quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Consulta Pública quer ouvir sociedade sobre incorporação de medicamentos para tratamento de melanoma no SUS

Consulta Pública quer ouvir sociedade sobre incorporação de medicamentos para tratamento de melanoma no SUS

Está aberta a Consulta pública 85 da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) sobre a inclusão de terapia-alvo (vemurafenibe, dabrafenibe, cobimetinibe, trametinibe) e imunoterapia (ipilimumabe, nivolumabe, pembrolizumabe) para o tratamento de primeira linha do câncer de pele melanoma avançado não-cirúrgico e metastático no Sistema Único de Saúde.

O processo está aberto a contribuições da sociedade até o dia 21 de janeiro. A população pode se manifestar pelo link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=53029

Desde 2010 o cenário do tratamento do melanoma metastático mudou radicalmente, mas as novidades não estão acessíveis a todos os pacientes brasileiros. “Temos drogas novas que conseguem diminuir o tumor, melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida. Em alguns casos, nós chegamos a considerar que alguns pacientes são curados de uma doença grave” afirma Rafael Schmerling, oncologista clínico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma.

Infelizmente, estes novos medicamentos são caros e só estão disponíveis na rede privada, para quem tem convênio ou consegue pagar o tratamento. “Os pacientes do SUS não têm acesso e, portanto, são tratados somente com quimioterapia. Os resultados são piores; a chance de a quimioterapia ajudar de verdade é muito remota”, completa o médico, que também é integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer.

Neste momento, a consulta pública está em andamento. Trata-se de uma decisão importante, que envolve custos e necessita de grande participação. Este é um processo democrático para a construção conjunta de políticas públicas entre o governo e a sociedade num sistema que permite que todo cidadão opine sobre determinados temas de importância. Os profissionais de saúde podem emitir parecer técnico e a população em geral deve também participar, com opiniões e relatos de experiências com estes medicamentos. O posicionamento é importante para que o governo tome ciência de que a sociedade está atenta.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores