quarta-feira , 24 abril 2024
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Farmas impulsionam crescimento de 40% de eventos da Alatur JTB

A Alatur JTB projeta crescimento de 8 a 10% em 2018 em sua unidade MICE – Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions e trabalha com a meta ambiciosa de elevar de 22 para 50% o impacto do setor no faturamento da companhia.  Só no mês de janeiro, considerado período de baixa incidência, houve crescimento de 40%, comparado ao ano passado, em receita e em número de eventos. Grande parte desse incremento, segundo o vice-presidente de MICE, Alberto Moane, vem da indústria farmacêutica, setor no qual a companhia é líder. Das maiores empresas da indústria – as “Big Ten” -, 8 estão em seu portfólio de clientes, entre as quais Abbott, Ache, Boehringer Ingelheim, Amgen, Baxter, Medtronic e Merck.

“2017 foi um ano de recessão, atenção e receio para as empresas. A grande maioria reduziu ou segurou seus orçamentos, com exceção de algumas poucas, que apostaram e viram oportunidades onde outros enxergaram problemas. Entre elas, encontram-se as farmacêuticas. Na AJ vemos um 2018 com melhores perspectivas, estamos otimistas, mas, cientes que a retomada dos negócios em eventos deve ser gradativa para garantir um crescimento consistente nos próximos anos. Apesar da recuperação econômica prevista para o segundo semestre de 2018, a recessão ainda afeta o mercado MICE”, comenta Moane.

Segundo ele, por se tratar de uma indústria que tem nos seus orçamentos altas verbas destinadas à promoção de eventos, e que investe consistentemente para promover seus produtos frente aos médicos e ao consumidor final, assim como, treinamentos e campanhas de premiações para a sua força de vendas, as farmas contam, nos seus quadros fixos, com profissionais de eventos que tem um nível bastante elevado, em relação a outros segmentos.  São detentoras de um conhecimento maior em sistemas de SMMP (programa estratégico de gestão de eventos), foram pioneiras na utilização de ferramentas de tecnologia de ponta, como o Cvent, tanto no front como no back-office. Lidam com eventos de grande, médio e pequeno porte e muitas têm uma gestão específica de eventos por produto, marca e segmento de atuação, o que corrobora para que o setor lidere o ranking de eventos realizados por ano.

“Estamos em sintonia com o ambiente de negócios e a cultura das farmas, principalmente quando a pauta gira em torno de “compliance” – ou seja, na urgência de atuar em conformidade com regras e regulamentos externos e internos, comprovando ao mercado a adoção de boas práticas, assim como na inclusão de processos, desde o mapeamento até sua gestão, buscando sempre melhorias. Somos uma das poucas empresas de eventos, se não a única, que é 100% auditada por uma das big 4, a Deloitte. Outra vantagem competitiva é a utilização de tecnologia de ponta nos eventos, tanto no front como no back, como a ferramenta Cvent. Somos Master Resellers da Cvent no Brasil, solução já amplamente conhecida e utilizada pelas farmas em seus eventos locais e globais.

Para o atingimento das metas projetadas, a AJ vem continuamente realizando investimentos em soluções tecnológicas e ferramentas que melhoram a experiência do cliente.

“Até pouco tempo não existia no Brasil uma ferramenta que conseguisse oferecer, tanto para o cliente, como para a agência e para o organizador de eventos uma visão geral de todos os eventos solicitados, ou por departamento, ou por solicitante, o acompanhamento “on time” do status do evento, a conciliação e o seu fechamento, assim como as devidas integrações, que permitissem conectar o ERP das empresas e das agências.  O mercado tinha que trabalhar com várias ferramentas diferentes. Era uma colcha de retalhos para poder atender as necessidades, tanto das agências, como dos clientes. Depois de muitas tentativas de desenvolver uma ferramenta própria, optamos por trabalhar com um sistema de mercado.  Durante o ano de 2017, a AJ Eventos & Incentivos ajudou a Inteegra a desenvolver parte da sua oferta através da nossa vasta experiência com clientes de diversos segmentos. Para isto, fizemos uma extensa pesquisa até chegarmos na Inteegra, hoje a plataforma de eventos mais completa do Brasil”, comenta Moane.

O crescimento do setor de eventos começa a impactar também outras áreas de negócios da AJ, como a das viagens corporativas, revertendo a tendência original. “Antes, éramos vistos como uma agência de viagens corporativas que também realizava eventos. Hoje, temos uma área específica para eventos com um time de 100 profissionais, e estamos trazendo negócios para outras unidades da AJ. A nossa escala nos permite ter acesso às melhores tarifas de fornecedores, sejam companhias aéreas, cadeias hoteleiras ou transfers. Estamos presentes em 120 países, com 37 unidades próprias e cerca 422 escritórios, podendo atender qualquer cliente em qualquer lugar do mundo com nossos parceiros globais”, comenta Moane e explica que estas sinergias de negócios já estão sendo potencializadas em todas as áreas da companhia.

 

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