sábado , 20 abril 2024
Capa » Logística » De embalagens térmicas específicas a caminhões refrigerados, saiba como funciona o transporte de vacinas no Brasil

De embalagens térmicas específicas a caminhões refrigerados, saiba como funciona o transporte de vacinas no Brasil

Tecnocold Vacinas, do Grupo Mafra, chegará à marca histórica de mais de 30 milhões de doses distribuídas em 2020

O Brasil é um país com mais de 8,5 milhões de Km2, um gigante territorial com variações climáticas significativas além de grandes obstáculos na infraestrutura, o que representa grandes desafios para a logística de distribuição das vacinas. Mais de 25% das vacinas em todo o mundo chegam ao destino degradadas, devido a falhas na armazenagem ou transporte, segundo dados da OMS.

O processo exige uma série de alvarás e autorizações no Brasil de órgãos da saúde. Apenas após diversos testes e com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Vigilância Sanitária Estadual, a autorização de funcionamento da Prefeitura, alvará do corpo de bombeiros (AVCB) e aprovação de responsabilidade técnica pelo CRF (Conselho Regional de Farmácia), a empresa estará apta a receber e distribuir vacinas no Brasil.

A Tecnocold Vacinas, empresa do Grupo Mafra especializada em transporte de imunobiológicos e maior distribuidora de vacinas em território brasileiro no setor privado, explica o complexo processo que envolve toda a rede de distribuição.

“A geografia diversa, operações logísticas, armazenagem e condições de trajeto e clima, tudo isso influencia em como os produtos chegam ao consumidor final. Além disso, vacinas exigem câmaras frias e estabilidade climática, assim como um transporte validado para que o produto chegue com qualidade em seu destino”, afirma André Almeida, Gerente Nacional de Vendas da Tecnocold Vacinas.

Ele comenta ainda que períodos de grandes dificuldades logísticas como em maio de 2019, na greve dos caminhoneiros e, esse ano, com toda a malha aérea extremamente comprometida pela pandemia, o cenário foi ainda mais desafiador. “Por isso, nestes momentos, uma cadeia de logística sincronizada e de qualidade faz toda a diferença”, explica.

Com estoques estrategicamente instalados em Goiás, Paraná e Distrito Federal, a Tecnocold Vacinas esse ano chegará à marca histórica de mais de 30 milhões de doses distribuídas e é a primeira distribuidora especializada em vacinas a validar toda a cadeia em seus fornecedores, laboratórios, multinacionais, com rigoroso programa de auditoria e compliance.

Confira abaixo as etapas essenciais deste processo:

  • Recebimento

As vacinas são recepcionadas por equipe especializada em nossos Centros de Distribuição, oriundas diretamente da indústria. Nesta etapa são verificados diversos aspectos relacionados as condições de transporte e acondicionamento, tais como: condições de temperatura e integridade das vacinas, inviolabilidade das embalagens, checagem de lote/validade para garantia da rastreabilidade até ao cliente.

  • Armazenagem

Para armazenar as vacinas, utiliza-se uma infraestrutura especializada, com câmaras frias monitoradas 24 horas por softwares e alarmes de temperatura. Caso falte energia, por exemplo, os geradores são acionados automaticamente para que os produtos permaneçam acondicionados nas condições de temperatura conforme padrões estabelecidos pelos fabricantes.

  • Embalagem

Utilizam-se embalagens qualificadas de alto padrão, que garantem estabilidade térmica de 24 a 72 horas, de acordo com o prazo de entrega para cada região. As vacinas são acondicionadas em embalagens de EPS (poliestireno expandido) de parede dupla que, juntamente com elementos refrigerantes, constituem um sistema passivo de excelente performance de isolamento térmico, fabricadas e adquiridas de fornecedores homologados pela área de Garantia de Qualidade do Grupo Mafra, de forma a prover climatização necessária para que o transporte das vacinas ocorra dentro dos padrões preconizados pelo fabricante e assim, seja garantida sua eficácia e segurança.

  • Transporte

Para o transporte de vacinas as premissas são: segurança e integridade. O meio de transporte precisa garantir que as vacinas cheguem sem nenhuma interferência do ambiente externo na temperatura, seja através de caminhões refrigerados com temperatura entre 2°C e 8°C ou nas embalagens qualificadas.

  • Distribuição final

Após todo o caminho percorrido, a entrega acontece para as principais clínicas, laboratórios, farmácias e hospitais de todo o Brasil, suportados pelos centros de distribuição, que cobrem todo o território nacional e estão estrategicamente localizados junto ao mercado consumidor, reduzindo significativamente gaps no tempo de entrega, garantindo assim toda a rastreabilidade e qualidade dos produtos, em toda a cadeia logística até a ponta final.

Para a realização deste processo, a Tecnocold Vacinas conta com pessoal altamente qualificado e especializado em imunobiológicos. Tem por trás o Grupo Mafra considerado o maior ecossistema em cuidado do Brasil que garante expertise em toda cadeia da saúde e atualização permanente da tecnologia. “No passado, as vacinas só podiam percorrer distâncias limitadas pois não havia condições de transporte seguras. Hoje, graças à logística especializada, a imunização é possível para toda a população” pontua o gerente.

Sobre o Grupo Mafra

Fundado em 1996, o Grupo Mafra é líder na fabricação e distribuição de materiais e medicamentos hospitalares, com produtos e soluções presentes em mais de 97% dos leitos do país. Com capital 100% nacional, a empresa atua com frota própria e possui mais de 20 unidades operacionais e Centros de Distribuição em todas as regiões do território brasileiro. São mais de 3.500 funcionários diretos.

Com o propósito de cuidar de cada vida, através da simplificação da gestão de materiais e medicamentos fornecidos e dos serviços prestados, a companhia é a principal credenciada para representação de laboratórios e fabricantes de referência mundial no Brasil, além de atuar de forma integrada desde a fabricação até a entrega ao cliente final, o que reforça seu compromisso em ser a melhor empresa na oferta de soluções confiáveis, ágeis e inovadoras para o mercado da Saúde.

O Grupo Mafra é composto pelas empresas: Mafra Hospitalar, Expressa Distribuidora, Health Log, Tecnocold Vacinas, Diagnóstica Cremer, Byogene, Biogenetix e Vitalab e dona de marcas conhecidas como a Cremer, Flexicotton a Topz e a Embramed.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores