sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Feiras » Formação Profissional será a tônica da Ilha da Fatec na 21ª Febrava

Formação Profissional será a tônica da Ilha da Fatec na 21ª Febrava

Alunos apresentarão trabalhos acadêmicos voltados para o segmento de AVAC-R e professores da instituição de ensino debaterão sobre o momento e o futuro do setor.

São Paulo, julho de 2019 – A Fatec – Faculdade de Tecnologia, das unidades Itaquera e Franco da Rocha, ocupará uma área de 160 m² na 21ª FEBRAVA – Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento de Ar e da Água, onde apresentará as atividades desenvolvidas nos seus cursos e como os alunos são formados. No espaço serão abordados temas como Indústria 4.0, novas tecnologias de automação, melhorias das práticas de refrigeração, eficiência energética e outros. O objetivo é trocar experiência com profissionais da área e despertar para os cursos e atividades que existem na unidade de ensino, segundo Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho, professora e pesquisadora da Fatec Itaquera e Fatec São Bernardo.

As palestras de curta duração abordarão temas como “Relação entre aquecimento global e eficiência energética no setor de AVAC-R”, com o professor Paulo Hélio Kanayama, diretor da Fatec Franco da Rocha, e “Panorama e penetração da geração fotovoltaica na matriz energética do Brasil”, com o professor Cristiano Crisóstomo. “A Ilha tem por finalidade apresentar as atividades desenvolvidas nos cursos da FATEC e como os alunos são formados. Esse processo é importante para as empresas entenderem quem serão seus futuros colaboradores e também como essas empresas acham que podemos melhorar. Teremos palestras de curta duração, apresentação de trabalhos e um quiz para testar os conhecimentos dos presentes”, explica Anna, que responde pela coordenação da Ilha juntamente com Kanayama. Também serão apresentados carros autônomos e um projeto de resfriamento rápido de cervejas, que foram desenvolvidos pelos próprios alunos.

Segundo Kanayama, além dos projetos citados acima, também serão apresentados trabalhos práticos desenvolvidos nas próprias unidades de ensino que ilustraram a forma como os estudantes aprendem nos cursos de graduação tecnológica. “Os trabalhos permitem interação com o público, alguns de forma lúdica”, afirma o professor. Já estão confirmados os trabalhos sobre “Modelo de Drude, para explicar as propriedades de transporte de elétrons em condutores elétricos”. “Módulo simulador de troca de calor, com efeito, Peltier destinado a fins educacionais” e “Pêndulo de Newton”.

“No caso do setor de AVAC-R, um exemplo é o curso de Refrigeração, Ventilação e Ar-Condicionado, que foi criado para suprir a demanda por profissionais capacitados no setor”, garante Kanayama. “Outro exemplo é o curso de Gestão de Energia e Eficiência Energética, que foi criado a partir da solicitação da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, para melhor atender a novas demandas oriundas das transformações tecnológicas e pressões ambientais para preservação de recursos naturais da atualidade”.

E é ele quem destaca a importância da realização de um evento como a Febrava para o setor AVAC-R do país. “O setor industrial, na era digital, tem passado por mudanças tecnológicas importantes e rápidas, necessitando de mão de obra capacitada que possa contribuir para o desenvolvimento das empresas, sustentavelmente”, destaca. “Assim, temas como os de gases refrigerantes com baixo potencial de aquecimento global ou as metas de redução de gases de efeito estufa do Acordo de Paris, presentes nas palestras e trabalhos dos alunos que serão levados à Febrava, são importantíssimos. Além disso, a Febrava é um momento único de se ter varias áreas da cadeia juntas (Indústria, acadêmica, serviços, etc.) para trocar informações, fazer parcerias e pensar em melhorias para o setor.”

Eventos simultâneos

Em sintonia com as novidades tecnológicas que serão apresentadas pelas empresas durante a FEBRAVA, ocorrerão o XVI Conbrava (Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar), a Arena do Conhecimento (espaço destinado para palestras gratuitas com profissionais do setor durante os quatro dias de evento), o XVII Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava, quando serão debatidos os temas de interesse do mercado na atual conjuntura econômica, além de Ilhas temáticas específicas para alguns setores do AVAC-R, que demonstrarão as inovações em equipamentos e sistemas aplicados, como por exemplo, a Ilha da Cadeia do Frio com o tema Proteína Animal, a Ilha do AC Automotivo, Ilha da Sustentabilidade, entre outras.

Serviço:

FEBRAVA 2019

Data: 10 a 13 de setembro
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda – São Paulo, SP

Mais informações: www.febrava.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores