A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais inicia em novembro programação de cursos regulares sobre filtração.
A iniciativa visa preencher uma lacuna do mercado, uma vez que o ensino sobre filtros normalmente integra matérias de abordagem ampla nos cursos de engenharia, e o processo de especialização no setor é resultado das atividades realizadas nas próprias empresas.
“Iremos abordar de maneira didática e acessível, os aspectos técnicos, práticos e operacionais relacionados aos filtros, através de especialistas com experiência reconhecida nos segmentos de atuação. Isso permite uma visão complementar mais direcionada e específica dos cursos da Abrafiltros, em sintonia com as expectativas dos fabricantes e as tendências do mercado”, explica João Moura, presidente da associação.
“Novos cursos acontecerão em 2018, e o feedback dos participantes e a proximidade com as próprias empresas associadas nos permitirão evoluir a programação de maneira dinâmica, trazendo sempre temas de interesse do setor”, afirma Moura.
O primeiro curso – “Introdução à Filtração” – acontece em 23 de novembro das 14h às 17h, em Santo André/SP. Será ministrado por Rogério Jardini, engenheiro químico formado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, com Pós-graduação em Administração Industrial pela FEA/USP e Marketing pela UNISO.
Jardini é especialista em filtração industrial e residencial, com mais de 35 anos de experiência em empresas como AMF do Brasil, Commercial Intertech, CUNO Latina, 3M do Brasil e Parker Hannifin.
No curso irá abordar os objetivos da filtração, mecanismos de entupimento dos poros, modos de retenção, contaminantes, espectro de filtração, quando trocar o elemento filtrante, filtração nominal e absoluta, o custo da filtração, parâmetros para seleção e dimensionamento de sistemas, entre outros assuntos.
As vagas são limitadas. Para mais informações e inscrição, basta acessar o portal da Abrafiltros (http://www.abrafiltros.org.br/cursos/).