segunda-feira , 10 agosto 2020
Capa » Medicina » GSK lança novo medicamento para o tratamento da DPOC no Brasil

GSK lança novo medicamento para o tratamento da DPOC no Brasil

Trelegy já está disponível para comercialização no país e é indicado para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que na próxima década poderá ser a terceira principal causa de morte em todo o mundo7

No Brasil, estima-se que 6 milhões de pessoas vivam com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)1,2, caracterizada pela obstrução do fluxo de ar nos pulmões, que costuma ser provocada por fumaça de cigarro ou de outros compostos nocivos. A cada ano, a DPOC tira a vida de mais de 40 mil pessoas no país, ou seja, são 4 óbitos por hora.9 A partir de agora, esse grande grupo de pacientes passa a contar com uma opção inovadora de tratamento, que pode impactar positivamente na qualidade de vida dos acometidos pela DPOC: o Trelegy, principal lançamento da GSK na área respiratória nos últimos 20 anos. A nova terapia traz como principal diferencial uma combinação inovadora de três moléculas – furoato de fluticasona, umeclidínio e vilanterol – juntas em um único inalador, utilizado apenas uma vez ao dia3.

A eficácia de Trelegy foi comprovada a partir de um estudo denomidado IMPACT, que contou com a participação de mais de 10 mil pacientes de diferentes nacionalidades, incluindo centros de estudo no Brasil, tornando-se um dos maiores trabalhos já realizados em DPOC no mundo.10 O IMPACT avaliou a eficácia e segurança de Trelegy com a associação de dois broncodilatadores (umeclidínio/vilanterol) e com a combinação de um broncodilatador mais corticoide inalatório (vilaterol/furoato de fluticasona). Quando comparado com dois broncodilatadores, o estudo mostrou que Trelegy diminuiu a taxa anual de exacerbações (episódios de agravamento do quadro de sintomas) em 25% e a taxa de hospitalizações em 34%, além de uma redução de 42,1% de mortalidade relativa por todas as causas4 .

“Todo ano, portadores de DPOC, além de sofrerem com a própria doença, podem apresentar episódios de piora nos sintomas, aumentando o risco de mortalidade. Por isso, a DPOC exige um tipo de opção terapêutica que o indivíduo consiga manter a doença controlada. Trelegy é inovador porque associa três moléculas em um único dispositivo, utilizado apenas uma vez ao dia, melhorando a adesão do paciente ao tratamento e tornando a rotina dessas pessoas mais confortável. Além disso, reduzindo a taxa de crises e hospitalizações, é possível otimizar o elevado custo econômico e social que hoje existe para o tratamento da doença“, afirma Franco Martins, Gerente Médico da GSK.

Além do estudo IMPACT, foi realizado também o FULFIL, em 159 centros de pesquisa no mundo, com 1.810 pacientes5, para comparar a eficácia do medicamento a uma terapia comumente utilizada para o tratamento de DPOC, em outro dispositivo e com outras moléculas. Os resultados também mostraram a superioridade de Trelegy na melhora da função pulmonar e na qualidade de vida dos pacientes, além da redução de episódios de exacerbações.

A chegada de Trelegy reforça a tradição da GSK de mais de 110 anos no Brasil e os nossos 50 anos de história e liderança na área respiratória. Nos últimos cinco anos, lançamos quatro medicamentos inovadores, melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas que vivem com doenças respiratórias no Brasil “, afirma o presidente da GSK no Brasil, José Carlos Felner.

Trelegy já está disponível nas principais farmácias do país. Para mais informações sobre o medicamento, procure seu médico.

Sobre DPOC

A DPOC é caracterizada por obstrução do fluxo de ar nos pulmões e costuma ser provocada por fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença não tem cura, mas é prevenível e tratável. A condição é comumente confundida com os sinais do processo de envelhecimento e do tabagismo, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento6. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente 64 milhões de pessoas vivem com a doença no mundo, enquanto 3 milhões já foram a óbito por conta da enfermidade7. A OMS também prevê que, até 2030, a DPOC será a terceira principal causa de morte no mundo. No Brasil, 61% das pessoas afetadas relataram visitas frequentes à emergência por exacerbação, um fator que aumenta o risco de mortalidade. Além disso, 25% precisaram de hospitalização pelo mesmo motivo6,8.

Sobre a GSK

A GSK é uma empresa global de saúde com foco em ciência e com um propósito especial de ajudar as pessoas a fazer mais, sentir-se melhor e viver mais. Temos três negócios globais que pesquisam, desenvolvem e fabricam medicamentos inovadores, vacinas e produtos de saúde. Nosso objetivo é ser uma das empresas de saúde mais inovadoras, confiáveis e com o melhor desempenho do mundo. Para mais informações, visite http://www.gsk.com.br .

Referências bibliográficas:

  • Perez-Padilla, R. et al. Reliability of FEV1/FEV6 to Diagnose Airflow Obstruction Compared with FEV1/FVC: The PLATINO Longitudinal Study. PLOS ONE, 8 (8): e67960, 2013.
  • BRASIL. IBGE. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2019.
  • GSK. Trelegy Ellipta Summary of Product Characteristics. Disponível em: http://br.gsk.com/media/671631/l1382_trelegy-ellipta_poinalacao_gds09.pdf
  • LIPSON, DA. et al. Once-Daily Single-Inhaler Triple versus Dual Therapy in Patients with COPD. N Egl J Med, 378(18): 1671-1681, 2018.
  • LIPSON, DA. et al. FULFIL Trial: Once-Daily Triple Therapy for Patients with Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Am J Respir Crit Care Med, 196(4): 438-446, 2017.
  • GLOBAL INITIATIVE FOR CHRONIC OBSTRUCTIVE LUNG DISEASE. Global strategy for Diagnosis, Management and Prevention of COPD. Updated 2019. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2019.
  • WHO. Chronic respiratory diseases: Chronic obstructive pulmonary disease (COPD). Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2019.
  • LANDIS, SH. et al. Continuing to Confront COPD International Patient Survey: methods, COPD prevalence, and disease burden in 2012-2013. Int J Chron Obstruct Pulmon Dis, 6(9):597-611, 2014.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. DATASUS. Mortalidade no Brasil – Óbitos por residencia segundo Região. Categoria CID-10: J-44 Outras doenças pulmonares obstrutiva crônica, 2017.
  • LIPSON, DA. et al. Once-Daily Single-Inhaler Triple versus Dual Therapy in Patients with COPD. Clinical Protocol. GlaxoSmithKline, 1-134, 2014. Disponível em: http://www.nejm.org/doi/suppl/10.1056/NEJMoa1713901/suppl_file/nejmoa1713901_protocol.pdf. Acesso em: 09 de março de 2020

NP-BR-FVU-PRSR-200002- Julho/2020

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores