terça-feira , 23 abril 2024
Capa » Notícias » GSK CH e Big Data criam sistema inovador para modernizar mercado farma no país

GSK CH e Big Data criam sistema inovador para modernizar mercado farma no país

A ferramenta mostrou resultados positivos nos três primeiros meses de aplicação e garantiu à divisão de consumo da farmacêutica um aumento de vendas de 29,5% para as farmácias que aceitaram as recomendações do projeto

 A GSK Consumer Healthcare (CH), divisão de consumo de medicamentos isentos de prescrição (MIP) e produtos para saúde, em parceria com a Big Data, acaba de implantar em todo o Brasil um sistema que permite que farmacêuticos independentes – mais de 60 mil – recebam uma recomendação de produtos personalizados, gerando forte aumento de vendas. O sistema, desenvolvido pela pioneira em Inteligência Artificial no país, Big Data, tem como base a análise dos dados de vendas e mais de 17 mil variáveis de cada farmácia. Além da recomendação personalizada de produtos, oferece um desconto inteligente para cada farmácia, para que cada loja consiga atender, plenamente, aos seus consumidores.

“A GSK CH tem a inovação no seu DNA, e está claro para nós que a Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada do nosso cliente na administração do seu negócio. Temos orgulho de sermos a primeira empresa do setor a trazer esse avanço para o mercado. Estamos convictos de que soluções como essa serão indispensáveis para o sucesso continuado da nossa indústria.” diz o Diretor de Excelência Comercial da GSK CH Brasil, Júlio Miele.

Inicialmente implantado no Nordeste e em Santa Catarina, o piloto, que aconteceu nos três primeiros meses deste ano, gerou resultados positivos tanto para os farmacêuticos, que não ficaram com produtos parados nas prateleiras, conseguindo vender e lucrar mais, como para a GSK CH, que em comparação com o mesmo período de 2020, conseguiu aumentar em 29,5% as vendas para as farmácias que usaram a recomendação do projeto. Esta inteligência artificial visa auxiliar os donos de farmácia a agilizarem o processo de renovação de estoque e aumentar sua lucratividade, oferecendo ao consumidor o que, de fato, ele quer comprar, de acordo com a região, perfil de público e demanda. “Atualmente, os farmacêuticos veem o que venderam ao fim do dia, fazem as cotações de preço na internet, produto a produto, para fazer a substituição de cada um. Com a nossa ferramenta eles têm acesso à predição de produtos que têm maior probabilidade de vendas naquela farmácia, na quantidade certa, e podem optar ou não pela sugestão”, explica o CEO e fundador da Big Data, Gustavo Ioschpe.

Disponível nos sistemas de vendas das maiores distribuidoras farmacêuticas do país, o algoritmo de fácil utilização tem muita tecnologia por trás: são mais de 17 mil variáveis para determinar o melhor pacote de produtos em cada loja. Diariamente, o farmacêutico recebe uma recomendação de quais produtos e em qual quantidade é melhor ele comprar. Quanto maior for a adesão do farmacêutico à recomendação, maior será o desconto recebido.

Desde maio, a GSK CH expandiu a ferramenta para todo o país, tornando-se pioneira no uso de Inteligência Artificial para MIP e produtos para saúde. “Como uma das maiores empresas de consumo, temos o dever de pensar em todo o ecossistema da indústria. O que estamos fazendo agora gera ganhos para a indústria, o distribuidor, a farmácia e, mais importante, o consumidor final. Os dias em que uma pessoa precisava rodar farmácias para encontrar seus produtos favoritos no preço certo estão contados”, complementa Júlio Miele.

A GSK CH também tem planos para expandir a tecnologia para grandes redes de farmácia e começou os primeiros testes com a rede São João, que possui cerca de 700 lojas no sul do país.

Sobre a Big Data

Pioneira e líder no mercado brasileiro de big data analytics, com atuação internacional, nossa paixão é resolver os problemas mais complexos de empresas por meio da ciência de dados. Nosso foco está na performance e na geração de resultados, sem subjetividades. Atuamos no mercado desde 2013 e temos no nosso portfólio cases de sucesso com Abril, Ambev, Albert Einstein, BRF, O Boticário, Magazine Luiza, Rappi, Duratex, Anheuser Busch, Dynamo e BR Distribuidora, entre outros. Saiba mais sobre nós no site: bigdata.com.br.

Sobre a GSK Consumer Healthcare

Uma das indústrias farmacêuticas líderes mundiais, a divisão de Consumer Healthcare da GSK é considerada uma das maiores do mundo. Além disso, a empresa está empenhada em melhorar a qualidade de vida dos consumidores, permitindo que as pessoas façam mais, vivam melhor e por mais tempo. Para mais informações, visite www.gsk.com.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores