quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Home » Exclusivo: Genomma Lab traça metas ambiciosas para contribuir na construção de um futuro sustentável
Exclusivo: Genomma Lab traça metas ambiciosas para contribuir na construção de um futuro sustentável
Gustavo Abreu, country manager da Genomma Lab no Brasil. Divulgação

Exclusivo: Genomma Lab traça metas ambiciosas para contribuir na construção de um futuro sustentável

Em entrevista exclusiva ao Portal 2A+ Farma, Gustavo Abreu, country manager da Genomma Lab no Brasil, fala sobre as estratégias de ESG da empresa. Ele destaca as metas de sustentabilidade, as políticas de Diversidade, Inclusão e Igualdade de Gênero, e o comprometimento com as causas sociais. Confira.

Qual é a visão da empresa em relação à importância do ESG?

Gustavo Abreu – A Genomma Lab Internacional é uma das empresas líderes na indústria farmacêutica e de produtos de higiene pessoal, com uma presença internacional crescente, uma abordagem inovadora e um compromisso com o futuro. Temos um propósito claro: “Empoderar as pessoas para que tenham excelente saúde e bem-estar”, que impulsiona nossos esforços em termos de sustentabilidade e endossa nossa responsabilidade para com nossos diversos públicos.

Em 2020, ano de importantes desafios e grandes oportunidades, atualizamos nosso modelo de sustentabilidade alinhando-o com o nosso modelo de negócio, as prioridades de nossos stakeholders e o contexto atual em nível local, regional e global. Isso nos permitiu priorizar as ações de cada uma das áreas de negócios para uma gestão cada vez mais sustentável em cooperação com nossos diferentes públicos.

Modelo de Sustentabilidade- Genomma Lab Internacional

 

Da mesma forma, decidimos que era hora de traçar metas ambiciosas e alinhar ações com o objetivo de construir um futuro sustentável. Por isso, definimos metas de sustentabilidade para o ano de 2025 com foco em 10 pilares estratégicos de nossa atuação: desde o desenvolvimento responsável de nossos produtos até nosso relacionamento com as comunidades em que estamos presentes. Nosso compromisso é inspirado na necessidade urgente de construir um ambiente mais saudável para todas as pessoas, bem como contribuir para o cumprimento de metas específicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Existem iniciativas para garantir diversidade e os direitos das minorias? 

Gustavo Abreu – Nosso Código de Conduta e Ética, o Modelo de Sustentabilidade, bem como a Estratégia de Sustentabilidade 2025, têm como objetivo a garantia dos direitos de todas as pessoas dentro e fora da companhia, com foco na diversidade e inclusão, pensando principalmente nas minorias. Algumas das conquistas que alcançamos nesta área em 2021 são as seguintes:

• Formamos o Comitê Global para Diversidade, Inclusão e Igualdade de Gênero, considerando o estabelecimento de políticas e ações de conscientização para promover a inclusão laboral considerando gênero, idade, orientação sexual, deficiência física etc.

• Atualizamos nossa Política de Diversidade, Inclusão e Igualdade de Gênero, que visa implementar e promover práticas que possibilitem um ambiente de trabalho saudável, seguro, inclusivo, livre de violência e discriminação e que promovam o pleno desenvolvimento de cada pessoa que faz parte da Genomma Lab, com igualdade de oportunidades e pleno respeito aos direitos humanos tanto dentro da organização quanto entre nossos diversos públicos. (https://esr.genommalab.com/wp-content/uploads/2021/06/Poli%CC%81tica-de-Diversidad-Inclusio%CC%81n-e-Igualdad-de-Ge%CC%81nero-1.pdf)

· Globalmente, alcançamos um percentual de 51% de mulheres em nossa equipe e de 54% nossos cargos de liderança. No Brasil, 55% da equipe é composta por mulheres.

· Assinamos os Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas (WEPs). Esses princípios constituem uma iniciativa conjunta da ONU Mulheres e do Pacto Global para orientar o setor privado sobre medidas para empoderar as mulheres no local de trabalho, nos mercados e na comunidade.

· Recebemos a Certificação HRC Equidad MX 2022 da Human Rights Campaign Foundation, por adotar proteções contra discriminação, ter um Comitê de Diversidade e grupo de colaboradores LGBTQ+ e desenvolver atividades públicas, criando um ambiente de trabalho mais inclusivo para todos os colaboradores.

· Passamos a fazer parte de Éntrale, “Alianza para a inclusão laboral de pessoas com deficiência”, uma iniciativa do Conselho Mexicano de Negócios criado com o propósito de vincular desejos, conectar oportunidades e mudar paradigmas para favorecer a inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho do México. No Brasil, em 2020 mudamos de escritório e nossas instalações físicas estão preparadas e podem ser adaptadas a diferentes necessidades.

Além disso, em 2020:

· Implementamos uma iniciativa para garantir o bem-estar integral de todos os membros de nossa equipe batizado de “Programa de Assistência ao Empregado – PAE”, que oferece orientação psicológica, assistência jurídica, assistência financeira contábil, aconselhamento nutricional e apoio a lideranças.

· Lançamos nosso Código de Conduta e Ética para Fornecedores, sendo assinado por 100% de nossos fornecedores críticos no México e nossos fornecedores na Argentina (86%), Brasil (48%), Colômbia (100%) e Estados Unidos (100%) no final de 2021.

E em 2021, no Brasil, entramos para lista de Empresa Cidadã, apoiando a paternidade e a maternidade estendidas para nossos colaboradores.

A empresa tem iniciativas para proteção do meio ambiente? 

Gustavo Abreu – Na nossa Estratégia de Sustentabilidade até 2025 integramos todos os objetivos em matéria ambiental, que são transversais desde a gestão dos recursos hídricos à gestão dos nossos resíduos.

Algumas das conquistas que alcançamos nesta área são as seguintes:

· Estamos comprometidos em integrar os princípios da economia circular e elementos de design sustentável em nossos produtos. Procuramos promover a incorporação de materiais reciclados, reduzir a utilização de materiais nas nossas embalagens e contentores, assegurar a sua reciclabilidade e contribuir para a implementação de planos abrangentes de gestão de resíduos, evitando que acabem no solo ou nos oceanos.

· Embalagens secundárias com papelão de florestas certificadas – nossas embalagens secundárias das marcas Tío Nacho®, Shot Vita C®, Sistema GB®, Cicatricure® e Lomecan®, fabricadas no México, utilizam papelão de florestas certificadas, com as quais estamos comprometidos com a gestão sustentável dos recursos naturais.

· Material reciclado em nossas embalagens – as embalagens de polietileno das marcas Vanart®, Siluet®, Alert®, Cicatricure®, Goicoechea®, Sistema GB®, Teatrical® e Tío Nacho®, fabricadas no México, contêm 30% de material reciclado pós-consumo, “I’m Green Reciclado”, desenvolvido pela Braskem Idesa e fornecido pelo nosso fornecedor Citrulsa no México. Desta forma, em 2021, evitamos o uso de 407 toneladas de plástico virgem.

· A embalagem PET Tío Nacho® é feita com material 100% reciclado, o que evitará o uso de 650 toneladas de material plástico virgem em um ano. O Ancinho Descartável Groomen® apresenta elementos de design sustentável nos modelos Groomen 200 e Groomen 300, com 65% e 57% de material reciclado em suas alças, respectivamente.

· A embalagem secundária do nosso produto Tío Nacho® é 100% reciclável.

· No México, foi realizado um Torneio de Pesca de Plástico 2,7 toneladas de resíduos plásticos coletados no âmbito do Torneio de Pesca de Plástico em Sinaloa, organizado em parceria com nosso fornecedor Citrulsa.

· No Chile, estamos comprometidos com o programa de Responsabilidade Ampliada do Produtor, por meio do qual declaramos nossos produtos prioritários como madeira, metal, papel, papelão, plástico e vidro. Este compromisso permite-nos estabelecer metas definidas, até 2025, na redução dos resíduos gerados, melhorando a embalagem de todos os produtos.

· Desde 2021, as fórmulas dos produtos laváveis em todo o mundo estão livres de microplásticos.

· Nossa nova planta fabril no México adotou desde seu projeto e construção, infraestrutura e tecnologia sustentável que permitirá processos industriais mais limpos, seguros e racionais para o meio ambiente.

Existem iniciativas sociais? 

Gustavo Abreu – Nossa contribuição para a sociedade:

Voluntário GEN contigo – nosso Programa de Voluntariado contempla atividades alinhadas ao nosso Modelo de Sustentabilidade, tendo como objetivo promover o bem-estar social e o acesso à saúde, participando do desenvolvimento das comunidades próximas aos nossos centros de operação.

Por meio de atividades que contemplem o desenvolvimento comunitário, conservação ambiental e campanhas de saúde; nossos colaboradores e suas famílias colocam seu tempo e suas habilidades a serviço dos outros, vivendo o propósito da Empresa.

Ao longo de 2021, foram realizadas ações virtuais e presenciais que incluíram aulas de informática, nutrição, finanças e atividade física, além de design de cartazes, tradução de documentos, reflorestamento, reabilitação de escolas e doação de alimentos, cobertores e kits de emergência higiene.

· + 470 ações

· + 40,000 pessoas beneficiadas

· + 1,100 horas de voluntariado

· + 350 voluntários de 10 países

· 34 instituições parceiras globalmente

No Brasil, quase 60% de nossos colaboradores participaram das ações de voluntariado. Um total de 42 voluntários, dedicando ao todo 128 horas para nossas causas sociais locais, beneficiando diretamente 242 pessoas.

Fundação Genomma Lab – Desde 2019, mais de 4,4 milhões de produtos de cuidados pessoais e medicamentos de venda livre foram doados globalmente por meio dos programas Alliances for Well-being and Emergency Care. Somente em 2021, 2.156.305 produtos foram doados e 46 instituições de saúde, escolas e ONGs foram beneficiadas globalmente.

Campanha DiabetTX “Dialogue a Diabetes” no Brasil – Em parceria com a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), a Genomma Lab realizou em 2021 uma campanha de conscientização sobre o diabetes, criando uma série de 10 vídeos educativos, que buscam ajudar pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 a estabelecer uma rotina de cuidados em relação à alimentação, uso de medicamentos e controle glicêmico. Os vídeos foram veiculados na TV Record, e contam com a participação do jornalista Tom Bueno, e do endocrinologista e presidente da ANAD Dr. Fadlo Fraige.

Como estas iniciativas se conectam com a estratégia de negócios da empresa?

Gustavo Abreu – No final de 2021 atualizamos a bem sucedida estratégia de crescimento que lançamos em 2019, adaptando-a e otimizando-a para responder aos desafios atuais e, consequentemente, adicionamos duas novas componentes aos quatro pilares existentes, concluindo em: Inovação de Produto e Otimização de Portfólio, Alianças Estratégicas, Comunicação e Marketing

Abrangentes, Go-To-Market Perfeito, Organização, Cultura Corporativa e Sustentabilidade e, por fim, Manufatura e Cadeia de Suprimentos, permitindo-nos atuar com a adaptabilidade que nos caracteriza, além de gerar valor para nossos acionistas e para o meio ambiente.

Para garantir a gestão e acompanhamento das iniciativas, contamos com um Comitê Global de Sustentabilidade e outro de Responsabilidade Social com o objetivo de traçar os objetivos de curto e longo prazo da Companhia em questões ambientais, sociais e econômicas. O Comitê é responsável por acompanhar a implementação e o andamento das iniciativas de sustentabilidade, além de traçar planos de ação, políticas e procedimentos que respondam aos riscos e oportunidades do nosso modelo de negócios nessa área.

Redação: Portal 2A+Farma. Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte 2A+ Farma com link para esta página. A não inclusão desta informação com link implicará nas medidas legais previstas em lei.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores