstico até o acesso ao tratamento de câncer de mama no Brasil”, afirma Regina Célia Barbosa, gerente de causas do Instituto Avon. “A navegação de pacientes é uma metodologia de suporte à paciente que visa facilitar o acesso e reduzir as diferentes barreiras enfrentadas pelas mulheres. O Guia de Boas Práticas pretende ser um material de referência e suporte aos gestores e profissionais de saúde para que possam aplicar a técnica e transformar as realidades das brasileiras”, conclui.
Desenvolvido a partir de experiências reais, aplicadas em várias regiões do Brasil, a proposta do e-book gratuito é servir de apoio e referência para profissionais de saúde, gestores e organizações que queiram compreender a metodologia e desenvolver seus projetos.
O Guia de Boas Práticas em Navegação de Pacientes com Câncer de Mama no Brasil é uma parceria do Instituto Avon com a Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM), Roche, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Dra. Sandra Gioia, médica mastologista e Coordenadora do Programa de Navegação de Pacientes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. O material está disponível gratuitamente no site do Instituto Avon.
Sobre o Instituto Avon
O Instituto Avon é uma organização não-governamental que se dedica a salvar vidas por meio de ações e iniciativas em prol da detecção precoce do câncer de mama e do enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas no Brasil. Desde 2003, tem como missão fortalecer a saúde, a proteção e o empoderamento da mulher. Para isso, conta com a parceria de instituições da sociedade civil, do setor privado e do poder público, atuando na produção de conhecimento, articulação e desenvolvimento de projetos e no apoio de iniciativas de impacto transformador e que busquem o engajamento de todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de R$ 135 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 400 projetos e ações, beneficiando mais de 6 milhões de mulheres em todo o País.