sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » HVAC de processo » A importância da manutenção do ar-condicionado no verão

A importância da manutenção do ar-condicionado no verão

Altas temperaturas, maior necessidade do tempo de uso do ar-condicionado, melhor eficiência e durabilidade de equipamentos são itens a serem observados com a chegada do verão.

24º graus é a temperatura recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para ambientes climatizados em qualquer estação do ano, mas, para que seja efetivo ao que se propõe, é necessário que esteja em funcionamento de acordo com as normas e padrões de qualidade. A utilização de sistemas de ar condicionado sem os devidos cuidados, com temperaturas muito frias ou inadequadas, é prejudicial tanto à saúde dos ocupantes dos ambientes, quanto à vida útil do equipamento, pois pode gerar sobrecargas e excessos de consumo de energia elétrica.

A ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento entidade que representa o setor de ar-condicionado destaca pontos importantes a serem observados com a chegada do verão, que devido às temperaturas elevadas intensificam o uso do ar-condicionado.

Para o Eng. Arnaldo Lopes Parra – especialista da área de ar condicionado, a chegada da estação mais quente do ano, é oportunidade para os proprietários dos imóveis realizarem os serviços de manutenção e atualização de seus sistemas de climatização, como fator de assegurar ambientes com boa qualidade do ar, ampliar a produtividade e garantir o bem-estar dos ocupantes destes ambientes. É certeza de bom retorno do investimento.

O uso do ar-condicionado ao longo dos anos deixou de ser um item de luxo por estar ligado diretamente à qualidade de vida, pois, o conforto térmico se faz necessário no dia-a-dia do ser humano. Cada indivíduo respira cerca de 450 litros de ar por hora, 10 mil litros por dia e passa cerca de 80% do seu dia em ambientes fechados. Sistemas de climatização são vitais para o bem-estar dos seres humanos, em usos que vão desde a fabricação e conservação de remédios, alimentos, hospitais, datacenters, shoppings centers, indústrias, aeroportos, residências, entre tantos outros tipos de ambientes de circulação da massa humana.

Na prática, para a ABRAVA, um sistema de ar condicionado bem projetado e dimensionado, corretamente instalado, com a operação e manutenção realizada periodicamente, significa um consumo de energia adequado e um ambiente climatizado com controle de temperatura, umidade, filtragem, renovação de ar,  controle da velocidade e distribuição uniforme do ar no ambiente, fatores que aumentam a produtividade, purificam o ar respirado, apresentam sensação de bem estar, propiciando uma melhor qualidade de vida, além de, um ambiente silencioso e sem ruídos externos. A entidade recomenda sempre consultar um especialista na hora da compra e se necessário for, a contratação de um projetista para definição destes parâmetros.

Atualmente existem no mercado diversos modelos de condicionadores de ar como: aparelho de janela, Split ou mini Split; tecnologia inverter –  esfria /esquenta; e, convencional. Alguns requisitos devem ser observados para que o custo-benefício seja interessante para o comprador como: a capacidade térmica do equipamento – geralmente utilizado o BTU/h (Unidade Térmica Britânica) que define qual a carga térmica que deverá ser removida do ambiente. Entretanto, para o cálculo certo da necessidade de refrigeração vários fatores devem ser observados tais como a área (m²) local, circulação de pessoas, insolação, entre outros fatores.

A ABRAVA destaca algumas dicas para o melhor desempenho do ar-condicionado com a chegada do verão:

  • Manter a temperatura em 24ºC (indicada pela OMS – Organização Mundial da Saúde), em conformidade com a Portaria 3.523/98 e ANVISA RE-09, evitando temperaturas muito abaixo ou mesmo muito acima, como forma de ampliar a vantagem do ar condicionado como fator de aumento da produtividade e bem-estar dos ocupantes dos recintos climatizados.
  • Limpeza dos componentes: Filtros de ar, trocadores de calor, ventiladores, gabinetes e acessórios: a manutenção assegura uma operação do sistema livre de problemas. Técnicos treinados e capacitados estão aptos a manter os sistemas de climatização em condições ideais de funcionamento, proporcionando um ambiente equilibrado quanto a temperatura, umidade, pureza e velocidade do ar.
  • A Portaria 3.523/98 e a RE-09 da ANVISA determinam a existência de periodicidades mínimas a serem observadas para alguns componentes do sistema, que são classificados como pontos disseminadores de poluentes. A saber: bandeja de condensado, filtros de ar, serpentinas, ventiladores, salas de máquinas, umidificadores e tomada de ar externo (TAE). Para filtros de ar, caso sejam descartáveis, o período máximo de uso independentemente da saturação é de 90 dias.
  • Equipamentos operando com eficiência e equilíbrio no consumo de energia, garantem a longevidade dos equipamentos, qualidade do ar de interiores adequada, e também a economia de até 50% de energia se comparado com sistemas sem a devida atenção de manutenção preventiva.

Sobre a Manutenção de Sistemas de Climatização:

Os procedimentos de Manutenção para os sistemas de Climatização, podem ser divididos em três categorias, tais como Preventiva, Corretiva e Preditiva.

Preventiva – momento em que os procedimentos são previamente planejados e ações técnicas necessárias à garantia de desempenho e de durabilidade dos equipamentos, que evitem ou minimizem a possibilidade de interrupção da solução, garantindo a substituição de peças, ajustes e reparos previstos nos manuais e normas técnicas especificadas pelo fabricante.

Corretiva –  procedimentos não agendados e sob demanda, destinados a recolocar os equipamentos em seu perfeito estado de uso.

Preditiva – procedimentos de análise de parâmetros dos sistemas, tais como temperaturas, pressões, vibrações, correntes que, uma vez combinados, levem a uma interpretação do funcionamento e previsão de quebra ou vida útil de máquinas e componentes, permitindo aprimoramento da manutenção preventiva.

A ABRAVA em conjunto com outras entidades do setor, reconhece e tem se movimentado a favor da aprovação do Projeto de Lei 7.260 do PMOC – Plano de Manutenção e Controle para sistemas de climatização, que estabelece que todos os edifícios de uso coletivo com sistemas de condicionamento de ar sigam diretrizes que garantam a qualidade do ar interno.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores