terça-feira , 23 abril 2024
Capa » Notícias » Fiocruz começa envase da vacina Oxford/AstraZeneca nesta sexta-feira

Fiocruz começa envase da vacina Oxford/AstraZeneca nesta sexta-feira

Nesta primeira fase, a fundação tem a expectativa de envasar 400 mil doses do imunizante

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai envasar nesta sexta-feira (12) o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 produzidas no Brasil pela instituição, fabricadas em parceria com a Oxford/ AstraZeneca. A fabricação foi finalizada com insumos vindos da China que chegaram ao Rio de Janeiro no último sábado (6).

O diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, explicou que esses primeiros lotes de sexta (12) e sábado (13), preveem o envasamento de 400 mil doses, que serão importantes para as próximas fases de validação da vacina.

Segundo ele, há a possibilidade de uso comercial das vacinas dessa fase de pré-validação, caso passem em um controle de qualidade. Caso sejam aprovadas, serão distribuídas pelo Programa Nacional de Imunização.

“São dois lotes de teste que vão estabelecer todo o processo de produção daqui em diante. E esse lote, indo tão bem como está indo, nos vamos poder aproveitar esse lote para entrega comercial”, disse Zuma.

De acordo com o cronograma da Fiocruz, a primeira etapa de envase da vacina pode chegar a até 700 mil doses diárias, se todos os insumos estiverem disponíveis. A ideia é atingir esta marca no mês de março.

Como a vacina é envasada

Nesta etapa, o líquido da vacina entra no frasco transparente, que é fechado para a próxima fase, com três lotes de validação, prevê a produção de 350 mil doses em cada um, chegando a 1,05 milhão de doses.

Até o dia 19 de março, a Fiocruz prevê a primeira entrega para o Ministério da Saúde: 1 milhão de doses da vacina de Oxford produzidas no Brasil.

Depois disso, a capacidade de envase da produção da Fiocruz está prevista para aumentar para até 1,3 milhões de doses por dia. A incorporação tecnológica para a produção está programada para ser iniciada em abril e consolidada no segundo semestre.

Fonte: G1

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores