quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Boas Práticas » Controle de qualidade nas indústrias farmacêuticas
Controle de qualidade nas indústrias farmacêuticas
Foto: Divulgação

Controle de qualidade nas indústrias farmacêuticas

Poucos segmentos da indústria são tão sensíveis ao controle de qualidade (e aos seus efeitos nocivos quando há falhas) quanto o setor farmacêutico. Afinal, estamos falando de medicamentos, e, por consequência, da necessidade de integridade e segurança, desde a dosagem, procedência da matéria-prima, como também no processo de produção, com a identificação das embalagens por meio de códigos e números de série, estocagem, envio para o mercado e para o consumidor final.

Ou seja, quando pensamos em controle de qualidade dentro da indústria farmacêutica, precisamos analisar três frentes principais:

– Matérias-primas e suas procedências
– Controle de produção e de embalagem
– Rastreamento para certificação de procedência e para evitar adulterações/falsificação.

É notório que, devido ao alto grau de compromisso das empresas do setor e às mudanças (e consequentes adequações) das normas regulatórias do Brasil (tendo à frente a Anvisa) e do exterior, atualizar-se e implementar boas práticas para um amplo controle de qualidade torna-se um desafio – um desafio que pode ser transpassado com mais assertividade por meio das tecnologias de precisão que se têm disponíveis no mercado.

E, quando falamos em tecnologias e soluções do mercado, e importantíssimo mencionar a FCE Pharma, principal evento de 2021 dentro do segmento farmacêutico e que marca o retorno das feiras e congressos presenciais no Brasil. Como de costume, o evento deste ano deve trazer, como uma das temáticas principais, o que há de mais importante em sistemas de visão para controle de qualidade, segmento no qual a SEA Vision vem se destacando há vários anos e que, após a incorporação da Lixis, ganhou ainda mais força por meio de uma importante expansão de portfólio no que tange a tecnologia de precisão.

Sendo assim, a empresa levará para a feira soluções que permitirão aos visitantes terem uma visão abrangente e precisa de como implementar um processo de controle de qualidade assertivo em suas linhas de produção, partindo desde processo produtivo, envase e embalagem, até a cadeia produtiva.

São soluções que cobrem aplicações de controle de qualidade – como controle e detecção de blisters, microfissuras em alumínio, codificação de caracteres e linhas de códigos de barras, gerenciamento de princípios ativos, inspeção cosmética de embalagens de uma forma geral e sistemas de contagem para controle de produtos 2D e 3D -, que estarão ao lado de tecnologias rastreabilidade (incluindo sistemas de serialização e agregação) e aplicações para a indústria 4.0, com valor agregado por meio de softwares que inserem inteligência e automação ao processo de controle em linhas de produção.

Na imagem, exemplo de aplicação para otimizar a segurança e controle no processo de fabricação: inspeção de código de barras e dados variáveis em alumínio de cobertura para blister
Crédito: Divulgação

“A FCE Pharma é uma feira muito importante para o nosso cliente, muito esperada por todos. Primeiramente, por se tratar do primeiro evento presencial do setor pós-pandemia, e, depois, por acontecer em um momento em que a indústria farmacêutica passa por importantes mudanças no que tange ao controle de qualidade e boas práticas de fabricação para seus processos. E, para esse quesito, a SEA Vision possui o mais amplo portfólio para atender às demandas por modernização e automação”, salienta Renata Garbim, Gerente Comercial da SEA Vision Brasil.

Visite a empresa na FCE Pharma para conferir todo o universo de tecnologias e soluções que a SEA Vision Brasil pode oferecer à sua empresa. Estande G075 no São Paulo Expo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores