Levantamento da HSR Health ouviu 257 médicos de todo o País em 19 especialidades.
Como os laboratórios farmacêuticos podem auxiliar no momento da pandemia? Para os médicos, a contribuição passa pela doação de insumos, acesso à informação, chegando, claro, à pesquisa e descoberta da vacina e/ou medicamentos para a Covid-19. Para entender a percepção médica sobre iniciativas da indústria farmacêutica durante o período de pandemia, a HSR Health, empresa da holding HSR Specialist Researchers, promoveu o estudo Iniciativas para Laboratórios Farmacêuticos Frente à Covid-19. Para 50% dos entrevistados, pesquisa e tecnologia são as principais formas de laboratórios farmacêuticos atuarem e auxiliarem neste momento.
“O estudo teve como objetivos avaliar, por meio da classe médica, a performance de laboratórios farmacêuticos por meio de iniciativas realizadas durante a pandemia, bem como o quanto essas iniciativas ainda são gaps de oportunidades em tempos de Covid-19 e quais os principais formas de os laboratórios auxiliarem no momento da pandemia”, explica Bruno Mattos, diretor da HSR Health e responsável pela pesquisa.
De acordo com 50% dos médicos ouvidos pelo estudo, neste momento, os laboratórios farmacêuticos deveriam focar seus esforços em pesquisa e tecnologia, notadamente na descoberta de vacina e medicamentos para a Covid-19 (38% dos entrevistados). Nesse mesmo item (pesquisa e tecnologia), as empresas, segundo os especialistas, auxiliariam no tocante a apoio a pesquisas, aumento de testes clínicos para a vacina, compartilhamento de ideias e experiências entre si para alcançar um propósito único, entre outros. Para 33% dos ouvidos, deve haver mais doação por parte das farmacêuticas. Já 32% dos consultados acreditam que deva haver mais acesso à informação.
O estudo também fez um mapeamento das iniciativas das empresas. Perguntados sobre quais seriam os laboratórios com maior reconhecimento em iniciativas frente à Covid-19, na ordem, ficaram Pfizer (o mais forte candidato na descoberta de uma vacina ou de um medicamente), Novartis, GSK, Sanofi e Bayer. Para se chegar a essa conclusão, os médicos analisaram itens como divulgação de informações, superação de expectativas no auxílio ao combate, suporte remoto ao médico, fornecimento de informações para o tratamento, investimento em pesquisa e doações ao combate à doença. Dos 18 laboratórios avaliados, a Pfizer obteve a melhor avaliação dos médicos em todos os critérios. “Segundo os profissionais ouvidos, essas empresas estão criando caminhos, além de estarem, para os médicos, mais próximos e atuantes para resolver essa questão.”
Na pesquisa, os entrevistados apontaram quais seriam os gaps de oportunidades a serem explorados pelas empresas. Quais, na ótica deles, seriam as ações mais emergenciais no combate à Covid-19. Para 59%, fazer doações para o combate da doença seria a principal lacuna a ser atendida. Em seguida, apontaram o auxílio no combate à Covid-19 (55%); oferecer informações para o tratamento de pacientes (45%); investir em pesquisa (44%); descobrir a vacina ou medicamento para o tratamento (40%); oferecer suporte remoto a médicos durante o período de pandemia (39%); e divulgar informações relevantes sobre a doença (35%).
Metodologia – Para realizar a pesquisa Iniciativas para Laboratórios Farmacêuticos Frente à Covid-19, a HSR Health ouviu online 257 médicos, homens e mulheres, entre os dias 21 e 30 de abril, em todas as regiões do País. Foram profissionais de 19 diferentes especialidades, com formação média de mais de 14 anos, com atuação em consultórios e hospitais públicos e privados. “Vale destacar que esse perfil de consultados é muito difícil de se conseguir entrevistar, ainda mais nesta época, por isso a amostra está muito robusta”, conclui Bruno Matos.
Sobre a HSR Health
Instituto especialista em pesquisa de mercado nos ramos farmacêutico, hospitalar, saúde pública e suplementar. Pertence ao maior grupo independente de pesquisas de mercado da América Latina, a HSR Specialist Researchers.
Sobre a HSR Specialist Researchers
A HSR Specialist Researchers é a maior empresa independente de pesquisas de mercado do Brasil. Reúne em sua estrutura um grupo de profissionais de nível sênior, especialistas em diversas áreas de pesquisa de mercado, que contam com a estrutura robusta da HSR e inovação tecnológica para gerar inteligência aos negócios dos clientes.