sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » Grupo DPSP recicla mais de 81 toneladas de medicamentos, pilhas e baterias

Grupo DPSP recicla mais de 81 toneladas de medicamentos, pilhas e baterias

Iniciativa faz parte do programa de ESG da companhia batizado de Ser+ 

São Paulo, julho de 2022 – O Grupo DPSP, união das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, ultrapassou a marca de 81 toneladas de recolhimento de itens que poderiam prejudicar o meio ambiente em caso de descarte não sustentável, sendo 54,9 toneladas de medicamentos em desuso e 26,7 toneladas de pilhas e baterias. A arrecadação é resultado do programa de descarte consciente de resíduos e contou com a ajuda dos clientes das marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo nas mais de 1.400 lojas distribuídas em 9 estados e Distrito Federal.

O projeto faz parte do SER+, programa de sustentabilidade do Grupo que incentiva o uso responsável de recursos com o objetivo de reduzir os impactos ambientais. Em 2021, a companhia implementou a logística reversa de medicamentos em desuso e também os pontos de recolhimento de pilhas e baterias. Comparando o resultado de 2021 com o primeiros semestre de 2022, houve um aumento de 70% na adesão dos clientes ao programa de recolhimento de medicamentos e de 6% no programa de recolhimento de pilhas e baterias. Somente em 2022, foram recolhidos 29.270 quilos de medicamentos e 9.278 quilos de pilhas e baterias que seriam descartados em lixos comuns, com potenciais prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população.

A logística reversa ainda é uma realidade pouco conhecida da população. Uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia realizada em 2019, por meio do Instituto Datafolha, revelou que 76% dos entrevistados já descartaram incorretamente resíduos de medicamentos. Ainda de acordo com o estudo, a maioria da população costuma descartar sobras de medicamentos no lixo comum e quase 10% no esgoto doméstico. Esses percentuais refletem o desconhecimento sobre o potencial tóxico desses produtos, que pode resultar em sérios riscos para a saúde de outras pessoas e para o nosso ecossistema.

O descarte inadequado de medicamentos, principalmente no lixo comum ou na rede de esgoto, pode contaminar o solo, os rios, lagos e oceanos e os lençóis freáticos. Essas substâncias químicas, quando expostas a condições adversas de umidade, temperatura e luz podem transformar-se em substâncias tóxicas e afetar o equilíbrio do meio ambiente, interferindo nas cadeias alimentares. No caso dos antibióticos, por exemplo, o descarte inadequado favorece o surgimento de bactérias resistentes. Os anticoncepcionais também causam prejuízos quando descartados incorretamente. Os hormônios presentes em sua composição afetam o sistema reprodutivo de organismos aquáticos.

“Nosso grupo tem uma estrutura logística potente e capilaridade em diversos estados do Brasil. Isso gera um potencial que faz as mais de 81 toneladas já recolhidas serem apenas um primeiro passo do programa SER+. Notamos que a responsabilidade social é uma realidade do nosso mundo e os nossos novos centros de distribuição já estão sendo implantados pensando no futuro, buscando promover a reciclagem de itens que atualmente não são gerenciados em nossa cadeia de suprimentos”, diz Jonas Laurindvicius, CEO do Grupo DPSP.

Para verificar qual unidade da Drogarias Pacheco ou da Drogaria São Paulo realiza o serviço de coleta de medicamentos ou de pilhas e baterias mais próximo de você, acesse os sites clique aqui e clique aqui

Sobre o Grupo DPSP 

Com a missão de proporcionar qualidade no atendimento, cuidados com a saúde e bem-estar a todos, o Grupo DPSP nasceu em 2011 e conta com as redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. A companhia é um dos principais players do varejo farmacêutico com aproximadamente 1.400 lojas em 9 estados do Brasil, além do Distrito Federal. Hoje, o Grupo DPSP atende seus clientes em lojas físicas, e-commerce, televendas e aplicativo. As marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo levam em seu DNA uma história de confiança e credibilidade no mercado nacional da saúde, preocupando-se constantemente em oferecer excelência em seus processos e a garantia da satisfação do consumidor.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores