sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Farmácias e Medicamentos » Farmácias têm aumento de mais de 40% em visitas comparado a 2018

Farmácias têm aumento de mais de 40% em visitas comparado a 2018

Estudo da In Loco Location Intelligence mostra o fluxo dos brasileiros nos primeiros 30 dias da estação. Visitas às academias caem e supermercados se mantêm estáveis.

São Paulo, fevereiro de 2019 – O verão começou oficialmente no 21 de dezembro e, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), a estação deve manter temperaturas acima da média no Brasil, superando os 31,5ºC registrados no mesmo período de 2017/2018. Assim, a In Loco Location Intelligence, realizou um estudo* com dados anônimos de visitas em estabelecimentos das categorias farmácia, academia e supermercado para entender o comportamento das pessoas nesses locais durante o verão, assim como para identificar a variação de fluxo de um ano para o outro e entre a estação oposta.

A análise levou em conta a base de dados da In Loco, empresa de tecnologia de geolocalização, que conta com mais de 60 milhões de usuários no Brasil e 25 milhões de locais mapeados no mundo. O período analisado foi entre 21 de dezembro a 21 de janeiro de 2018 e 2019 e também os primeiros dias do último inverno, de 21 de junho a 21 de julho de 2018.

De acordo com a pesquisa, o fluxo de visitas às farmácias cresceu mais de 40% no início do verão de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. O aumento das visitas à categoria também pode ser atribuído às altas temperaturas que demandam certos cuidados com a saúde. Quando comparado o verão deste ano com o inverno do ano passado, as visitas também aumentaram 33%. Ou seja, a frequência a esses estabelecimentos cresceu bastante entre as estações e de um ano para outro. Um suposto cenário, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), é que as redes de farmácias têm investido em serviços de segmentos complementares, além de medicamentos, o que de certa forma aumenta as visitas a esses estabelecimento. Ainda de acordo com a Abrafarma, o número de farmácias que contam com salas de serviços farmacêuticos quase triplicou entre outubro de 2017 e outubro de 2018, saltando de 605 para 1.670 – um avanço de 176%.

Outra categoria analisada é o de academias,  conforme levantamento o fluxo de visitas nesses estabelecimentos caiu em 18% nos primeiros 30 dias de verão de 2019 com relação ao mesmo período de 2018. Será que as temperaturas acima da média estão deixando os brasileiros menos animados para malhar? Para entender se essa é a razão, o estudo comparou também os primeiros dias do verão de 2019 com os primeiros dias do inverno de 2018, e o resultado revela que o fluxo de visitas nas academias também caiu quase 10% na comparação inverno 2018 x verão de 2019. “Uma das hipóteses para a queda nestes estabelecimento é o aumento de outras modalidades esportivas como: treinos funcionais ao ar livre, grupos de corrida, ciclismo, entre outros.”, comenta Raíza Oliveira, Data Analyst da In Loco Location Intelligence.

Por fim, o estudo da In Loco Location Intelligence também avaliou o fluxo dos supermercados e identificou que as visitas cresceram mais 9% em 2019, na comparação do mesmo período de 2018. Quando comparado os primeiros dias de 2019 com o início do inverno do ano passado, o número de visitas a esses estabelecimentos se manteve estável. “Isso deve-se ao fato de que idas ao supermercado são necessárias em ambas as estações e o crescimento apresentado no início de 2019 reafirma as expectativas do setor para o ano”, analisa Oliveira. Uma pesquisa intitulada Verão 2019, realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), revela que a maioria dos empresários (48%) apostam em vendas no mesmo patamar do último verão. Já para 45% dos supermercadistas entrevistados, as vendas da próxima estação serão maiores na comparação com o ano anterior.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores