sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » Espírito Santo sedia seminário para discutir a reorganização do sistema de saúde

Espírito Santo sedia seminário para discutir a reorganização do sistema de saúde

Promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), evento abordou o papel dos hospitais na construção de um modelo de atenção com foco na entrega de valor para o paciente.

Vitória, abril de 2019 – O Seminário Pré-Conahp trouxe para Vitória (ES) especialistas de todo o Brasil para discutirem o papel dos hospitais na construção de um modelo de atenção com foco na entrega de valor para o paciente. As discussões foram pautadas em torno da relação entre desfechos clínicos, experiência do paciente e custo dos serviços relacionados aos resultados obtidos. O evento, realizado ontem (24) no Sheraton Vitoria Hotel (ES), foi promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).

O vice-presidente do Conselho de Administração da Anahp, Ary Ribeiro, e o presidente do Comitê Científico do Conahp 2019, Mohamed Parrini, abriram o encontro explicando o conceito da saúde baseada em valor. Em sua fala, Ribeiro reforçou a importância de estimular a reflexão dos gestores. “A temática do seminário, saúde baseada em valor, foi proposta para refletirmos o papel dos hospitais como agregador – sendo um elo na cadeia de assistência de saúde, estimulando a mudança de práticas para gerar valor aos usuários”, explicou. Já Parrini alertou que somente as instituições que considerarem o paciente como protagonista, no centro de tudo, irão sobreviver. O especialista também reforçou que o papel do setor é discutir temas benéficos para a população e que geram riscos para cadeia do sistema de saúde a médio e longo prazo.

O segundo debate do seminário foi sobre a experiência do paciente. Mônica Rosenberg, que vivenciou o processo de internação de seu marido e, a partir daí, passou a trabalhar com o tema, compartilhou a sua experiência apontando os benefícios na relação entre o usuário e a instituição de saúde. “Valor é o que o paciente percebe sobre os investimentos. Se este dinheiro gasto não foi percebido, foi jogado fora”, concluiu. Também fizeram parte da discussão o superintendente do Hospital Marcio Cunha, Mauro Oscar, a diretora clínica do Hospital Metropolitano, Lia Canedo, o diretor presidente do Hospital Santa Genoveva, Gilson Fayad, e o diretor presidente do Hospital Meridional, Antônio Alves Benjamim Neto – que relataram as iniciativas que cada instituição promove.

Outro destaque do Seminário Pré-Conahp foi a mesa redonda a respeito da implementação de novos modelos assistenciais baseados na entrega de valor para o paciente bem como a sua relação com a sustentabilidade econômica das instituições. Compuseram a mesa, o diretor de unidades externas do Hospital Sírio-Libanês, Fábio Patrus, a gerente de segurança assistencial do Hospital Madre Teresa, Flávia Roza, o diretor executivo da Unidade Vergueiro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Luiz Henrique de Almeida Mota, e o superintendente do Hospital Marcio Cunha, Mauro Oscar.

A interoperabilidade tecnológica na saúde e o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também foram discutidos. Participaram do debate, o diretor de operação do Hospital Mater Dei, José Henrique Salvador, a gestora executiva e de qualidade do Hospital Albert Sabin, Lílian Carvalho, o diretor do Hospital Monte Sinai, José Mariano, e o gerente de TI do Hospital Moinho de Ventos, Vitor Ferreira. “Com o avanço da tecnologia e os novos modelos de atendimento à saúde, a lei de proteção de dados precisa ser entendida nas organizações. As empresas precisam estabelecer pontos principais sobre os sistemas eletrônicos: pensar na arquitetura e armazenamento, e na segurança e educação de colaboradores e pacientes para tratar as informações de forma responsável e transparente”, explica Mariano.

Marcaram presença no evento quase 40 estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), instituição referência em educação na sociedade capixaba. Para o diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, a participação dos futuros profissionais da área da saúde nesse tipo de discussão é extremamente relevante. “A entrega de valor na assistência dos pacientes é um tema muito importante para esses novos profissionais que estão em formação. A Anahp, como instituição que representa o setor, tem uma missão com o futuro da saúde no Brasil”.

O Seminário Pré-Conahp antecipa os principais temas que serão discutidos no maior congresso da área de saúde no Brasil, o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) 2019 – organizado anualmente pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Este ano, o evento acontecerá entre 26 e 28 de novembro, no Transamerica Expo Center em São Paulo (SP).

Saiba mais sobre a saúde baseada em valor: a temática saúde baseada em valor surgiu em 2006, com o lançamento do livro “Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos”, de Michael Porter[i]. O conceito está baseado na relação de desfecho clínico do paciente sobre custo, que também engloba a redução do desperdício do sistema de saúde.

O desfecho clínico é um conjunto de indicadores de saúde que consegue bons resultados em várias dimensões, como por exemplo, na qualidade de vida, mortalidade, bem-estar emocional e psicológico. Ele é aferido em relação a uma trajetória ligada à uma condição de saúde e ao procedimento.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores