sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » GSK e CEPI anunciam colaboração para fortalecer esforços no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus

GSK e CEPI anunciam colaboração para fortalecer esforços no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus

GSK disponibilizará tecnologia de adjuvante para agilizar o desenvolvimento de vacinas candidatas.

Olso, Noruega – fevereiro de 2020 – A GSK, farmacêutica global, e a CEPI, coalizão para inovação na preparação para enfrentar situações epidêmicas, anunciaram esta semana uma nova colaboração com o objetivo de apoiar os esforços globais no desenvolvimento de uma vacina contra o Coronavírus. Nesta nova iniciativa, a britânica disponibilizará sua plataforma tecnológica de adjuvantes para vacinas pandêmicas com o intuito de aprimorar o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra a nova variante do vírus, classificada como 2019-nCoV.

A GSK é líder no desenvolvimento de vacinas inovadoras usando diferentes sistemas de adjuvantes, que são substâncias adicionadas à algumas vacinas para aumentar a resposta imune. A partir desse processo, é possível obter uma imunização mais forte e mais duradoura contra infecções do que a vacina composta pelo antígeno isolado. O uso de um adjuvante é de importância particular em uma situação de pandemia, uma vez que pode reduzir a quantidade de antígenos necessários por dose, permitindo que mais doses da vacina sejam produzidas e disponibilizadas para mais pessoas.

Dr. Richard Hatchett, CEO do CEPI, comentou:
“Obter acesso à tecnologia líder mundial de adjuvantes da GSK é um grande passo em direção ao desenvolvimento de uma vacina contra o novo Coronavírus 2019-nCoV. A união desse sistema com a plataforma tecnológica pioneira que estamos financiando, tem o potencial de disponibilizar, rapidamente, mais vacinas, uma vez que diminui a dose de antígeno necessário para proteger cada indivíduo. Este efeito “poupador de antígeno” faz com que um suprimento da vacina dure mais, aumentando o número de pessoas beneficiadas.”

Thomas Breuer, Diretor Médico da GSK Vacinas, afirmou:
“Como líderes em ciência e inovação, acreditamos que podemos ajudar a contribuir na luta contra o Coronavírus 2019-nCOV com os nossos sistemas avançados de adjuvantes de vacinas. Nossa tecnologia foi previamente usada com sucesso no cenário da pandemia de gripe. Ela permite usar pequenas quantidades apenas do antígeno da vacina, o que permite a produção de mais doses de vacina — uma vantagem crucial em um cenário de pandemia.”

A CEPI coordenará os compromissos entre a GSK e as entidades financiadas pela CEPI que estiverem interessadas em testar a plataforma. O primeiro acordo para formalizar este compromisso foi assinado entre a GSK e a Universidade de Queensland, na Austrália, que já é parceira da CEPI desde janeiro de 2019.

Roger Connor, Presidente da GSK Vacinas, acrescentou:
“Na GSK, acreditamos no valor que a CEPI pode agregar na resposta a epidemias, como no caso do Coronavírus 2019-nCOV. Estamos orgulhosos de contribuir com as pesquisas de ponta dos cientistas na Universidade de Queensland, e estamos abertos a trabalhar com outros parceiros que tenham uma plataforma promissora de vacinas que poderiam ser usadas junto com nosso adjuvante.”

Prof. Peter Høj, Vice-Reitor da Universidade de Queensland, disse:
“A equipe de pesquisa na Universidade de Queensland está avançando em um programa de vacinas contra o Coronavírus 2019-nCoV e a disponibilidade do adjuvante da GSK permitirá que realizemos importantes experimentos pré-clínicos desenhados para avaliar a efetividade da vacina.”

Este anúncio complementa quatro programas de trabalho anteriores da CEPI referentes ao desenvolvimento da vacina contra o Coronavírus 2019-nCoV, em parceria com: CureVac, Inovio, Universidade de Queensland, Moderna, Inc. e o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA. Estas parcerias buscam melhorar o entendimento científico da nova forma do vírus e o desenvolvimento vacinas contra ele. Estes programas impulsionarão plataformas de resposta rápida já corroboradas pela CEPI com o objetivo de avançar vacinas candidatas contra o 2019-nCoV para testes clínicos o mais rapidamente possível. Além disso, a CEPI lançou um novo anúncio de propostas para desenvolvimento e fabricação de tecnologia de vacina que já foram comprovadas efetivas contra o novo Coronavírus. O anúncio está em andamento e aberto até fevereiro.

A CEPI e a GSK estão comprometidas com os princípios de acesso igualitário e trabalharão juntas nesta colaboração para assegurar o desenvolvimento, o uso e o acesso a qualquer vacina contra o 2019-nCoV desenvolvida por meio desta colaboração.

Sobre o novo coronavírus
O coronavírus é uma família de vírus que podem levar a doenças respiratórias, incluindo Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). Os coronavírus são transmitidos entre animais e pessoase podem evoluir para cepas não identificadas anteriormente em seres humanos. Em 07 de janeiro de 2020, uma nova versão do vírus (2019-nCoV) foi identificada como causa de ocorrências de pneumonia na cidade de Wuhan, localizada na Província de Hubei, na China. Desde então, outros casos foram reportados em vários países, sendo que até o momento, todos puderam ser rastreados de volta à cidade de Wuhan.

Sobre a CEPI
A CEPI é uma parceria inovadora entre organizações públicas, privadas, filantrópicas e civis, lançada em Davos, em 2017, para desenvolver vacinas para controlar futuros surtos epidêmicos. A CEPI alcançou mais de US$ 750 milhões de sua meta de financiamento de $1 bilhão. As doenças prioritárias da CEPI incluem aquelas causadas pelo vírus Ebola, vírus Lassa, coronavírus responsável pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio, vírus Nipah, Febre do Vale Rift e vírus da Chikungunya. A CEPI também investe em plataformas tecnológicas que possam ser usadas para o rápido desenvolvimento imunoprofilático e de vacinas contra patógenos desconhecidos (por exemplo, 2019-nCoV). Até o momento, a CEPI se comprometeu a investir mais de $456 milhões no desenvolvimento de vacinas e da plataforma. Saiba mais em www.cepi.net.

Sobre a Universidade de Queensland
A Universidade de Queensland é uma das 50 melhores universidades no mundo, ranqueada como a primeira na Austrália e nona no mundo para biotecnologia.

Sobre a GSK
Somos uma empresa global de saúde com foco em ciência e com um propósito especial de ajudar as pessoas a fazer mais, sentir-se melhor e viver mais. Temos três negócios globais que pesquisam, desenvolvem e fabricam medicamentos inovadores, vacinas e produtos de saúde. Nosso objetivo é ser uma das empresas de saúde mais inovadoras, confiáveis e com o melhor desempenho do mundo. Para mais informações, visite www.gsk.com.br.

NP-BR-AVX-PRSR-200001 — Fevereiro/2020

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores