quinta-feira , 18 abril 2024
Capa » Medicina » Gigantes da indústria farmacêutica se unem para oferecer testes moleculares gratuitos para pacientes com câncer de pulmão

Gigantes da indústria farmacêutica se unem para oferecer testes moleculares gratuitos para pacientes com câncer de pulmão

O Lung Mapping, iniciativa que disponibilizará gratuitamente exames para detectar o perfil molecular de tumores relacionados ao câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) foi anunciado durante a II Semana Brasileira da Oncologia, realizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), que aconteceu entre os dias 22 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).

O consórcio que reúne cinco gigantes da indústria farmacêutica (AstraZeneca, Bayer, BMS, Pfizer e Roche) promete um mapeamento mais assertivo e rápido do câncer pulmão de células não pequenas (CPCNP), impactando assim, no tratamento mais efetivo. As empresas entendem que proporcionar acesso à detecção do perfil tumoral é fundamental para guiar a conduta terapêutica dos profissionais de saúde de modo a beneficiar cada vez mais pacientes, cada vez mais rápido.

No Brasil, o câncer de pulmão é o 2º mais comum em homens e o 4º em mulheres. Novas terapias têm oferecido à classe médica e aos pacientes maior precisão no tratamento desse tipo de câncer, mas o diagnóstico ainda representa um desafio, já que a identificação das alterações moleculares (subtipo do tumor) responsáveis pelo desenvolvimento da doença é fundamental para terapêutica adequada.

Os testes que compõem o projeto são:
FoundationOne® CDx – Por meio de um painel genômico abrangente, o FoundationOne® CDX) é um teste de alta sensibilidade que contempla 324 genes relevantes para a escolha da melhor conduta clínica, em conjunto com a informação de expressão de PD-L1 (Ensaio SP263 – Ventana®).

Expressão de PD-L1, o teste de imunohistoquímica para a proteína PD-L1, é realizado em amostras de tecido fixado em formalina e incluído em parafina, utilizando o anticorpo SP263 da Ventana. O resultado da expressão de PD-L1 em CPCNP é determinado pela porcentagem de células tumorais (TC) com coloração de membrana (completa ou parcial) de qualquer intensidade.

Destinado a pacientes diagnosticados com CPCNP localmente avançado ou metastático, os testes podem ser solicitados, mediante solicitação médica, por meio dos seguintes Programas de Suporte ao Paciente: ID (AstraZeneca, OnTrack (Bayer), I-O Detect (BMS), Pfizer Alvo (Pfizer) e Roche Teste (Roche).

Fonte: Oncologia Brasil

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores