sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Farmácias e Medicamentos » Farmácias mobilizam-se em campanha para incentivar a vacinação

Farmácias mobilizam-se em campanha para incentivar a vacinação

Drogarias e farmácias de todo o país promovem, entre os dias 23 e 27 de abril, a segunda etapa das Campanhas de Saúde 2018. O objetivo dessa iniciativa, encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), é ressaltar a importância da imunização na prevenção de doenças como a gripe e orientar a população para que estejam com a vacinação em dia. A ação é gratuita e envolverá milhares de estabelecimentos do grande varejo farmacêutico, inclusive aqueles que já oferecem o serviço de vacinação.

Para Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma, a campanha irá se concentrar no rastreamento e detecção de adultos e idosos que precisam fazer o reforço das vacinas, além da orientação a gestantes. Recomenda-se levar a carteira de vacinação. “Seis em cada dez adultos não estão com a carteira de vacinação em dia. É um número preocupante, pois eles também precisam de imunização contra doenças como meningite, hepatite B, pneumonia, dengue, febre amarela, entre outras”, explica.

Com a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2017, e o respaldo da Lei Federal n° 13.021/2014, farmácias estão habilitadas a praticarem o serviço de vacinação mediante criação de uma estrutura física específica e segura, por meio de profissionais treinados e capacitados. “Uma pesquisa encomendada ao Ibope aponta que 43% da população tem interesse em receber vacinas nas farmácias”, ressalta Barreto.

A imunização e demais campanhas de saúde integram o programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma, que está transformando as farmácias brasileiras. As ações estendem-se até novembro e contemplarão ainda temas como tabagismo, asma, autocuidado, colesterol, hipertensão, revisão da medicação e diabetes. Acesse aqui para visualizar o calendário completo.

Hoje, mais de 1.650 lojas de grandes redes oferecem o atendimento clínico personalizado em mais de 350 municípios brasileiros, com custos acessíveis e mediante o agendamento de consultas.

Sobre a Abrafarma

Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 25 maiores redes de farmácias do País, que contam com 7.240 mil lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam 41,6% das vendas de medicamentos no País, tendo realizado mais de 885 milhões de atendimentos em 2017, com vendas totais de R$ 44,4 bilhões. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores