quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Boehringer Ingelheim organiza evento online para médicos e farmacêuticos sobre doenças pulmonares graves

Boehringer Ingelheim organiza evento online para médicos e farmacêuticos sobre doenças pulmonares graves

Realizado pela Boehringer Ingelheim, encontro abordará as atualizações sobre Doenças Pulmonares
Intersticiais (DPIs)

São Paulo, fevereiro de 2021 – Acontece no dia 27 de fevereiro das 9h às 11h, o evento digital ” ILD Summit Meeting “, idealizado pela Boehringer Ingelheim, que tem como objetivo disseminar o conhecimento de especialistas sobre as DPIs (Doenças Pulmonares Intersticiais) para médicos e farmacêuticos.

As DPIs pertencem a um grupo de condições que abrangem mais de 200 doenças [i]. Muitas podem levar a uma cicatrização irreversível e progressiva do tecido do pulmão (fibrose), como ocorre na Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) que afeta negativamente a função do órgão, comprometendo a capacidade respiratória [ii] .

A FPI é uma doença de causa desconhecida (idiopática),que se caracteriza pela formação de fibrose no tecido pulmonar, dificultando a passagem de oxigênio para o sangue, ao diminuir a troca de ar nos pulmões [iii].

Durante o evento, serão abordados temas como a expansão de opções de tratamento para as DPIs, desafios no tratamento com estudo de casos clínicos, a jornada do paciente, importância do diagnóstico, tratamento precoce da FPI e das outras DPIs, incluindo as relacionadas com doenças reumáticas e como centros de referência com equipe multidisciplinar e infraestrutura podem auxiliar no cuidado otimizado desses pacientes.

Os sintomas das doenças respiratórias são muitas vezes atribuídos ao envelhecimento, ao sedentarismo e a problemas cardíacos, o que atrasa o tratamento adequado [iv]. Entre os principais sintomas da FPI, por exemplo, estão a falta de ar, tosse seca e crônica.

Entre os exemplos de DPI, existe a doença pulmonar intersticial associada a esclerose sistêmica. Até 90% dos pacientes com esclerose sistêmica (ES) têm doença pulmonar intersticial [v]. A ES é de uma condição inflamatória crônica de causa autoimune que compromete a rotina dos pacientes [v]. A doença afeta, sobretudo, os pequenos vasos sanguíneos, a pele e as articulações, podendo evoluir para perda de função de órgãos internos. Os sintomas mais frequentes desse comprometimento pulmonar incluem falta de ar e tosse, normalmente seca [v].

“Quanto antes o diagnóstico correto destas doenças ocorre, melhor, pois estamos falando de doenças crônicas, que ainda não têm cura, mas que, por outro lado, podem ser controladas. Além disso, o desenvolvimento da fibrose, por exemplo, vai comprometendo a capacidade de respirar do paciente, com consequências negativas em sua qualidade de vida” explica o pneumologista Dr.Adalberto Rubin.

A reumatologista Dra. Licia Mota ressalta a importância do diagnóstico assertivo mesmo em tempos de COVID-19. “Com a pandemia ainda sem data para acabar, é muito importante que todos os especialistas se aperfeiçoem para o diagnóstico preciso das doenças pulmonares intersticiais, mesmo com as dificuldades impostas pela COVID-19. É um compromisso que fazemos com o nosso paciente em trazer as atualizações sobre outras doenças que podem facilitar a sua jornada”.

“Nosso objetivo é levar aos especialistas uma troca de experiências enriquecedora com discussões de casos clínicos e a opinião de profissionais nacionais e internacionais, especializados no diagnóstico e tratamento dessas doenças” ressalta a Dra. Thais Melo, diretora médica da Boehringer Ingelheim. A especialista reforça também que outras especialidades que costumam ser procuradas nessas situações como cardiologistas, clínicos e geriatras, devem se atentar ao quadro do paciente para o encaminhamento a outros profissionais se necessário.

Agenda

ILD Summit Meeting

Dia: 27 de fevereiro

Horário: 9h às 11h

Para inscrição, é necessário o número do CRM I CRF e o estado de origem

Inscrições: https://www.ildsummit.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores