Capa » Notícias » Dia do Químico: é preciso investir nesses profissionais para o Brasil progredir

Dia do Químico: é preciso investir nesses profissionais para o Brasil progredir

Especialistas e empresas ainda se concentram no Sul e no Sudeste, mas é possível expandir o setor para todo o Brasil

Os profissionais químicos, profissão celebrada no dia 18 de junho, atuam em áreas estratégicas para o país: trabalham na cadeia produtiva do petróleo, em indústrias alimentícia, farmoquímica, entre outras. São responsáveis por movimentar os investimentos em educação, ciência e tecnologia – ativos que têm trazido resultados cada vez mais satisfatórios em nível nacional. O setor químico brasileiro segue, há dois anos, batendo recordes de faturamento. Em 2021, a área arrecadou R$ 767 bilhões. Já em 2022, o valor teve uma alta de 24%, alcançando R$ 969,64 bilhões, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). No entanto, para que esta categoria se torne ainda mais forte, é necessário investimento tanto nas indústrias quanto na formação de mão de obra qualificada.

Das mais de 46 mil empresas identificadas pelo Conselho Federal de Química (CFQ) em 2021, quase 20 mil estavam no Sudeste, principalmente em São Paulo e Minas Gerais. Os dois estados contam, juntos, com 108.365 químicos – metade dos profissionais no país, que ao todo possui 216 mil.

Potencial para expandir

De acordo com Marcelo Mansur, CEO da Nortec Química, maior fabricante de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) da América Latina, essa concentração de profissionais e indústrias sinaliza também um potencial para expansão da produção brasileira.

“Com tantas indústrias concentradas no Sul e Sudeste, podemos pensar em estratégias para alcançar outras regiões e investir na mão de obra brasileira. Isso precisa ser acompanhado pela capacitação dos profissionais a fim de que eles possam lidar com novas tecnologias e tendências de mercado”, comenta Marcelo.

Pela área apresentar um caminho de crescimento e investimentos constantes, Mansur também destaca a importância de ter, no país, um parque industrial da saúde:

“Já estamos em conversas positivas com o Governo Federal para avançar no projeto. Além da estrutura, precisaremos de muitos profissionais qualificados para fazer parte deste processo. No setor farmoquímico, por exemplo, estamos investindo para aumentar a produção de IFAs, em inovação e expandindo em atuação”, detalha.

Líder de inovação

Em pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística – divulgada em dezembro de 2022, o setor de produtos químicos foi o que mais inovou. O resultado mostrou que ele lidera o ranking de inovação das indústrias com uma taxa de 87%, ultrapassando outros grupos de peso como informática, eletrônicos e ópticos, que juntos representam 86,5%.

Ainda no setor químico, foi constatado que o investimento em pesquisa e desenvolvimento esteve presente em mais de 60% das indústrias, principalmente em produtos e nas áreas de farmacêutica e farmoquímica.

“A carreira do químico pode ser muito próspera, mas talvez ela ainda não seja tão popular como ocorre com outras profissões, a exemplo da medicina, engenharia civil e advocacia. Aproximar as escolas e as faculdades da indústria química é, ao mesmo tempo, abrir um campo de possibilidades para os estudantes. É algo que pode ser feito tanto pelo poder público quanto privado. Aqui mesmo na Nortec, temos o hábito de receber turmas que querem compreender como funciona uma indústria do setor. O importante é que possamos agir em conjunto para cada vez mais valorizar os profissionais e investir na tecnologia do país”, completa Marcelo.

Sobre a Nortec Química     

A Nortec Química é a maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, investindo em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação em seus processos. A Companhia é a única produtora de Benznidazol no Brasil, IFA utilizado no tratamento da Doença de Chagas e é a maior produtora de Antirretrovirais do Ocidente. A relevância da Nortec Química no cenário mundial permanece com o aumento da capacidade produtiva e na atuação em P&D com o projeto de instalação da Primeira Planta para Drogas de Alta Potência, contribuindo com soluções tecnológicas para a melhoria do bem-estar, da vida e da saúde das pessoas. A empresa foi fundada na década de 80 em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.  

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores