quarta-feira , 24 abril 2024
Capa » Notícias » Grupo do ASME BPE define tarefas finais para tradução da norma para o português
Grupo do ASME BPE define tarefas finais para tradução da norma para o português

Grupo do ASME BPE define tarefas finais para tradução da norma para o português

Durante os dois dias de reuniões de Subcomitês do ASME BPE foi mantida a agenda de discussões referentes às próximas inclusões na norma para a próxima edição, que  não será lançada em 2021, mas sim em 2022.

Ontem também tivemos a recepção que é oferecida aos participantes em todas as reuniões. Esta vez foi com massas, salgadinhos típicos da região e bebidas feito no terraço do hotel com vista panorâmica da cidade.

Contamos com a participação de profissionais das delegações de Japão, China e Europa.

Hoje foi feita a reunião específica do grupo de trabalho que participa da tradução da norma para português e foram definidas as tarefas finais com data prevista de encerramento dos trabalhos para fim de novembro e com a expectativa que ainda este ano possamos colocar à disposição do público a versão em arquivo magnético e no fim de janeiro de 2020 tenhamos impressa.

Conseguimos que toda a coordenação destes trabalhos seja feita pela delegação Brasileira sem interferência da matriz, em virtude da dificuldade que eles têm para entender o nosso idioma.

Contamos com a participação de uma pessoa natural dos estados Unidos que morou muito tempo em Brasil e que será o fiel da balança nas situações em que a tradução possa ter mais de uma interpretação.

Também contamos com outro profissional de Portugal, que vai verificar se a tradução feita para português brasileiro é compreensível em Portugal e nos outros países que falam nossa língua.

O otimismo é muito grande.

Como Delegado para América Latina, nesta quinta farei uma apresentação frente ao comitê de Standards de todas as atividades realizadas este ano pelos participantes brasileiros que não foram poucas em vista do reduzido número que ainda somos.

Este ano foram feitas palestras referentes basicamente a sistemas CIP / SIP e materiais em Unifar/AudisisVale e COVISA – SP. Marcello Manfredi fará mais uma apresentação referente a drenabilidade conforme ASME BPE na InnoPharma; Rodolfo Cosentino fará uma apresentação de Esterilização de equipamentos de produção pelo processo SIP em outubro; foi acertado com ANMAT um treinamento genérico em 2020 para inspetores com foco em Sistemas para produção de medicamentos por Biotecnologia e as vantagens de seguir a norma ASME BPE; com COVISA, dois treinamentos para 2020, um de “Single Use” e outro de “TOC”, e está prevista uma apresentação em Anápolis (GO) sobre sistemas de água e vapor puro.

Rodolfo Cosentino, com exclusividade para o Portal 2A+ Farma.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores