quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » DSM anuncia a sucessão de CEO global

DSM anuncia a sucessão de CEO global

O Conselho de Supervisão da Royal DSM, uma empresa global baseada em ciência em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, anuncia o próximo sucessor do CEO Feike Sijbesma, que passará suas responsabilidades para seus colegas do Conselho de Administração, Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, como co-CEOs, em fevereiro de 2020 e dará suporte para uma transição tranquila até maio de 2020.

Feike Sijbesma: transformando a DSM há mais de uma década    

Depois de 20 anos no Conselho de Administração e quase 13 anos como CEO, Feike Sijbesma decidiu deixar o cargo de CEO e entregar a liderança da empresa, enquanto ele prossegue com outras funções pessoais e de negócios. Feike Sijbesma passará formalmente suas responsabilidades como CEO em 15 de fevereiro de 2020 a seus sucessores, Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, mas permanecerá como colaborador da DSM, para assegurar uma transição mais tranquila nos próximos cinco meses, até 1º de maio de 2020. Feike anunciará seus novos compromissos e papéis posteriormente.

Sob a liderança de Feike Sijbesma, a DSM passou por uma transformação significativa, de uma empresa essencialmente de produtos químicos para uma empresa focada em Nutrição, Saúde e Vida sustentável, gerando retorno total para os acionistas de cerca de 400%. Durante mais de uma década, a DSM expandiu significativamente seus negócios de nutrição, alienou suas atividades químicas não essenciais e atualizou o portfólio de materiais. Além de focar no desempenho de negócios e na disciplina financeira, sob a liderança da Feike, a DSM se reposicionou na empresa baseada em ciência de sucesso que é hoje: movida por propósitos e motivada pelo desempenho, colocando a inovação e a sustentabilidade no âmago da empresa e de sua estratégia. Hoje, a DSM é uma empresa verdadeiramente global, com uma base de colaboradores e liderança diversificada e engajada, que gera valor para todos os públicos de interesse.

Feike Sijbesma: “Foi um grande privilégio servir a DSM por tanto tempo. Sou profundamente grato ao nosso Conselho, a todos os meus colegas e parceiros de negócios do DSM por trabalharem juntos e por seu enorme compromisso e contribuição. Agradeço também a nossos clientes e acionistas por sua confiança e lealdade. E por último, mas não menos importante, sinto-me honrado por ter tido a oportunidade de servir à sociedade criando valor em três dimensões simultaneamente: pessoas, planeta e lucro. Anunciarei meus novos compromissos posteriormente e continuarei com minha paixão por promover soluções para tópicos globais. Estou contente de o Conselho de Supervisão ter escolhido meus colegas Geraldine e Dimitri como meus sucessores. A nomeação deles é muito justa e reflete a natureza colaborativa de nosso negócio. Desejo-lhes muito sucesso no futuro.

Em nome de todos na DSM, Rob Routs, Presidente do Conselho de Supervisão: “Somos muito gratos pela enorme contribuição de Feike para a DSM durante seus 32 anos de carreira na empresa e, mais especificamente, nos últimos 13 anos como CEO. Sob a liderança visionária de Feike, a DSM se transformou em uma empresa saudável, de alto desempenho, sustentável e inovadora. Feike demonstrou que uma empresa pode proporcionar retornos financeiros e de sustentabilidade, ao mesmo tempo em que cria valor e propósito para todos os públicos de interesse. Todos nós desejamos a Feike o melhor para o seu futuro”

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze: continuando a jornada da DSM   

Após um processo minucioso e externo de análise comparativa, incluindo consultoria e contribuição de uma empresa de pesquisa internacional, o Conselho de Supervisão decidiu nomear Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, os dois colegas de Feike Sijbesma no Conselho de Administração, para uma dupla liderança como Co-CEOs. Juntos, eles manterão o foco no desempenho de negócios, disciplina financeira, inovação, sustentabilidade e pessoas, à medida que a DSM continua sua jornada. Essa estrutura de dupla liderança tem como fundamento a longa história de colaboração entre eles, que tem sido observada intensamente pelo Conselho de Supervisão e espera-se que crie uma base sólida para o crescimento lucrativo contínuo. Em conjunto com a função de Co-CEO, Geraldine Matchett manterá suas responsabilidades como CFO e Dimitri de Vreeze manterá as responsabilidades como COO.

Como co-CEO, Geraldine se concentrará na gestão financeira e comunicação no mercado de capitais, alocação de capital, desenvolvimento de talentos e cultura, bem como em estratégia digital e novas formas de trabalhar. Dimitri se concentrará na entrega operacional, SHE (sigla em inglês para Segurança, Saúde e Meio Ambiente), foco no cliente, promoção do crescimento e da eficiência, além de programas de inovação e Pesquisa e Desenvolvimento. Juntos, eles serão responsáveis pelo desempenho da empresa e promoverão a estratégia movida por propósitos e motivada pelo desempenho, e a agenda de fusões e aquisições.

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze demonstraram forte liderança ao trabalhar com Feike Sijbesma na definição da empresa ao longo dos anos. Suas habilidades são altamente complementares e sua liderança combinada lhes permitirá aproveitar seus respectivos pontos fortes no ambiente colaborativo da DSM.

Geraldine Matchett ingressou na DSM como CFO e membro do Conselho de Administração em 2014. Dimitri de Vreeze ingressou na DSM em 1990, ocupou várias funções de negócios e é membro do Conselho de Administração desde 2013.

Para facilitar uma transferência e continuidade tranquilas da nova estrutura de liderança de Co-CEOs, o Conselho de Supervisão solicitará aos acionistas na Assembleia Geral, em maio de 2020, que indiquem novamente o Presidente Rob Routs para um mandato final de dois anos.

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze: “É uma grande honra servir a DSM. Estamos entusiasmados por combinar nossos pontos fortes como co-CEOs, para garantir a continuidade da jornada bem-sucedida da DSM, criar vidas mais brilhantes para todos e liderar nossa empresa inovadora, baseada na ciência, que tem a sustentabilidade como sua essência. Estamos convencidos de que juntos podemos oferecer sucesso contínuo para a empresa. Feike demonstrou uma liderança extraordinária e estamos ansiosos para aproveitar ainda mais o seu legado”.

Rob Routs, Presidente do Conselho de Supervisão: “Após criteriosa consideração, concluímos que temos os melhores candidatos internamente. Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, juntamente com Feike Sijbesma, conduziram a transformação e o sucesso do negócio de uma maneira altamente colaborativa e eficaz, criando um valor considerável para todos os públicos de interesse. O Conselho de Supervisão os viu trabalhando juntos e acredita que a estrutura de Co-CEO garantirá o desenvolvimento contínuo bem-sucedido da DSM, com crescimento lucrativo, cumprindo sua promessa de ser empresa inovadora com base na ciência, com impacto positivo no mundo.  Juntos, Geraldine e Dimitri têm uma riqueza de conhecimentos e experiências, que estão dispostos a compartilhar para garantir que a DSM continue sendo uma empresa líder. Como Geraldine e Dimitri trabalham há tanto tempo juntos com Feike e definiram nossa estratégia atual juntos, teremos uma transição tranquila no próximo período e esperamos continuar trabalhando juntos com eles”.

Maurício Adade, presidente da DSM para a América Latina: “Feike não apenas transformou a DSM nos últimos 12 anos, ele também ajudou a transformar vidas ao direcionar a estratégia da companhia para uma agenda baseada na sustentabilidade, na inovação e no incansável combate à má nutrição. Isso permitiu que a DSM liderasse grandes projetos de transformação social, como é o caso do Africa Improved Foods, do qual me orgulho ser presidente de Conselho. Tenho absoluta certeza de que Geraldine e Dimitri serão muito bem-sucedidos ao assumir e perpetuar esse legado deixado por Feike. Aos colaboradores da América Latina, transmito minha total confiança de que essa transição foi uma escolha muito acertada e positiva para a companhia.”

Clique aqui para ouvir uma mensagem gravada de Feike Sijbesma, Rob Routs, Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze.

DSM – Bright Science. Brighter Living.™ A Royal DSM é uma empresa global, baseada em ciência e movida por propósitos, atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. A DSM aborda alguns dos maiores desafios do mundo com seus produtos e soluções, ao mesmo tempo em que cria valor econômico, ambiental e social para todos os públicos de interesse – clientes, colaboradores, acionistas e sociedade em geral.   A DSM oferece soluções inovadoras para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações ecológicos, e nova mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas geram vendas líquidas anuais de cerca de € 10 bilhões, com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está listada na Euronext Amsterdam. Mais informações podem ser encontradas em www.dsm.com.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores