quarta-feira , 24 abril 2024
Capa » Notícias » EMS traz norte-americanos especialistas em terapia genética para Hortolândia

EMS traz norte-americanos especialistas em terapia genética para Hortolândia

Pesquisadores no comando de biofarmacêuticas voltadas para pesquisa e desenvolvimento de terapias inovadoras participam da última reunião do ano do Comitê Científico da farmacêutica.

São Paulo, 14 de dezembro de 2018 – A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, traz para Hortolândia dois especialistas internacionais, os norte-americanos Geoff Mackay e Matthew Kane – especialistas em terapia genética e celular-, para participar da última reunião do ano do Comitê Científico da empresa. O objetivo do encontro é discutir o que há de mais atual sobre inovação no mundo e os próximos passos da companhia no que se refere ao desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.

A EMS trouxe os palestrantes para o Brasil para participarem do programa “Fronteiras na inovação em medicina translacional”, organizado periodicamente pela empresa, cujo foco da discussão na edição de 2018 foi a terapia genética em oncologia e reposição enzimática. Os especialistas discorreram sobre o tema para uma plateia de cientistas, pesquisadores, médicos e profissionais da saúde nos dias 12 e 13 de dezembro, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), respectivamente.

Ambos os especialistas estão no comando de biofarmacêuticas dos Estados Unidos voltadas para pesquisa e desenvolvimento de terapias inovadoras e apresentaram seus projetos aplicados à oncologia e à reposição enzimática utilizando tecnologias proprietárias para a edição genética.

Geoff MacKay, presidente e CEO da AVROBIO, discursou sobre o tema “The Emergence of Ex Vivo Gene Therapy” (A emergência da terapia gênica ex vivo); e Matthew Kane, presidente e CEO da Precision Biosciences, falou sobre o tema “Translating Genome Editing into Greatly Needed Produtcts” (Traduzindo edição de genoma para produtos de grande necessidade).

A AVROBIO desenvolve terapias genéticas baseadas em lentivírus. Trata-se de uma empresa com produtos já em estágio clínico que representam terapias disruptivas com potencial de curar a doença dos pacientes em uma única dose. O foco principal dos desenvolvimentos clínicos atuais são as doenças de Fabry, Gaucher e Pompe, bem como a cistinose.

Já a Precision Biosciences desenvolveu a tecnologia proprietária de edição de genoma chamada ARCUS, que utiliza um tipo específico de endonuclease. As aplicações são em imunoterapias baseadas em células visando o tratamento do câncer e doenças genéticas. Essa tecnologia tem o potencial de inserir um gene ausente ou remover um gene causador de doença, bem como corrigir erros de tradução gênica.

A terapia genética é um método de tratamento realizado por meio da inserção de determinados genes nas células e tecidos de um paciente com doenças hereditárias e visa substituir ou reparar alelos defeituosos. “Seria como trocar um fragmento de DNA que não expressa um gene importante para o organismo por outro que expresse o gene de interesse, de modo a garantir o bom funcionamento desse organismo ou mesmo de curar uma doença”, explica Daniel Salazar, Vice-Presidente Técnico-Científico da EMS.

Com o método, segundo a American Society of Gene & Cell Therapy, atualmente, tratamentos estão sendo desenvolvidos para uma série de condições médicas, como câncer, hemofilia e doenças neurodegenerativas como Mal de Parkinson e Doença de Huntington, entre outros casos.

A AVROBIO e a Precision estão no portfólio de investimentos da Brace Pharma, braço de inovação radical (disruptiva) da EMS nos Estados Unidos. Por meio da Brace, a empresa investe no desenvolvimento de terapias inovadoras para doenças com um alto grau de necessidade médica não atendida e com opções de tratamento insuficientes.

A EMS, com a Brace Pharma, é a primeira companhia brasileira a apostar em inovação disruptiva no mercado norte-americano – os EUA são o país responsável por mais de 70% do desenvolvimento de medicamentos inovadores no mundo. Mais de 1 bilhão de reais têm sido investidos pelo laboratório para oferecer aos pacientes o acesso a tratamentos médicos inéditos, promovendo saúde e maior qualidade de vida.

Perfil dos especialistas:

Matthew Kane é cofundador da Precision Biosciences, e foi presidente, CEO e diretor da empresa desde a sua fundação, em 2006. Kane possui quase vinte anos de experiência no setor de ciências da vida, a maioria dos quais dedicou-se a trabalhar especificamente na edição de genoma. Também liderou a Precision desde o início, abrangendo o desenvolvimento da ARCUS, financiamento de capital e acordos de colaboração e desenvolvimento, litígios críticos em patentes e crescimento de funcionários, tudo isso estabelecendo e mantendo uma cultura focada em inovação, responsabilidade e respeito. Antes de vir a ser o cofundador da Precision, Kane passou pela Suros Surgical Systems. Tem formação em engenharia mecânica e é mestre em engenharia biomédica pelo Instituto Rose-Hulman Institute of Technology. Também possui MBA pela Duke University.

Geoff MacKay é presidente e CEO da AVROBIO, líder em terapias genéticas baseadas em lentivírus. McKay também foi CEO da eGenesis Inc., empresa que aplica a edição do gene CRISPR-Cas 9 no campo da xenotransplantação. Antes disso, passou 11 anos como presidente e diretor executivo da Organogenesis Inc., transformando a empresa na principal companhia de medicina regenerativa do mundo, medida por aprovações da FDA, pacientes tratados e receita. O executivo ocupou diversos cargos de liderança na Novartis AG, como Vice-Presidente e Chefe de Unidade de Negócios, Transplante e Imunologia na Novartis Canadá, Vice-Presidente de Engenharia de Tecidos na Novartis USA, Chefe de Imunologia Global de Vendas e Transplantes com sede em Basel, Suíça. Também foi Gerente de Vendas e Marketing da Novartis Biotech Europe.

Sobre a EMS:

Maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento, pertencente ao Grupo NC. Com cinco mil colaboradores e mais de 50 anos de história, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em São Bernardo do Campo, em Jaguariúna e em Hortolândia (SP), onde funciona o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores e mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; conta com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo; e se instalou em 2017 em Brasília (DF). A EMS exporta para mais de 40 países – www.ems.com.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores