segunda-feira , 15 julho 2019
Capa » Notícias » Fora da Novartis, Alcon planeja acelerar inovação

Fora da Novartis, Alcon planeja acelerar inovação

Às 10h30 de ontem, um grupo de 150 funcionários da Alcon no Brasil, de um total de cerca de 350, se reuniu no auditório da farmacêutica Novartis, na zona sul de São Paulo, para acompanhar em tempo real a estreia da nova” empresa na Bolsa de Valores de Nova York. Com o início das negociações na bolsa americana e na SIX, a principal bolsa suíça, a antiga divisão de produtos oftalmológicos da Novartis, dona de marcas como Opti-Free e Air Optix, consolidou-se como multinacional independente, com vendas anuais de US$ 7,1 bilhões e responsável por quase um terço do mercado mundial de cuidados com os olhos.

No Brasil, onde a Alcon é líder de mercado considerando-se as áreas cirúrgica e de cuidados com a visão, a campainha da Nyse marcou uma nova fase no processo de cisão do negócio, hoje já integralmente alinhado à estratégia da “nova” empresa. Agora, o trabalho está voltado a colocar em marcha o novo plano estratégico, reincorporar áreas de serviço – como tecnologia da informação e folha de pagamento – que eram compartilhadas com a Novartis e definir, até o fim do ano ou início de 2019, as questões em aberto relacionadas ao dia a dia da operação.

“Inicialmente, o foco esteve voltado à independência da estratégia e da gestão, o que dará agilidade à tomada de decisão”, disse o presidente da companhia no país, Luciano Marques. Assim, os serviços compartilhados continuarão a ser prestados por prazo ainda indeterminado, por meio de acordo com a Novartis, e a parcela da produção na fábrica do Butantã (bairro da capital paulista) que cabe à Alcon segue inalterada.

Já a sede administrativa da empresa de produtos oftalmológicos permanece dentro do conjunto de prédios da farmacêutica na zona sul de São Paulo. Mas haverá definição para cada uma dessas questões nos próximos meses. “O mais importante é que já seguimos 100% da estratégia da nova empresa”, acrescentou Marques.

Aqui, e globalmente, a meta da Alcon é tirar proveito da estrutura mais ágil e independente para acelerar processos de inovação e manter o ritmo de crescimento. A companhia não revela receitas por região, mas informa que o Brasil está entre os dez maiores mercados – nos últimos anos, as vendas locais cresceram “dois dígitos”, superando o desempenho mundial.

Fonte: Valor Econômico

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*