quinta-feira , 18 abril 2024
Capa » Medicina » Estudo sobre diálise peritoneal indica a redução de 39% nas taxas de hospitalização de pacientes renais

Estudo sobre diálise peritoneal indica a redução de 39% nas taxas de hospitalização de pacientes renais

A plataforma de gerenciamento remoto de pacientes, Sharesource, está diretamente associada ao sucesso dos pacientes que realizam diálise em casa.

 A Baxter, líder global em produtos médicos e soluções para saúde renal, anunciou novos dados sobre a eficácia da diálise peritoneal automatizada (DPA) e a plataforma de gerenciamento remoto de pacientes Sharesource. Segundo estudo realizado na Colômbia, foi comprovada a redução de 39% no total de internações para pacientes que fazem diálise peritoneal em casa.

Os dados também demonstram que o uso do Sharesource está associado a uma redução de 54% no tempo de internação hospitalar para os pacientes em diálise domiciliar que apresentaram alguma intercorrência e precisaram internar. O “Programa de Monitoramento Remoto de Pacientes em Diálise Peritoneal Automatizada: Impacto nas Hospitalizações” foi publicado recentemente na Peritoneal Dialysis International, renomada revista cientifica sobre o tema. A pesquisa comparou pacientes com DP monitorados pelo Sharesource com aqueles que não usam a plataforma de gerenciamento remoto.

“Acreditamos firmemente que os pacientes devem ter acesso às opções de terapia que melhor atendam às suas necessidades clínicas e ao seu estilo de vida. Também confiamos significativamente que é possível ampliar o número de pacientes que se beneficiam da diálise peritoneal domiciliar”, disse Laura Angelini, gerente geral de Cuidados Renais da Baxter. “Este estudo ilustra como as inovações, como o Sharesource, podem ajudar mais pacientes a realizar com sucesso a terapia em suas casas”.

O Sharesource é a plataforma de telessaúde mais adotada no mundo para o monitoramento, assistência e gerenciamento de pacientes em diálise domiciliar.  A solução já ajudou a gerenciar aproximadamente 10 milhões de tratamentos de DP em mais de 40 países. A plataforma de gerenciamento remoto de pacientes permite que os profissionais de saúde visualizem com segurança os dados de tratamento relacionados à diálise domiciliar concluídos pelos pacientes, coletados automaticamente após cada sessão de DP.

Os profissionais de saúde podem controlar com base nessas informações, ajustando remotamente as configurações de dispositivos domésticos de seus pacientes, sem exigir que eles façam viagens adicionais à clínica.

O estudo incluiu 126 pacientes que usam DP, com ou sem o Sharesource, em 28 clínicas do Serviço de Cuidados Renais da Baxter, na Colômbia. Foi utilizada a correspondência de propensão (propensity score) para ajudar a controlar possíveis variáveis ​​no estudo. As taxas de internação e os dias de internação foram registrados em um ano.

Panorama no Brasil

As pessoas que vivem com doença renal necessitam de tratamento dialítico ou transplante de rim para permanecerem vivas. Os especialistas alertam que 70% dos pacientes que fazem diálise descobrem a doença tardiamente. O mais recente censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) indica que mais de 700 clínicas realizam diálise no país e, atualmente, mais de 1.000 pacientes brasileiros aguardam pela disponibilidade do tratamento da hemodiálise pelo setor público.

No Brasil, existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e diálise peritoneal. A primeira requer o deslocamento do paciente até uma clínica especializada, onde deve permanecer por um tempo médio de quatro horas, cerca de três vezes por semana. Já a segunda, diálise peritoneal, pode ser feita em casa, durante o dia e/ou a noite (sono), todos os dias e requer a implementação de um cateter no abdômen para a realização. A terapia da DP é tipicamente gerenciada pelos pacientes em sua casa, em uma hora do dia que é conveniente para eles.  A DP funciona limpando o sangue de toxinas e removendo fluido extra através da cavidade peritoneal do corpo. Cerca de 85% dos pacientes são medicamente elegíveis para DP em casa, mas menos de 10% dos pacientes no Brasil estão hoje em DP.  Os pacientes com DP geralmente possuem os melhores índices de sucesso com o tratamento, taxas de satisfação mais altas e mais qualidade de vida.

Sobre a Baxter

A Baxter oferece um amplo portfólio de produtos renais e hospitalares essenciais, incluindo diálise domiciliar, aguda e em centros; soluções IV esterilizadas; sistemas e dispositivos de infusão; nutrição parenteral; produtos biocirúrgicos e anestésicos; e automação, software e serviços farmacêuticos. O impacto mundial da empresa e o caráter fundamental de seus produtos e serviços desempenham um papel importante na expansão do acesso aos cuidados de saúde em países emergentes e desenvolvidos. Os funcionários da Baxter no mundo todos se apoiam no rico legado de descobertas médicas da empresa para avançar a próxima geração de inovações em cuidados de saúde que permitam o tratamento dos pacientes. www.baxter.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores