quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Feiras » Febrava reunirá projetistas e consultores para XIX Encontro Nacional

Febrava reunirá projetistas e consultores para XIX Encontro Nacional

Evento acontece 10 e 11 de setembro e discutirá a utilização de tecnologias não convencionais.

Os desafios da utilização de tecnologias não convencionais, desde o projeto até a manutenção nos sistemas de AVAC-R, serão amplamente discutidos durante o XIX ENPC – Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

Organizado pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores – DNPC da Abrava, o Encontro acontece dias 10 e 11 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), simultaneamente à Febrava 2019, e reunirá profissionais do Brasil e exterior que apresentarão os seguintes temas: Airpur e a evolução das coifas depuradoras em cozinhas; Nova geração de tecnologias ativas para o setor hospitalar; Nem sempre os sistemas hidráulicos convencionais são melhores; Aplicação do gás natural como solução no ar condicionado; Desacoplamento entre cargas e resfriamento radiante: minimizando as vazões de ar e maximizando a eficiência energética; Novas tecnologias de revestimento para sistemas isolados; Ventilação: do projeto à execução; Tecnologia de recuperação de calor: solução, opções e economia; IoT – uma nova forma de se conectar ao sistema de AVAC; Inovações em distribuição de ar e resultado na economia de energia; Aplicação do propano (R290) e CO2 (R744) em sistemas de refrigeração comercial; Simulações de ventilação e tratamento de ar na análise de soluções projetuais para hospitais e laboratórios: software Contam e seu módulo CFD; entre outros.

Trata-se do maior e mais esperado encontro de projetistas e consultores de AVAC-R do Brasil, reunindo palestrantes nacionais e internacionais e ocorrerá das 8h00 às 18h30, durante a 21ª Febrava – Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

A 19ª edição do ENPC contará com a presença das empresas Aerem, Armacell, Belimo Brasil e Américas, Ecoquest, Eletrofrio, Evapco, Fiocruz, IMI Hydronic, Ingersoll Rand, Interplan, Klingenburg Iberica, LG Eletronics, Samsung, Sicflux, Springer Carrier e Trox do Brasil.

Tecnologias não convencionais

A Aerem Coifas Lavadoras e Lavadores de Gases, levará o tema “Airpur Master – A evolução das coifas depuradoras em cozinhas profissionais”, ministrada por Domenico Capulli.

“Somos debutantes no segmento AVAC e temos a meta de iniciarmos uma aproximação sinérgica de comunicação com a comunidade deste setor, e reconhecemos o DNPC como o canal mais qualificado para submetermos nossas tecnologias e produtos à discussão. O evento está em consonância com as ações planejadas de entrada no segmento para esta edição, onde também estaremos presente no Conbrava e Febrava, completando a tríade de ações. Após cinco anos consecutivos de recessão ou crescimento ínfimo da economia, acreditamos que 2020 será mais ativo, com grande potencial incubado de investimentos. Seria importante colher depoimentos da classe de projetistas acerca desta expectativa, haja visto que, a realidade deles projeta o futuro dos fabricantes”, disse Giuseppe Capulli, diretor da Aerem.

“A nova geração de tecnologias ativas para o setor hospitalar”, será a palestra da Ecoquest, apresentada por Henrique Cury, sócio-diretor, e Manoel Gameiro, diretor nacional de vendas.

“O tema vem totalmente de encontro à alma da nossa empresa. Há 13 anos, fomos pioneiros em mostrar ao universo dos engenheiros projetistas as tecnologias que melhoram a qualidade do ar de interiores, gerando economia energética considerável, além da economia na manutenção dos sistemas de ar-condicionado. Novas tecnologias como fotocatálise, já vem sendo amplamente utilizada no Brasil, porém, se concentra no nicho mais alto da pirâmide. Uma vez entendido os benefícios de utilização destas tecnologias, acreditamos que podemos pulverizar a disseminação de seu uso em todos os segmentos do mercado. Um dos pontos mais importantes deste fórum será a discussão sobre a qualificação de tecnologias. Como muitas ainda não são normatizadas no Brasil, é importantíssimo que se discuta a eficiência e a segurança, além de métodos de validação, seja através de testes ou histórico. Além disso, o dimensionamento e a aplicabilidade devem ser amplamente debatidos e entendidos, e o ENPC abre esta possibilidade num fórum tão importante como este, trazendo a luz, os benefícios obtidos com novas tecnologias devidamente testadas e proporcionando a possibilidade de penetração em outros setores”, informa Henrique Cury.

Rogério Marson Rodrigues, gerente de engenharia da Eletrofrio Refrigeração, que palestrará sobre “Aplicação do propano (R290) e CO2 (R744) em sistemas de refrigeração comercial”, diz que vivemos um período de transição no setor de AVAC-R, talvez como nunca antes visto, e as tecnologias estão emergindo com muita rapidez e solidez, trazendo soluções antes tidas como improváveis para o mercado brasileiro.

“É responsabilidade dos desenvolvedores disseminarem o conhecimento a todos os participantes deste mercado, do projetista ao mantenedor. Este Encontro é a grande oportunidade do ano para levar estes assuntos ao público, ampliando as discussões e visões sobre o que nos espera em um futuro muito próximo. Minhas expectativas estão todas voltadas a poder disseminar o conhecimento adquirido pelo trabalho desenvolvido junto à aplicação do propano e CO2 na refrigeração comercial e poder ouvir a opinião de projetistas e usuários sobre o assunto”, revela Rodrigues.

A Evapco Brasil será representada por Bruno Gomes Bonaldi, coordenador de vendas de equipamentos industriais, que ministrará o tema “Desvendando a tecnologia híbrida de resfriamento”.

“O ENPC 2019 traz um tema de suma importância para incentivar a utilização de tecnologias nos projetos de AVAC-R, onde os palestrantes terão a oportunidade de desvendar os pontos destas tecnologias, mostrando suas vantagens, desde a concepção do projeto até a manutenção durante a vida útil dos equipamentos. Nossa expectativa é de reunir todos os projetistas da área, onde poderemos debater temas e tendências para os projetos de AVAC-R no Brasil e com isso, melhorar a eficiência energética e hídrica de nossas instalações. Além de conhecer as novidades relacionadas as tecnologias disponíveis no Brasil, apresentaremos um equipamento com tecnologia de resfriamento híbrido, que estará exposto no estande da Evapco durante a Febrava 2019”, diz Bonaldi

“Simulações de ventilação e tratamento de ar na análise de soluções projetuais para hospitais e laboratórios: software Contam e seu módulo CFD”, é o tema de Bruno Perazzo Barbosa, engenheiro e tecnologista da Fiocruz.

“Nesta apresentação, forneceremos exemplos de aplicações projetuais e uma avaliação deste código e seu módulo CFD. A avaliação, voltada para modelagem do transporte de contaminantes aéreos em aplicações hospitalares e laboratoriais, foi realizada através da validação por três benchmarks e uma comparação com os resultados fornecidos por softwares comerciais similares. O ENPC é uma excelente oportunidade para disseminarmos isso, uma vez que os prédios de laboratórios e hospitais estão bem caracterizados como grandes consumidores de energia, e considerável parcela é demandada pelos sistemas de ventilação e tratamento do ar. O software CONTAM e seu módulo CFD, um código de domínio público, suportado pelo NIST (EUA), pode ser um relevante aliado para esta pesquisa. Também pode ser uma importante ferramenta para análises de soluções de ventilação, pressurização, filtragem e distribuição de ar, para projetos de hospitais e laboratórios”, revela Barbosa.

Para Hernani Paiva, diretor geral head of Brazil da IMI Hydronic Engineering, a importância do tema está relacionada ao incentivo dos profissionais técnicos do segmento em utilizar suas qualificações e as tecnologias disponíveis no mercado voltadas para a necessidade real do cliente, evitando a aplicação de soluções triviais popularmente conhecidas, sem buscar a melhor opção custo benefício ao processo estudado. No ENPC, Amanda Salamone dos Santos, gerente comercial, representará a IMI com o tema “Nem sempre os sistemas hidrônicos convencionais são os melhores”.

“Contribuir para a reflexão dos profissionais do meio quanto ao incentivo e a valorização da engenharia envolvida em processos de AVAC, evitando que a atuação técnica no setor perca importância, bem como, seu valor e deixe de caminhar rumo a soluções de prateleiras é a nossa maior expectativa para esta edição do ENPC”, informa Paiva.

Francisco Dantas, diretor da Interplan, diz ser muito oportuno que o XIX ENPC adote como tema a abordagem sobre a aplicação de tecnologias não convencionais na refrigeração e no ar-condicionado.

“O ar condicionado e a refrigeração podem dar uma grande contribuição, adotando as tecnologias de conservação e de eficientização energética, bem como, recorrendo ao uso de energia solar, eólica, geotérmica e de biomassa. A adoção desses conceitos favorecerá a obtenção das edificações NZEBs (Net Zero Energy Buildings), definidas como sendo autossuficientes energeticamente por produzirem no próprio site, energia oriunda de fontes renováveis, em quantidade superior ao próprio consumo, podendo importar energia do grid, mesmo que não seja renovável, mas exportando em maior quantidade, aí sim oriunda de fonte renovável. A partir de 2020, as novas edificações do poder público do Japão terão obrigatoriamente perfil energético compatível com os NZEBs. O XIX ENPC, ao estabelecer o tema do desafio energético, está sintonizado com a realidade mundial”, acredita Dantas.

“Aplicação do gás natural como solução no ar condicionado”, é o tema da palestra de Celso Doná, gerente de aplicação da LG Electronics.

“A importância de trazer o tema: Desafio de utilizar tecnologias não convencionais – Do projeto a Manutenção para esta edição do Encontro é muito oportuno, uma vez que o país irá retomar sua economia, influenciando na matriz energética e quebra de paradigmas sobre as soluções possíveis no AVAC, além de podermos debater assuntos fora do convencional para o setor”, comenta Doná.

André Zaghetto, consultor técnico da Sicflux, discorrerá sobre “Ventilação: do projeto à execução”.

“Estamos em tempo de mudar nossos conceitos de projeto e execução, visando a economia no sentido global do sistema. Não temos energia para a demanda de crescimento e não podemos continuar consumindo de maneira desnecessária. Em cada edição do Encontro Nacional, nossa expectativa é superada, e esse ano não será diferente. Evento em paralelo com a Febrava tem tudo para ser um sucesso”, afirma Zaghetto.

Na grade de palestras, estão ainda: “Novas tecnologias de revestimento para sistemas isolados”, apresentado por Lineu Holzmann (Armacell); “IoT – Uma nova forma de se conectar ao sistema de AVAC”, apresentado por Tom Daenzer (Belimo Américas); “Heat recovery technology, solution, options and saving”, apresentado por Jorge Cuevas (Klingenburg); “Inovações em distribuição de ar e resultado na economia de energia”, apresentado por Daniel Fraianele (Samsung); “Cenário atual do Brasil e as expectativas”, apresentado por Guilherme Moreira (Abrava); além das palestras dos profissionais da Ingersoll Rand, Springer Carrier e Trox Brasil.

 Evento lançará produtos e homenageará Silvio Aires

O ENPC apresentará alguns lançamentos durante o evento como Softwares QualiAr, para o cálculo de vazão de ar externo e filtragem, e o Extrakt, composto por três partes: pressurização de escadas, extração de fumaça gerais e extração de fumaça de atrium; além do livro “Coletânea DNPC de Artigos Técnicos”; e do Memorial Descritivo Padrão.

O XIX Encontro Nacional também homenageará o Profissional Destaque na área de Projetos e Consultoria em AVAC-R, Silvio Aires, engenheiro de operação, modalidade refrigeração e ar condicionado, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), desde 1966 atuando em projetos, instalações e fabricação de equipamentos de engenharia térmica, em especial nas áreas de ar condicionado, ventilação e refrigeração, atuando em empresas de consultoria, instaladoras e indústrias, coordenando equipes formadas por engenheiros, técnicos, orçamentistas, projetistas e desenhistas. Sua vasta experiência no setor de AVAC-R abrange tanto a engenharia de sistemas para diversas aplicações industriais e de conforto, quanto engenharia de produtos para vários tipos de equipamentos aerotérmicos.

Dentre as diversas ações, O XIX ENPC sorteará um Pacote de Viagem para que as empresas projetistas associadas ao DNPC possam visitar a feira AHR Expo 2020. O pacote contempla passagem e hospedagem para os três dias de evento.

O Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores é dirigido aos profissionais de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração, envolvidos direta ou indiretamente com o setor, além dos setores clientes como shopping centers, bancos, hotéis, hospitais, laboratórios, supermercados, indústrias, entre outros. Empresas filiadas à Abrava e participantes do DNPC têm direito a um Pacote Viagem para o evento. O Pacote Viagem contempla passagem aérea e hospedagem para os dois dias do evento.

Participe! Confira os temas e horários das Palestras e Inscrições no link https://www.sympla.com.br/xix-encontro-nacional-de-projetistas-e-consultores-avac-r__574094

 O XIX ENPC é patrocinado pela Aerem, Armacell, Belimo Brasil, Ecoquest, Evapco, IMI Hydronic, Ingersoll Rand, Klingenburg Iberica, LG Eletronics, Midea Carrier, Samsung, Sicflux, e Trox do Brasil; Co-patrocínio: Daikin.

Apoio: Anprac, AsBea, Asbrav, Ashrae Brasil Chapter, Brasindoor, Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração, FEI, Fenemi, GBC Brasil, POLI-USP, Qualindoor, Sindratar-SP, SBCC, Smacna Brasil.

Apoio de mídia: Revista Abrava-Climatização+Refrigeração, Portal Boas Práticas, Portal HVAC-R, Portal EA, 2A+Farma e Nova Técnica.

SERVIÇO

ENPC 2019 – 19ª EDIÇÃO
Data: 10 e 11 de setembro de 2019
Horário: das 08h00 às 18h30
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores