terça-feira , 16 abril 2024
Capa » Notícias » Conheça a importância da autoclave

Conheça a importância da autoclave

Aliada das clínicas de estética e saúde, a ferramenta garante a eliminação dos microrganismos contaminantes

Dentre os equipamentos médicos e hospitalares, existe um de extrema importância: a autoclave. Ela tem como objetivo esterilizar materiais que são utilizados em centros cirúrgicos ou clínicas de estéticas e bem-estar, como é o caso da Doctor Feet. “Através da utilização de calor úmido sob pressão, a autoclave nos permite garantir a eliminação dos microrganismos e possíveis contaminantes”, explica Maria de Lourdes Pinheiro, podóloga e coordenadora técnica da rede que é pioneira em podologia e venda de produtos ortopédicos. Segundo a especialista, o uso do maquinário traz maior segurança aos pacientes e também aos profissionais da área, que farão uso do material em condições ideais.

Os instrumentos utilizados nos tratamentos de podologia permanecem na autoclave por cerca de 75 a 90 minutos, tempo que leva para, através do contato com vapor de água em temperatura elevada, serem destruídos todos os agentes patogênicos. “Temperaturas muito altas impedem vários processos essenciais para a vida desses contaminantes, gerando por exemplo a coagulação e desnaturação de enzimas, o que torna a ferramenta estéril, apta a ser usada novamente com segurança”, explica Maria de Lourdes.

Segundo a especialista, antes de contratar um serviço de podologia ou até mesmo fazer as unhas nos salões de beleza convencionais, é interessante questionar como os materiais são esterilizados. Geralmente as autoclaves ficam expostas para os clientes, mas, em caso de dúvidas, não custa perguntar. “Itens como alicates, pinças e cortadores de unha, devem ser higienizados desta forma, caso contrário, podem transmitir fungos e até infecções sanguíneas ainda mais graves, caso haja lesões nas pele”, finaliza.

Sobre a Doctor Feet

Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de podologia e venda de produtos médicos/ortopédicos. Comemorando 23 anos de mercado, a marca conta com mais de 80 unidades, em 14 estados brasileiros. Informações: www.doctorfeet.com.br / Instagram: @doctor_feet / Facebook: /doctorfeet.podologia

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores