quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Medicina » Farmacêutica Zambon lança produto inovador pra saúde nasal

Farmacêutica Zambon lança produto inovador pra saúde nasal

Farmacêutica italiana Zambon lança no Brasil o Filtrair®, produto inovador que cria uma barreira protetora nasal em pó contra vírus, bactérias e alérgenos

São Paulo, fevereiro de 2021 – Você sabia que as infecções das vias áreas superiores (IVAS) são a causa mais comum de atendimentos médicos no Brasil? Enquanto a população adulta desenvolve de 2 a 5 episódios durante o ano, o número de intercorrências em crianças em idade escolar pode variar de 7 a 10. Além da poluição do ar e das mudanças climáticas, os alérgenos domésticos (ácaros, animais de estimação, poeira e bolores) podem agravar os quadros de rinite, asma e outras doenças respiratórias, especialmente neste período em que as pessoas precisaram se isolar em função da pandemia da Covid-191,2.

A farmacêutica italiana Zambon, atuante no Brasil há mais de 60 anos, que já possui em sua linha respiratória marcas como Fluimucil®, um dos medicamentos mais conhecidos contra gripes, tosses e resfriados, anuncia o lançamento do Filtrair®, um pó de celulose micronizada3 que, aplicado ao nariz, produz uma barreira protetora contra vírus, bactérias e alérgenos4,5. Filtrair® pode ser utilizado por todos, inclusive por gestantes, lactantes, crianças.4,5

Sucesso de vendas na Inglaterra e na Rússia (neste último as vendas saltaram de 307 mil unidades, em 2019, para mais de um milhão durante a pandemia, ou seja, um incremento de 226%)6, o produto terá duas versões: Filtrair® Prevent, composto de finas partículas de um pó de celulose inerte micronizada3(hidroxipropilmetilcelulose – HPMC) e pó de hortelã, que tem ação antimicrobiana7, e Filtrair® Defense que, além da HPMC e pó de hortelã, é composto por alicina em pó, substância extraída do alho que tem ação protetora contra vírus e bactérias8.

As duas versões são aplicadas no interior do nariz, como se fosse um spray nasal, e conta com uma tecnologia exclusiva e patenteada. Quando o pó entra em contato com a umidade da parede nasal, há a formação da barreira9. Com preço de R$ 46,90, as duas versões já foram aprovadas pela Anvisa e chegam às farmácias brasileiras em fevereiro de 2021.

Enquanto o Filtrair® Defense auxilia na prevenção de gripes e resfriados3, o Filtrair® Prevent é indicado no auxílio preventivo contra as alergias4, podendo ser utilizado antes de entrar em contato com alérgenos. Isso pode ajudar aquelas pessoas que sempre manifestam quadros alérgicos quando em contato com animais, livros antigos, poeira em casa ou durante uma viagem, por exemplo3,4.

Filtrair® Defense age como barreira impedindo o vírus de acessar as vias aéreas superiores, impedindo sua manifestação e sua replicação10 . “Em um ano marcado pela ansiedade e medo de se contaminar com o novo Coronavírus, o produto surge como uma proteção extra, mais um aliado para que as pessoas possam retomar gradualmente suas atividades ao longo de 2021, como trabalho presencial, aulas e viagens. O objetivo é que o produto seja utilizado como mais uma barreira de proteção, além da máscara, lavagem das mãos e uso de álcool em gel, e passe a ser incorporado como um novo hábito para se proteger contra vírus, bactérias e alérgenos”, afirma Carolina Lapetina, gerente de marca da linha respiratória da Zambon.

Um aliado contra a alergia

Atualmente, ¼ da população brasileira sofre de rinite alérgica. Outros 16% têm rinoconjuntivite alérgica, sendo mais comum no sul do Brasil durante as floradas da primavera, também chamadas de período da polinização11.Quem usa o Filtrair® preventivamente também não precisa de tantos remédios para alergia. É o que mostra um estudo clínico, em que 97 voluntários foram avaliados em relação ao uso de medicações de resgate (como corticoides e anti-histamínicos) durante a estação de polinização, num período de quatro semanas12 .

Neste trabalho, um estudo duplo-cego randomizado controlado (solução de lactose), foram reportados os seguintes sintomas: espirros, coriza, entupimento nasal e sintomas oculares, permitindo o uso de medicação para o controle dos sintomas. Foi observado um uso significativamente menor de medicações no grupo que usava o Filtrair® em relação ao grupo controle, sem nenhum efeito adverso verificado12 .

Segundo Dr. Hélio Osmo, Diretor Médico da Zambon e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica, o aparelho respiratório, particularmente as vias aéreas superiores (nariz, boca e traqueia) são uma porta de entrada de inúmeros agentes agressores. Se a pessoa tem uma rinite alérgica, ela causa uma inflamação nas vias aéreas e facilita a entrada de vírus ou bactérias, que podem desencadear uma infecção, e consequentemente quadros de ansiedade, distúrbio do sono, sonolência e prejuízo no desenvolvimento escolar. “Quando aspirado, o Filtrair® cria uma barreira física que dificulta o contato de todos esses agentes e alérgenos com a mucosa do nariz”, explica.

As pesquisas e análises mostram que o Filtrair® não apresentou efeitos adversos conhecidos12. Mais 10 ensaios clínicos13 foram realizados com resultados significativos, inclusive apontando que muitos pacientes podem reduzir o uso de medicamentos para alergia e prevenir os sintomas apenas com o pó de celulose micronizada3.

Principais benefícios:

  • Ação rápida de 3 a 6 minutos4,5.
  • Duração média: 6h4,5.
  • Clinicamente comprovado4,5.
  • Não causa sonolência e/ou dependência4,5.
  • Seguro para crianças (Prevent a partir de 18 meses e Defense a partir de 3 anos), gestantes, lactantes e idosos, inclusive com doenças crônicas4,5
  • Ideal para profissionais de saúde e pessoas que estão retomando, aos poucos, suas atividades normais – trabalho, escola, viagens.
  • Eficaz contra sintomas de rinite, coriza, espirros, pruridos e obstrução nasal14 .
  • Reduz significativamente o número de infecções transmitidas pelo ar10 .

Modo de usar4,5:

Aplicar de 2 a 3 vezes ao dia para manter uma barreira nasal eficaz. A duração média é de 6 horas por aplicação.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores