sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » Estudo do Butantan em Serrana indica que pandemia pode ser controlada com 75% de vacinados

Estudo do Butantan em Serrana indica que pandemia pode ser controlada com 75% de vacinados

O Instituto Butantan realizou nos últimos quatro meses, um ensaio na cidade de Serrana, no interior de São Paulo. A maioria dos adultos da cidade foram vacinados com duas doses do vacina CoronaVac para medir os efeitos da imunização em larga escala.

O resultado aponta que com 75% do público-alvo vacinado, a pandemia de Covid-19 pode ser controlada. As informações foram divulgadas pelo Fantástico.

Serrana, cidade paulista de 45 mil habitantes, foi escolhidida por ter alto índice de contágio. Os pesquisadores dividiram a cidade em quatro grupos e 25 áreas, com cada grupo vacinado um por vez, com uma semana de diferença.

Durante a fase inicial do estudo, Serrana sofreu um aumento no número de casos. A tendência de queda só foi afirmada quando dois dos quatro grupos receberam a segunda dose. De 699 casos confirmados em março, o número caiu para 251 em abril. O número de mortes caiu de 20 para 6 no período.

De acordo com os dados analisados, os cientistas afirmaram que houve uma queda no número de casos quando todos os grupos receberam ao menos uma dose, mas que só houve controle da pandemia quando três dos quatro grupos receberam a segunda dose, ou seja, 75% do público-alvo.

Segundo o Instituto Butantan, após o fim da vacinação (que atingiu 95% do público-alvo), o número de mortes caiu 95% em Serrana. O número de casos sintomáticos de Covid-19 teve uma redução de 80%. E a quantidade de hospitalizações teve uma queda de cerca de 86%.

Fonte: A Tarde

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores