quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Medicina » Famerp recebe ‘Ultra-Freezer’ para pesquisa do novo coronavírus

Famerp recebe ‘Ultra-Freezer’ para pesquisa do novo coronavírus

Aparelho será utilizado para armazenar material genético de pacientes com Covid-19.

A Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp acaba de adquirir um equipamento de alta tecnologia para avançar nas pesquisas relacionadas ao novo coronavírus, um Ultra-Freezer de -80° para armazenamento de material genético de pacientes com Covid-19. A partir das amostras, os pesquisadores poderão entender melhor o comportamento do vírus visando dar maior celeridade no diagnóstico, na cura e na prevenção da doença. O Ultra-Freezer foi adquirido com parte da verba proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), que destinou R$ 500 mil para a área de Pesquisa Científica da faculdade.

O professor Maurício Lacerda Nogueira, chefe do laboratório de Virologia da Famerp, disse que a chegada do equipamento melhora as condições de trabalho, especialmente agora, em que há um esforço conjunto para ajudar no controle da epidemia.

“O freezer vai ser fundamental para manter nossas atividades e permitir que nos dediquemos, ainda num futuro próximo, a estudos mais complexos sobre o coronavírus”, disse Nogueira.

“A Famerp é uma instituição comprometida historicamente com a pesquisa e, neste momento desafiador de crise sanitária global, esses investimentos são essenciais para que nosso corpo docente e nossos alunos possam se aprofundar no estudo da doença e contribuir na busca de soluções”, complementou o diretor geral da Famerp, Dulcimar Donizeti de Souza.

“O desenvolvimento de qualquer país está diretamente relacionado a investimentos em Pesquisa. Inovação, pesquisa, capacitação científica ainda são bens públicos e precisam ser zelados. Toda minha gratidão aos gestores desta instituição, que tem rompido as barreiras do nosso país e vem se destacando como referência em pesquisa no mundo todo”, afirmou o deputado Kim Kataguiri em suas redes sociais.

Os recursos foram anunciados em janeiro. A emenda também beneficiará o Hospital de Base, com R$ 1 milhão para ampliação da ala de Emergência.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores