sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Hospitais » Hospitais miram no investimento tecnológico com foco na segurança da informação

Hospitais miram no investimento tecnológico com foco na segurança da informação

Pesquisa também aponta melhorias na produtividade e redução de custos.

Fichas, internações, exames e informações sigilosas de pacientes e instituições da saúde são dados importantes e delicados que vem ganhando atenção por parte das administrações hospitalares em todo o País. O setor passou a investir 4% a mais em tecnologia de segurança da informação, conforme aponta a pesquisa Dell Global Technology Adoption Index (GTAI).

Os dados do levantamento demonstram que os principais pontos levados em consideração pelos hospitais ao realizar investimentos na área tecnológica são a segurança da informação, 53%, a redução de custos, 44%, e a melhoria na produtividade dos colaboradores, 50%, e satisfação do usuário, 57%. Esse crescimento pelo interesse na infraestrutura tecnológica tem refletido também na realidade da Tecnocomp, uma das principais empresas de Gestão de Serviços de TI do País, que tem hoje soluções desenvolvidas para o crescimento do setor hospitalar.

A empresa que hoje atende o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Samaritano, Hospital Moriah,  Rede D´Or São Luiz, Laboratório Sabin entre outros, entrega à área da saúde tecnologia e integração de fluxo de dados com total segurança. “Investir em tecnologia atendeu tanto nossas expectativas financeiras quanto as expectativas da melhoria de atendimento aos nossos usuários, sendo mais efetivos e com SLA reduzido. Além disso, agora podemos utilizar as melhores práticas na descrição dos chamados, além de pensar em melhorias contínuas através do suporte que temos com a Tecnocomp”, destacou Bruno Freitas, do departamento de TI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Além de ter, 24 horas por dia, uma equipe especializada focada em acompanhar todo o sistema prevenindo falhas e atendendo em tempo ágil solicitações técnicas para cada uma das áreas do hospital. Uma falha tecnológica pode custar vidas e até mesmo impactar em mais dias de internação, onerando ao caixa da instituição. O monitoramento automatizado, com equipes de assistência ao paciente, permite maior rapidez e eficácia, auxiliando até mesmo no controle de infecções, e entregando uma fácil visualização de todos os pontos do hospital que precisam de atenção.

Para o gerente operacional da Tecnocomp, Lucas Martins da Silva, responsável pela implantação de projetos na área da saúde, investir na tecnologia de infraestrutura e Data Center entrega aos hospitais mais qualidade não apenas aos serviços, mas também à vida dos pacientes, afinal, tudo está interligado por sistemas, e para que funcionem corretamente, é preciso uma via de informações unificada. “Uma falha dentro dos caminhos de informação do hospital, pode impactar em várias situações, desde a emissão de uma receita de medicamento, à liberação de alta ou entrada em centro cirúrgico. Não são apenas cabos e estruturas, são vias de informação para o atendimento à saúde. O papel da Tecnocomp é evitar qualquer tipo de interferência e permitir o perfeito funcionamento da instituição.”, explica Lucas.

No portfólio de serviços customizados da Tecnocomp para Saúde, destacam-se as Soluções para redes de dados, voz e imagem; Segurança e recuperação de dados; Atendimento 7×24 para sistemas e usuários; Vigilância de pessoas e objetos; Identificação e rastreamento de ativos (RFID).

Essas soluções entregam uma maior satisfação não só dos hospitais, como dito por Bruno Freitas, mas também dos pacientes, ao ter atendimentos mais rápidos e mais eficientes em um momento tão delicado.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores