sábado , 20 abril 2024
Capa » Notícias » Conheça o aparelho que identifica a fibrilação atrial, uma das principais causas do AVC

Conheça o aparelho que identifica a fibrilação atrial, uma das principais causas do AVC

Distribuído com exclusividade pela MedLevensohn no mercado brasileiro, device tem 98% de índice de acerto.

Alinhada a um dos principais temas do Congresso anual da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), o uso da tecnologia no mercado de saúde, a MedLevensohn estará presente no evento com o Microlife Afib, um aparelho revolucionário que é capaz de detectar a Fibrição Atrial (FA) em poucos minutos.

O funcionamento do device é bastante simples: por meio de uma aferição de pressão arterial, ele identifica a arritmia que mais ocasiona Acidente Vascular Cerebral (AVC) de causa tromboembólica. Segundo o Ministério da Saúde, o AVC é a segunda maior causa de mortes no Brasil, além de ser a doença que mais debilita pacientes.

Conforme explica o médico consultor da MedLevensohn, Alexandre Chieppe, a identificação prévia e o início do tratamento correto fazem com que as consequências da FA sejam totalmente evitáveis. Os episódios de AVC relacionados à FA tendem a ser mais graves, porque há maior chance de ocorrer um infarto associado. “Existe, também, acréscimo no risco de morte hospitalar e na recorrência da doença”, afirma o especialista.

O AVC pode deixar sequelas e limitações nos indivíduos e exige, muitas vezes, um longo período de reabilitação até que o paciente retorne às atividades cotidianas. Segundo o CEO da MedLevensohn, José Marcos Szuster, o Afib pode ser incluído na rotina de triagem, monitoramento e tratamento em emergências, em Unidades Básicas de Saúde (UBS), clínicas e hospitais.

Poucas situações na medicina são tão significativas quanto a detecção oportuna da FA, já que possibilita a correção de um fator de risco com muita rapidez. Em torno de 25% dos pacientes portadores de fibrilação atrial não apresentam nenhum sinal ou sintoma clínico, dificultando muitas vezes o correto diagnóstico. “Após o rastreio da FA, o paciente pode ser encaminhado a um especialista, que deve solicitar a realização de um eletrocardiograma, somente para confirmar o diagnóstico do Afib, e inicia-se, assim, o tratamento”, comenta Szuster.

Segundo Diego Hernandez, gerente de produtos da MedLevensohn, o aparelho é diferente do que os que se apresentam atualmente no mercado. “É fácil de ser usado, pequeno e mais barato do que uma máquina grande, além de poder ser utilizado como um adicional à aferição comum de pressão e temperatura, por exemplo, em triagens de hospitais”, afirma.

O 40º Congresso da Socesp será realizado entre 20 e 22 de junho, no Transamérica Expo Center. O estande da MedLevensohn é o de número 2 e fica na área de expositores, onde profissionais estarão disponíveis para atender aos congressistas. São esperados mais de 7 mil participantes durante os três dias do evento.Além do Microlife Afib, A MedLevensohn irá mostrar diversos outros produtos, como os testes rápidos de detecção de Dengue, Malária, HIV, Sífilis, Hepatites A e B, Troponina I Cardíaca e Influenza A e B (H1N1), e os monitores de Colesterol, Glicemia e Diabetes, por exemplo.

 

Serviço

40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp)

Data: 20 a 22 de junho

Local: Transamerica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – CEP 04757-020

Acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), Ponte Transamérica

Informaçõeshttp://socesp2019.socesp.org.br/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores