quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Farmácias e Medicamentos » Exclusivo: diretor da Vyttra Diagnósticos destaca testes rápidos inovadores
Exclusivo: diretor da Vyttra Diagnósticos destaca testes rápidos inovadores
Daniel Rocha, diretor de Point of Care da Vyttra Diagnósticos. Foto: Divulgação

Exclusivo: diretor da Vyttra Diagnósticos destaca testes rápidos inovadores

Em entrevista exclusiva ao Portal 2A+ Farma, Daniel Rocha, diretor de Point of Care da Vyttra Diagnósticos, falou sobre a experiência da empresa em imunocromatografia e sobre os produtos desenvolvidos relacionados à Covid-19 para aplicação em laboratórios, farmácias e drogarias. Dentre eles, o  mais novo lançamento da empresa: um teste combo que, em 15 minutos, detecta com uma única amostra se a pessoa está com Covid ou com Influenza. Confira.

Fale sobre a experiência da empresa em imunocromatografia e como isso ajudou e a credenciou para o desenvolvimento do Smart Test COV Ag Combo. 

Daniel Rocha – A Vyttra Diagnósticos sempre ofereceu aos seus clientes produtos de alta qualidade e excelência para as mais de diversas áreas de diagnóstico. E, com a pandemia provocada pela Covid-19, nos sentimos na missão de contribuir para a saúde dos brasileiros por meio da ampliação do nosso portfólio. Entre fevereiro e março de 2020, identificamos as empresas com as melhores soluções para que pudéssemos representá-las no Brasil e trazer soluções diagnósticas que contribuíssem para a saúde dos brasileiros, visto que a testagem foi e continua sendo uma aliada eficaz no controle do vírus e proteção da população. Posteriormente, com a expertise obtida e agilidade na área de pesquisa e desenvolvimento, passamos a fabricar os testes em nossa fábrica localizada em Bragança Paulista (SP). Hoje, em nosso portfólio contamos com três produtos relacionados à Covid-19 para aplicação em laboratórios, farmácias e drogarias: o Smart Test COV Ag (antígeno), o Smart Test Covid-19 Plus (IgM e IgG) e o Smart Test COV Ag Combo (para detecção de Covid e Influenza A e B), nosso recente lançamento.

Desde o lançamento destas soluções, em 2020, a empresa já contribuiu para a realização de mais de 6 milhões de testes. A capacidade instalada de produção na nossa fábrica para testes rápidos (no geral) é de 800 mil testes por mês e já estamos com um projeto de expansão de produção desta capacidade, que no curto prazo será duplicada.

O Smart Test COV Ag Combo é eficaz? Dê detalhes técnicos que mostrem a qualidade do produto

Daniel Rocha – Sim. O Smart Test COV Ag Combo conta com sensibilidade para Covid de 97,06% e de 90,48% para Influenza A e 88,57% para Influenza B. Além disso, o produto oferece especificidade de 99,69% para Covid, 99,44% para Influenza A e 99,44% para Influenza B. E esse resultado pode ser obtido em 15 minutos, por meio de uma amostra via swab nasal, nasofaríngeo ou orofaríngeo.

Por se tratar de um teste rápido que pode detectar se os sintomas são característicos de uma das duas doenças, a sua contribuição é evidente para este momento que vivemos, uma vez que a temporada de outono/ inverno chegou e as campanhas vacinais para Covid-19  e Influenza caminham de forma lenta.

Ao identificar com qual doença está, a pessoa pode adotar os protocolos específicos e resguardar a sua saúde e a de todos ao seu redor, uma vez que colabora para que casos do novo coronavírus sejam detectados e isolados mais rapidamente, evitando a propagação do contágio e diminuindo os altos índices de internação, assim como auxilia na diminuição do consumo desnecessário de antibióticos que, se utilizados em excesso ou de forma indevida, podem gerar bactérias super-resistentes e prejudicar tratamentos futuros.

Quais os diferenciais do teste em comparação com os outros já comercializados em redes de farmácias e centros diagnósticos? 

Daniel Rocha – O principal diferencial deste teste é a capacidade de identificar a Covid-19 ou os vírus Influenza (se A ou B) com uma única amostra, utilizando o mesmo cassete e em 15 minutos. O produto não requer o uso combinado de uma máquina e, neste sentido, oferece uma melhor experiência aos usuários e uma maioria facilidade de diagnóstico por parte dos profissionais de laboratórios, farmácias e drogarias.

Como tem sido a aceitação das redes de farmácia e centros diagnósticos? 

Daniel Rocha – A aceitação tem sido ótima. Afinal, de acordo com a da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), devido à Covid-19, em um ano, o mercado de testes rápidos aumentou mais de 10 vezes e continua em franca expansão. E isso se caracteriza em uma tendência global. Diversos países estão realizando a abertura gradual de atividades, com base na testagem contínua das pessoas.

Faça um resumo sobre a empresa, destacando os produtos oferecidos. 

Daniel Rocha – A Vyttra Diagnósticos é uma empresa que fabrica e distribui equipamentos e reagentes para o mercado de diagnósticos e tem como clientes laboratórios, hospitais, bancos de sangue, clínicas veterinárias, farmácias e drogarias de todo o Brasil. Possui 30 anos de experiência na área de diagnósticos in vitro e é amplamente conhecida nos segmentos de biologia molecular, bioquímica, citologia líquida, citometria de fluxo, genética, hematologia, imunologia, microbiologia, pré-analítico e VHS.

Redação: Portal 2A+Farma. Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte 2A+ Farma com link para esta página. A não inclusão desta informação com link implicará nas medidas legais previstas em lei.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores