Exame é popular entre os médicos e aparece em cerca de 40% do total de pedidos, já que é capaz de identificar centenas de doenças. A novidade melhora a jornada do paciente e facilita a rotina de médicos e profissionais da área da saúde
São Paulo, outubro de 2023 – Um dos exames mais pedidos pelos médicos – o hemograma completo – já pode ser realizado de maneira simples e rápida, com a coleta de poucas gotas de sangue, e resultado em até 30 minutos. A novidade já é uma realidade graças ao dispositivo Hilab Lens, recém-lançado pela empresa de saúde Hilab, e já disponível para a população em clínicas, hospitais e ambulatórios empresariais do Brasil. Em breve estará, também, nas farmácias. O equipamento está em fase de comercialização e já pode ser adquirido por drogarias.
Na prática, os farmacêuticos coletam uma amostra de sangue por meio de um furo no dedo, depositam na cápsula de análise, que é inserida no dispositivo – o menor do mundo para essa finalidade. Lá dentro, a Inteligência Artificial faz uma primeira análise, confirmada pelo próprio farmacêutico in loco. Por fim, o laudo é liberado para o paciente, em poucos minutos.
No mercado, estima-se que em quase metade dos pedidos de exames solicitados pelos médicos, o hemograma completo está incluso. “O hemograma é tão popular pois tem a função de avaliar a quantidade e qualidade dos principais componentes sanguíneos, dando suporte na avaliação e monitoramento dos quadros infecciosos agudos, avaliação das anemias, além de avaliar o estado de saúde geral. Sendo assim, com a facilidade e agilidade na realização do exame, tanto o corpo médico quanto os pacientes poderão se beneficiar com a agilidade na entrega do resultado, isso tanto em casos mais rotineiros quanto os emergenciais”, explica Bernardo Almeida, médico infectologista e Chief Medical Officer da Hilab.
Para os pacientes, a novidade representa um alívio em relação à coleta, uma vez que não precisam passar pelo desconforto da extração venosa. Outro benefício é a diminuição do tempo de espera por um resultado, além da democratização do acesso ao exame, que estará disponível em diversos locais de atendimento de saúde. Até hoje, na maioria dos casos do Brasil, o laudo precisava de 12 a 48 horas, aproximadamente, para ficar pronto, de acordo com relatórios da ANS e SUS – Sistema Único de Saúde. Um dos principais diferenciais do Hemograma Completo oferecido desta forma, também está na relevância dele para os pacientes oncológicos. Isso porque, sempre que uma pessoa está em tratamento quimioterápico, antes de iniciar uma nova fase do tratamento, precisa realizar um exame desse tipo, para avaliar suas condições gerais de saúde.
A realização do hemograma completo por coleta capilar teve sua eficiência provada por meio de uma operação piloto no hospital Erasto Gaetner, localizado em Curitiba/PR, referência para o tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com doenças oncológicas. Além disso, suas teses foram apresentadas e validadas em artigos publicados pela Nature, uma das mais relevantes revistas científicas do mundo.
“Os pacientes podem levar o exame realizado na farmácia ao médico, que agora, podem diagnosticar doenças de forma mais rápida, permitindo que o paciente inicie o tratamento com maior agilidade, ampliando as chances de êxito. Isso sem esquecer da questão do alívio na demanda em todo ecossistema e do acesso a serviços muito mais qualificados, algo que poderá ser ampliado, já que pode ser feito de qualquer lugar, com um equipamento portátil e completo”, conclui Marcus Figueredo, CEO e cofundador da Hilab.