MérieuxNutriSciense oferece portfólio completo de análises para atender as demandas das empresas do segmento.
O mercado de agroquímicos é um dos que mais cresce no Brasil. Somente entre os anos de 2015 a 2017, o setor movimento cerca de US$ 9 bilhões ao ano. O país detém uma fatia de 15% do segmento à nível global.
Com a demanda crescente, a busca por novas moléculas elava-se proporcionalmente, por isso, cada vez mais, as empresas do setor buscam por laboratórios que realizam estudos do comportamento ambiental dos agroquímicos. O objetivo é seguir as normas vigentes para obter o registro dos produtos no território nacional e analisar a interação do produto no ambiente. As análises de agroquímicos buscam entender interações entre os componentes e o meio ambiente, visando minimizar possíveis dados ambientais que possam ser causados. A atuação dos agroquímicos no ambiente depende dos processos de retenção, transferência, transporte e transformações, que ocorrem nas interações solo-água-planta-atmosfera.
Para estimar o potencial de risco dos agroquímicos dentro desse processo é necessária a realização de uma série de estudos e testes. A MérieuxNutriScience, um dos maiores grupos de laboratórios do mundo, oferece uma gama completa de estudos, que atendem as diretrizes de órgãos nacionais e internacionais, seguindo as premissas de Boas Práticas de Laboratório, sistema de qualidade que abrange o processo organizacional e as condições nas quais estudos não-clínicos de saúde e de segurança ao meio ambiente são planejados, desenvolvidos, monitorados, registrados, arquivados e relatados. Os princípios garantem e promovem a segurança, consistência, alta qualidade e confiabilidade dos dados gerados.
A empresa conta com uma unidade dedicada para a realização de estudo de agroquímicos, com laboratórios que unem tecnologia e inovação para realização de análises de alta complexidade. Entre os estudos oferecidos estão: Estudos de Transformação: transformação aeróbica e anaeróbica em solo, transformação aeróbica e anaeróbica em sedimento, mineralização aeróbica na superfície da água – simulação de biodegradação, hidrólise, fotólise em água, fotólise em solo, bioacumulação em peixes. Estudos de retenção: adsorção e dessorção em solos. Estudos de transporte: Lixiviação em colunas de solo e mobilidade em placas de solos. Estudos em culturas: dissipação no campo, metabolismo em planta, translocação em planta.
O escopo oferecido pela MérieuxNutriSciences é personalizado e se adequa as mais diversas necessidades dos clientes, sempre oferecendo soluções que auxiliam no desenvolvimento do negócio de cada empresa atendida.
Além disso, a companhia conta com uma equipe multidisciplinar com vasta experiência em diversos setores, desde a indústria até o campo, o que facilita o entendimento das mais diversas realidades de clientes e negócios atendidos.
Nos estudos feitos pela Mérieux, podem ser utilizados compostos radiomarcados ou não. Por isso, o laboratório utiliza várias técnicas analíticas como:
Análise por cintilação líquida – Técnica altamente seletiva muito utilizada em análise de caráter investigatório;
Cromatografia (líquida ou gasosa) – Técnica utilizada junto ou não à cintilação líquida que proporciona um aumento da performance.
Espectrometria de massa (MS ou MS/MS) – Técnica utilizada para confirmação ou também como caráter investigatório em casos de ausência de substância de referência.
A expertise da Mérieux NutriScience no setor de agroquímicos e vasta. A empresa já trabalho com mais de 500 compostos radiomarcados, realizou mais de mil estudos de comportamento ambiental e trabalhou diretamente com mais de 100 clientes ao longo de sua trajetória.