Soluções para promover a saúde e a transformação do setor potencializam o crescimento da empresa, que beneficia 30 milhões de pessoas e movimenta 4% do varejo farmacêutico
São Paulo, outubro de 2024 – A epharma, uma das principais plataformas de benefícios do país, com 33 milhões de usuários, estabelece uma meta ambiciosa: faturar R$ 1 bilhão em 2030. Pioneira em programa de benefícios em medicamentos (PBM), a empresa conta com novos produtos e programas para contribuir ainda mais com a jornada de saúde dos brasileiros e com o ecossistema do setor.
Inovações como, por exemplo, oferecer medicamentos à base de canabidiol com descontos pelo PBM, tem favorecido o acesso à saúde e a redução dos custos com tratamentos em todo o país. Para se ter uma ideia, a companhia gerou, ao todo, uma economia de R$ 2 bilhões na compra de medicamentos para os usuários em 2023. Este ano, o objetivo é chegar aos R$ 2,4 bilhões.
A epharma movimenta 4% do varejo farmacêutico, com R$ 7,7 bilhões de transações em sua rede credenciada, formada por 40 mil farmácias e 2.000 clínicas e laboratórios de diagnóstico em mais de 3.000 municípios no país. Desta forma, funciona como um elo que gera integração, sinergia e benefícios para todas as partes, segundo o CEO Eduardo Mangione.
“Nosso pipeline de inovação acompanha as novas demandas de saúde da população e de mais de 300 empresas que são nossas clientes. Buscamos fortalecer a adesão dos tratamentos e contribuir para o bem-estar e a longevidade dos brasileiros. Por isso, estamos sempre comprometidos a entregar valor por meio da tecnologia e a impulsionar a evolução do setor”, afirma o executivo. A empresa está no top 10 do do 100 Open Startups, na categoria Serviços de Saúde.
Transformação do varejo farmacêutico
Ao longo da sua trajetória, a epharma tem participado da transformação do varejo farmacêutico com investimentos em produtos e programas para impactar positivamente as pessoas e o segmento.
Um dos exemplos mais recentes é a parceria com as farmacêuticas Endogen e GreenCare Pharma para a inclusão de produtos de cannabis medicinal no PBM. “Esta iniciativa visa democratizar o acesso a esta categoria de medicamentos e apoiar os pacientes e médicos, por meio de área técnico-científica e informações relevantes, em suas tomadas de decisões”, relata Mangione.
Outro marco é o desenvolvimento do primeiro Joint Business Plan (JBP) do segmento, em colaboração com as principais redes de farmácias do país, como RD, DPSP, Pague Menos, Panvel, Araujo e Venancio, entre outras. O JBP é uma abordagem colaborativa que apresenta diferentes benefícios, como aceleração dos negócios, implementação de tecnologias, transparência e assertividade nas relações comerciais, bem como o aprimoramento da jornada de consumo dos clientes de saúde, com experiência de compra mais integrada.
A iniciativa também oferece vantagens para a indústria farmacêutica, melhorando o desempenho financeiro. “Os avanços proporcionados pelo JBP têm impacto direto e positivo no setor varejista farmacêutico. Resulta em uma oferta mais diversificada e relevante de produtos para os consumidores. Estamos investindo em soluções que integrem inteligência artificial, cultura Data Driven e outras tecnologias emergentes para otimizá-lo”, acrescenta o CEO.
Impacto social
A epharma também avança na sua agenda de ESG. Além das práticas de sustentabilidade ambiental, a empresa tem fortalecido os programas sociais. Um dos mais recentes foi o lançamento do Medicamento Solidário, uma plataforma de financiamento coletivo, de alcance nacional, que visa garantir o acesso a medicamentos para pessoas sem condições de arcar com os custos de remédios.
Outra frente é o apoio dos epharmers como voluntários à Expedição da Saúde, organizada pela Associação Expedicionários da Saúde (EDS), que realiza atendimento médico e procedimentos cirúrgicos em comunidades indígenas e ribeirinhas de regiões com acesso limitado a cuidados de saúde.