sábado , 20 abril 2024
Capa » Notícias » Farmacêutico: conheça o mercado e a área de atuação desse profissional

Farmacêutico: conheça o mercado e a área de atuação desse profissional

Com mais de 70 frentes de atuação, a profissão está em crescimento e oferece ótimos salários

Pertencente a área da saúde, a profissão de Farmacêutico vem crescendo cada vez mais. Segundo uma pesquisa da Educa Insights e divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o curso de Farmácia está entre os seis dos 15 cursos mais buscados pelos estudantes. De acordo com o coordenador do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera, Henry Tonuci, a pandemia trouxe mais visibilidade aos cursos da saúde.

“A Covid-19 mostrou a importância dos farmacêuticos, que foram parte dos profissionais que esteve na linha de frente de combate ao vírus, ajudando a população brasileira com dedicação e excelência”, explica.

Sobre as oportunidades de carreira, o coordenador pontua que o farmacêutico é um profissional de grau superior e que atua desenvolvendo, produzindo, manipulando e selecionando medicamentos, e pode assumir a responsabilidade técnica em farmácias, drogarias, distribuidoras, hospitais e laboratórios, pesquisar e controlar a qualidade de derivados do sangue, analisar tecnicamente e emitir laudos na indústria alimentícia.

Além disso, o farmacêutico pode atuar como professor ou pesquisador em universidades. O mercado de atuação é grande: são mais de 70 atividades farmacêuticas que esse profissional está autorizado a exercer.

Segundo o coordenador, os profissionais desta área também podem ter ganhos salariais bem atrativos. Segundo Maria de Fátima Coelho, a remuneração pode oscilar de acordo com o cargo exercido, variando de R$ 2.700 a R$ 15 mil, a depender da posição: coordenação, gerência ou como pesquisador.

Para trazer mais informações, o especialista listou cinco pontos superinteressantes sobre a profissão.

A profissão é indispensável

A presença do profissional farmacêutico é obrigatória em inúmeros estabelecimentos como indústrias, laboratórios, farmácias comerciais e de manipulação, assim como em hospitais e outras áreas de grande importância para a saúde.

Empregabilidade e crescimento

O mercado da indústria farmacêutica vem passando por um processo de internacionalização de suas operações, ou seja, as grandes multinacionais passaram a investir em outros países além de suas sedes centrais. Em 2019, a revista Forbes destacou que o setor estava entre os 10 mais lucrativos do mundo. Além disso, segundo um levantamento realizado pela empresa IQVIA, o Brasil é o 6º maior mercado farmacêutico do mundo, atrás dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e da França.

Ensino e Pesquisa

O setor farmacêutico é um dos que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo. E a pesquisa, principalmente aqui no Brasil, está muitas vezes vinculada à docência. Aliar sala de aula e projetos científicos promove integração, desenvolvimento e avanços na ciência.

Atuação internacional

As fronteiras para o profissional farmacêutico parecem ficar pequenas mediante tantas possibilidades. E atuar fora do Brasil é uma delas, afinal, já sabemos que a indústria e a pesquisa permitem isso.

Referência no combate ao COVID-19

A atual pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios para a área da saúde e, com eles, a busca pela ciência de ponta e tecnologias capazes de acelerar o processo de controle da doença. Além disso, desde 2018 o farmacêutico está habilitado para trabalhar na especialidade de vacinação, área que vem ganhando cada vez mais espaço e que chegou para ficar. Muitos farmacêuticos têm se destacado pelo engajamento no combate ao coronavírus em estudos e descobertas que envolvem vacinas, imunobiológicos, testes diagnósticos e tantos outros domínios.

 

Para ler mais sobre sua saúde, clique aqui.

Sua saúde física e mental,  medicamentos, farmácias e drogarias estão no Portal 2A+ Remédios com atualizações diárias a qualquer momento.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores