sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » Engenheiro químico tem papel fundamental no mundo pós-pandemia

Engenheiro químico tem papel fundamental no mundo pós-pandemia

Especialista da Facens explica porque profissional é indispensável neste cenário

Quando pensamos em como o mundo e nossa vida mudou desde o início da pandemia da covid-19, é impossível não pensarmos nos profissionais da linha de frente, principalmente, os da área saúde, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Contudo, há outro profissional que merece destaque no combate ao vírus e que a maior parte da população nem imagina a proporção da sua participação – o engenheiro químico.

Segundo Sandra Villanueva, coordenadora de Engenharia Química do Centro Universitário Facens , a presença dos engenheiros químicos, no combate à pandemia, está em diversos setores, como hospitalar, farmacológico e alimentício. “Como são profissionais que ficam nos bastidores, concentrados em pesquisas, poucos sabem da extensão do trabalho que eles realizaram, e ainda realizam, neste momento que vivemos. Mas, se hoje temos, por exemplo, álcool em gel com hidratantes e com prejuízo mínimo para a pele é por causa dos engenheiros químicos”, destaca Sandra.

Ainda de acordo com a coordenadora, os engenheiros químicos contribuem com novas alternativas de ventilação hospitalar, com o desenvolvimento de testes de covid-19, mapeamento de novas cepas, na descoberta de vacinas e medicamentos para tratamento de sequelas pós-covid. Além disso, o desenvolvimento de novos polímeros, utilizado na fabricação de face shields, seringas e tubos de ensaio também contaram com o suporte de profissionais da engenharia química, assim como o desenvolvimento de tecidos tecnológicos para máscaras e a criação e aprimoramento de sanitizantes anticoronavírus.

Villanueva ressalta que a participação de engenheiros químicos em todo processo de mudança da sociedade desde o início da pandemia é enorme, assim como a de outros tantos profissionais de diferentes setores, que também foram primordiais neste momento. “Como engenheira química, torço para que a percepção da importância e da vastidão do mercado de trabalho possa encorajar os jovens a investir nesta carreira”, completa Sandra.

Sobre a Facens

O Centro Universitário Facens é um Smart Campus, que alinha sua missão e projetos aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com todos os parceiros, colaboradores, professores e alunos, por meio de pesquisas e soluções para cidades inteligentes, humanas e sustentáveis, reconhecido e premiado dentro e fora do país. Considerada uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil, com nota máxima (5) do MEC, a instituição completa 45 anos de história em 2021, com foco no desenvolvimento cidadão e empreendedor de seus alunos, na busca constante por inovação social e tecnológica. Oferece 14 cursos de graduação e 19 de pós-graduação, abrangendo áreas como engenharia, arquitetura e urbanismo, tecnologia, entre outros. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, em um espaço verde com mais de 100 mil m², mais de 50 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. https://facens.br/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores