A Shire anunciou que pode recomendar a seus acionistas uma “oferta melhorada” de compra feita pela Takeda, no valor de US$ 64 bilhões, segundo a agência Reuters.
Há quatro semanas, a farmacêutica japonesa anunciou que estava estudando fazer uma oferta pela Shire. A irlandesa rechaçou quatro propostas desde então. Na atual, cada ação da Shire é avaliada em 49,01 libras, e a oferta é composta por 27,26 libras por papel em novas ações da Takeda e 21,75 libras por ação em dinheiro.
A preocupação dos investidores com a capacidade da Takeda em adquirir uma empresa duas vezes maior foi refletida nas ações da companhia japonesa que tiveram uma desvalorização de 7%. Questionou-se também se os acionistas da farmacêutica irlandesa aceitariam a oferta que é 56% constituída por ações da Takeda.
Fundada em 1986, a biofarmacêutica Shire é especializada em neurociência, doenças raras e medicina gastrointestinal, interna e regenerativa. Ao longo dos anos, a companhia obteve um crescimento rápido por meio de aquisições.
No ano passado, a irlandesa gerou receitas de cerca de US$ 15,2 bilhões.