quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Empresa do DF é a primeira a ser autorizada pela Anvisa a comercializar autotestes de covid no país

Empresa do DF é a primeira a ser autorizada pela Anvisa a comercializar autotestes de covid no país

Exame inédito, importado pela CPMH, é indicado para pessoas com sintomas ou que tiveram contato com o vírus com resultado em apenas 15 minutos

Na última quinta-feira (17 de fevereiro), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após análise dos requisitos de segurança, eficácia, usabilidade e gerenciamento de riscos, aprovou o primeiro autoteste de covid no Brasil: O Novel Coronavirus (Covid-19) Autoteste Antígeno (CPMH), importado pela empresa brasiliense CPMH Produtos Hospitalares.

Conforme a decisão, o produto, produzido pela empresa chinesa Bioscience(Tianjin) Diagnostic Technology Co.,Ltd, atende aos critérios técnicos de qualidade e desempenho definidos pela agência reguladora e pelo INCQS (Fiocruz). O modelo permite o resultado em 15 minutos e poderá ser utilizado como mais uma ferramenta para o enfrentamento da pandemia do novo coronavirus.

O Autoteste Novel (CPMH) pode ser utilizado entre o 1° e o 7° dia do início de sintomas (como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo, por exemplo). Caso não haja sintomas, ou nos casos que se tenha contato com alguém que testou positivo, é recomendado que se aguarde pelo menos cinco dias para realizar a autotestagem.

A previsão é de que nos próximos dez dias, o autoteste, que está sob processo de importação e sujeito a trâmites sanitários e da receita, estará disponível para as principais redes de farmácias, lojas de artigos médicos e e-commerce no país para facilitar o acesso pela população ao novo produto de forma ágil e, com isso, transformá-lo em mais um importante instrumento no combate à pandemia causada pelo Covid. A empresa tem capacidade de 20 milhões de autotestes em um atendimento imediato no Brasil.

“É importante ressaltar que o autoteste não define diagnóstico: o resultado possui caráter meramente orientativo ao paciente, que deve buscar confirmação por meio de um atendimento especializado de profissionais de saúde devidamente autorizados pelos órgãos competentes”, garante Rander Avelar, responsável técnico da CPMH

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores