segunda-feira , 23 novembro 2020
Capa » Notícias » Governo vai testar em pacientes remédio de baixo custo com 94% de eficácia contra a Covid-19

Governo vai testar em pacientes remédio de baixo custo com 94% de eficácia contra a Covid-19

Medicamento apresentou eficácia de 94% no combate ao coronavírus em testes in vitro e será testado em pacientes com a doença no país.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou, em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (15), que um novo fármaco encontrado por cientistas brasileiros foi aprovado pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para testes clínicos em pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O remédio será testado em 500 pacientes em sete hospitais, cinco no Rio de Janeiro, um em São Paulo e outro em Brasília. A administração do medicamento será diária, durante cinco dias, com mais nove dias de observação. “Em 14 dias, poderemos ver se os efeitos em pacientes serão os mesmos já comprovados em células infectadas”, destacou o ministro. O ensaio clínico será feito com pacientes que estão internados para o acompanhamento dos sintomas e da carga viral.

Segundo o MCTIC, o protocolo será uma administração randomizada, ou seja, nem médicos nem pacientes saberão quem está tomando a medicação e quem está recebendo placebos. “Quero agradecer a comissão de ética do Ministério da Saúde, que fez a aprovação do protocolo dos testes clínicos. Nas próximas semanas, teremos os resultados”, disse Pontes.

De acordo com o representante do Governo, o medicamento apresentou eficácia de 94% em testes in vitro contra o novo coronavírus. O nome do remédio ainda não será divulgado e os resultados dos experimentos devem ser revelados nas próximas semanas.

Segundo Pontes, o país também desenvolve equipamento de inteligência artificial para testar pessoas com suspeita de Covid-19. A resposta é em um minuto e o teste utiliza reagentes nacionais. “Vacinas demoram mais do que o reposicionamento de drogas, mas estamos trabalhando com vacina dupla, tanto para Influenza quanto para a Covid”, disse. “Só a ciência pode combater o vírus”, ressaltou.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores