sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » GSK ultrapassa meta de beneficiamento de resíduos no Brasil e registra avanços importantes em sua estratégia ESG

GSK ultrapassa meta de beneficiamento de resíduos no Brasil e registra avanços importantes em sua estratégia ESG

Uma das maiores farmacêuticas no País1, companhia lança a 3ª edição do Relatório de Sustentabilidade e celebra forte atuação nas esferas ambiental, social e de governança

Rio de Janeiro, abril de 2022 — Mais do que dar transparência às ações da empresa, o Relatório de Sustentabilidade da GSK mostra o verdadeiro compromisso da companhia com a humanidade e com o planeta. A 3ª edição do documento, que acaba de ser lançado e está disponível aqui, elenca as iniciativas e os resultados conquistados em 2021 nas dimensões ESG (environmental, social and governance).

Na esfera ambiental, o principal objetivo da companhia é devolver ao ambiente mais do que tira – com impacto zero no clima e impacto positivo na natureza, atuando em consonância com os principais ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU). Neste contexto, a GSK inaugurou uma usina fotovoltaica em sua fábrica, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, cuja estimativa é reduzir 5% do consumo de energia elétrica e 54 toneladas de emissão de CO2 por ano, em uma primeira fase do projeto.

A empresa também ultrapassou sua meta de beneficiamento de resíduos no Brasil. Atualmente, 95% dos resíduos são beneficiados com reciclagem, compostagem e aproveitamento energético. Foram registrados, ainda, outros avanços importantes:

  • Redução de 23% do consumo de água;
  • 46 milhões de litros de água reutilizada;
  • 90% de reuso de efluentes gerados no site;
  • Zero envio de resíduos para aterros sanitários;
  • 100% de energia elétrica de fonte renovável no Centro de Distribuição;
  • Zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (escopo 2);
  • Logística reversa: 100% das embalagens dos produtos de Consumer Healthcare recicladas pós-consumo (equivalência em peso).

Até 2030, a GSK está comprometida em zerar as emissões de gases de efeito estufa (escopo 1) e emissões líquidas (escopo 3), eliminar o uso de plástico de uso único, 100% das embalagens de produto produzidas com materiais recicláveis ou reutilizáveis e 100% de matéria-prima de fontes sustentáveis e com zero desmatamento.

52% de mulheres em cargos de liderença

Inspirado na metodologia GRI (Global Reporting Initiative), o Relatório mostra também que Inclusão & Diversidade geram maior competitividade e um ambiente engajador na GSK. Em 2021, a empresa alcançou a marca de 52% de mulheres ocupando cargos de liderança. De maneira geral, entre os quase 2 mil funcionários, mais da metade é formada por mulheres. Além disso, buscando a pluralidade de pensamentos, estilos e experiências de vida, nove diferentes nacionalidades estrangeiras atuam no país.

A companhia também promove um ambiente estimulante e capacita os colaboradores para que cresçam na organização, disponibilizando cursos e ferramentas de aprendizagem e desenvolvimento. Atuando em conformidade com os requisitos mais restritivos, a GSK zela por uma governança corporativa eficiente e, entre outras ações, 100% dos funcionários realizam treinamentos obrigatórios anualmente, sobre o Código de Conduta e programas Antissuborno e Corrupção.

Responsabilidade social

Através do #BemGSK, identidade de Responsabilidade Social Corporativa, a companhia atua em três eixos de desenvolvimento social: Geração de Renda, Saúde e Voluntariado.

Entre as iniciativas está o projeto Atitude Positiva, que em 18 anos já contemplou mais de mil escolas, e cerca de 150 mil alunos e professores. A intenção é ampliar a conscientização abordando temáticas como prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, violência contra a mulher, gravidez na adolescência e bullying.

Entendemos a relevância do nosso papel para com os brasileiros e estamos verdadeiramente comprometidos com as demandas ambientais, sociais e de governança. Não há progressos sem contribuirmos com a saúde da humanidade e do planeta”, destaca o presidente da GSK Brasil, Andre Vivan. “A sustentabilidade é parte importante de nossa estratégia para continuar entregando com excelência o que a sociedade precisa”, complementa Vivan.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores