segunda-feira , 15 julho 2019
Capa » HVAC-R » Faiar aprova norma de qualidade do ar em ambientes internos

Faiar aprova norma de qualidade do ar em ambientes internos

Henrique Cury, diretor da Ecoquest e representante da ABRAVA, foi um dos redatores norma ibero-americana que visa estipular parâmetros de medição da qualidade do ar, suas metodologias e manutenção.

Durante a AHR Expo Atlanta, realizada entre os dias 14 e 16 de janeiro nos Estados Unidos, a FAIAR – Federación de Asociaciones Ibero-americanas de Aire Condicionado Y Refrigeración aprovou a norma que será adotada pelos países ibero-americanos no que diz respeito à qualidade do ar interno em edificações.

 O documento, elaborado por representantes do Brasil, Espanha e Colômbia será responsável por apontar parâmetros de medição da qualidade do ar interno, as metodologias e a manutenção desse ar para que seja considerado saudável.

Henrique Cury, diretor da EcoQuest do Brasil e membro atuante do Qualindoor, Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno ABRAVA, é um dos redatores do grupo de trabalho de normas técnicas, representando a ABRAVA, juntamente com Paulino Pastor, representante da Espanha, e Roberto D’annestra, pela Colômbia.

De acordo com Cury, a qualidade do ar interno é uma preocupação que vem crescendo em todo mundo. Ele explica que há muito conhecimento sobre este problema, no entanto, há uma falta de aplicação prática da maioria dessas informações na vida cotidiana do público em geral.

Na ocasião, também ficou decidido à elaboração de uma norma especifica para Hospitais. Por se tratar de um local excessivamente sensível, muitos dos problemas nesses locais são causados pela presença de contaminantes no ambiente. Por mais cuidadosa que seja uma instalação, os germes e bactérias são trazidos, muitas vezes, pelos pacientes, médicos e visitantes, podendo causar risco a saúde de todos.

“Qualquer esforço dedicado à controlar a qualidade do ar interno terá, sem dúvida, enormes benefícios sociais em termos de conforto e saúde da população, aumentando a produtividade, minimizando o absenteísmo em instalações comerciais ou diminuindo infecções nosocomiais em ambientes hospitalares” destaca o especialista.

A FAIAR reúne as associações dos setores de ar condicionado e refrigeração do Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Brasil, representado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*