quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Euroimmun Brasil registra na Anvisa teste inédito no país para diagnóstico assertivo de doenças neurológicas

Euroimmun Brasil registra na Anvisa teste inédito no país para diagnóstico assertivo de doenças neurológicas

Teste da EUROIMMUN Anti-MOG permite identificar doenças como Esclerose Múltipla e ajuda na decisão sobre medidas terapêuticas.

A EUROIMMUN Brasil, empresa alemã referência em soluções para diagnóstico, acaba de registrar um novo produto na Anvisa, o FA 1156-50 Anti-MOG. O novo teste – inédito no Brasil – fornece a determinação de autoanticorpos contra a MOG (glicoproteína de oligodendrócito de mielina), expressa no sistema nervoso central, para o diagnóstico assertivo de doenças neurológicas desmielinizantes, como Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica.

O novo kit da EUROIMMUN possui sensibilidade de 95% e especificidade de 84% que, respectivamente, indicam a capacidade de diagnóstico positivo (doença manifesta) ou negativo (ausência da doença). Por meio dele, é possível detectar doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, que ocorrem principalmente no cérebro e na medula espinhal. Essas doenças são caracterizadas pela destruição progressiva da bainha de mielina do neurônio. A falta de mielina prejudica a transmissão neuronal, levando a desordens motora, visual e sensorial.

As principais doenças desmielinizantes são de causa inflamatória, destacando-se a Esclerose Múltipla, a Neuromielite óptica (NMO) e doenças do espectro NMO (NMOSD). Estas doenças neuroinflamatórias raras diferem tipicamente na idade de início, evolução clínica, gravidade da doença, características neurorradiológicas e/ou patológicas e alterações no líquido cefalorraquidiano (LCR).

“Acreditamos que a aprovação da Anvisa para a distribuição do Anti-MOG nos laboratórios é mais um passo para que pessoas que eventualmente sejam diagnosticadas com a doença possam ter melhor qualidade de vida. A diferenciação precoce da desmielinização ajuda a decidir sobre medidas terapêuticas e tem um valor preditivo significativo. Por isso, é importante que o paciente converse com seu médico para entender mais sobre a doença e a importância do correto diagnóstico”, reforça Gustavo Janaudis, diretor executivo da EUROIMMUN Brasil.

Os principais sintomas das doenças desmielinizantes incluem: perda da visão, fraqueza muscular, rigidez muscular, espasmos, perda de coordenação, perda de sensibilidade, dor, alteração da função urinária e intestinal.

A maioria do pacientes com neuromielite óptica apresentam anticorpos contra aquaporina-4 (AQP-4). Já os anticorpos contra MOG ocorrem em aproximadamente 20% dos pacientes Aquaporina-4 negativos. “Pacientes eventualmente diagnosticados como negativos em AQP-4 têm consideráveis chances de serem positivos em MOG. Com este novo teste, os médicos ganham ainda mais subsídios para definir o tratamento”, observa Janaudis.

Sobre a EUROIMMUN – A EUROIMMUN é líder mundial em soluções para diagnóstico laboratorial e possui um sólido registro de patentes e métodos inovadores de produção. Com mais de 30 anos de atuação no mercado global, a empresa é especializada no diagnóstico de doenças autoimunes, infecciosas, alergias e genética. Os métodos predominantes aplicados no desenvolvimento dos seus produtos são a imunofluorescência, ELISA, imunoblot e biologia molecular. Desde 2017, é parte integrante do grupo PerkinElmer, empresa norte americana líder mundial em tecnologia nos segmentos médico e químico, comprometida com inovação para um mundo mais saudável.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores