segunda-feira , 22 abril 2024
Capa » Feiras » Conexão Farma registra recorde de público

Conexão Farma registra recorde de público

Evento farmacêutico chegou ao fim na quinta-feira (14/03), com recorde de público e sendo uma plataforma de negócios e inovação para o desenvolvimento do canal

Março de 2024  Recorde de público! Sucesso que superou – e muito – as expectativas. Assim foi considerada a 18ª edição do Conexão Farma, um dos maiores eventos do setor farmacêutico do Brasil, promovido e realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan). Para acompanhar mais de 44 horas de conteúdo exclusivo, 26.889 mil visitantes passaram pelo Expo Center Norte, em São Paulo (SP), durante os três dias de feira.

“O Conexão Farma 2024 foi um sucesso, superando todas as expectativas de público e patrocínio. Os temas da nossa programação foram planejados para que os visitantes tivessem a melhor experiência. Ano que vem teremos um evento ainda maior, podem se preparar”, comemora o diretor-executivo da Abradilan, Vinícius Dall’Ovo.

Para encerrar o ciclo de palestras do Conexão Aberta, palco principal do evento, o presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), Edison Tamascia, falou sobre o papel do associativismo no desenvolvimento e transformação da gestão do varejo farmacêutico no Brasil. O executivo é uma verdadeira inspiração, já que nasceu onde as oportunidades praticamente inexistiam.

“Já é o terceiro ano que estamos aqui, que temos esse espaço para divulgarmos o nosso trabalho, divulgar o associativismo, que é uma forma de ajudar o independente a prosperar. A minha palestra foi muito ligada a isso, ao desenvolvimento da farmácia, à ajuda a farmácia independente”, disse Tamascia.

Conexão Farma 2024 contou com mais de 170 empresas expositoras

A Farmácia do Futuro, projeto idealizado pela Abradilan, em parceria com o Guia da Farmácia, teve um espaço privilegiado, com o objetivo de demostrar as tendências do canal farma, apresentando novas tecnologias aplicadas ao setor e novas formas de prestação de serviços.

Além disso, participaram mais de 170 expositores, entre eles, as maiores indústrias farmacêuticas, além de diversas empresas de serviços para o varejo farmacêutico, software houses, contabilidade, consultorias, treinamento, empresas de mobiliário, de aparelhos e de Higiene e Beleza (H&B).

Trata-se de uma experiência para o visitante ter a oportunidade de conhecer ativações com a possibilidade de aplicação imediata em sua farmácia e outras que ainda estão sendo testadas nos varejos, mas que em algum momento farão parte da realidade operacional de muitos estabelecimentos brasileiros.

“Estamos em nossa 12ª participação no Conexão Farma e todos os objetivos foram alcançados. Agradecemos à Abradilan que nos abriu as portas para estarmos aqui. O evento é um marco histórico, tanto para 25 anos da Abradilan, como para a Unilife. Eu tenho visto o crescimento, ano após ano, e é um reflexo do trabalho, da organização. Foi surpreendente”, conta o fundador e CEO da Unilife Vitamins, Roberto Vertuan.

A Airela também marcou presença, mais uma vez, no Conexão Farma com vários lançamentos inovadores nas linhas de probióticos, genéricos, medicamentos, nutracêuticos e dermos. Em apenas cinco anos, a empresa apresenta um crescimento acelerado, investindo em alta tecnologia, em P&D e na ampliação do parque fabril. A Airela está entre as dez maiores na categoria de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e na primeira posição na categoria de VMS (vitaminas, suplementos e minerais), de acordo com dados do IQVIA. “É o terceiro ano que estamos com estande no Conexão Farma e sempre com espaço maior que no ano anterior. A nossa proposta foi trazer toda a nossa linha de produtos das principais três empresas do grupo, formado pela Avvio, Meiskin Swiss e Quaris”, falou o diretor de Inteligência Competitiva da empresa, Felipe Melo.

Empresas elencam potencial do Conexão Farma em proporcionar novos negócios

O Conexão Farma já é um marco no calendário do varejo farmacêutico, um momento do mercado se reunir e discutir os avanços do setor, fazer networking, apresentar lançamentos e fazer muitos negócios. “Sabemos que muitas conversas são iniciadas no evento, mas só se concretizarão nos meses seguintes, pois envolvem ações específicas de trade, mas o momento do mercado faz com que as maiores negociações, de fato, aconteçam ali, pela data se aproximar a da alta dos preços dos medicamentos”, pontua o presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal.

O Grupo NC, conglomerado farmacêutico que reúne as empresas EMS, Brace Pharma, Legrand Pharma, Germed Pharma, Novamed, Nova Química, entre outros, participou do evento, e o diretor de Inovação, Pedro Dias, considera fundamental para unir os elos da cadeia: o distribuidor, o varejo e a indústria. “É muito importante estarmos presentes neste evento que faz parte do calendário anual do mercado farmacêutico brasileiro, para estar cada vez mais próximos dos nossos clientes e, sobretudo, gerar cada vez mais negócios. Essa é a missão do Grupo NC, cuidar da saúde da população brasileira e promover o bem-estar”, afirmou Dias.

Para a CEO da Contabiliza Pharma, Isabella Luna, por se tratar de uma empresa que atende a um público específico, que é o segmento farmacêutico, procura-se uma ambiência, ou seja, estar onde o cliente está, e o Conexão Farma é o melhor lugar para isso. 

“O segmento farmacêutico é um canal que tem se desenvolvido muito no Brasil, e nós identificamos ser este um canal com muitas oportunidades. Encontramos no Conexão Farma uma chance de identificar essas oportunidades e esperamos que traga retornos para os próximos meses”, conta o gerente de trade marketing da Stanley, Luiz Eduardo Fleischner. “A nossa expectativa foi atendida. Sairemos daqui com vários contatos interessantes”, completa a gerente de Trade Marketing e Desenvolvimento de Mercado, Bruna Vanhazebrouck.

As arenas de conteúdo proporcionaram 12 palestras diferentes no último dia de Conexão Farma. O co-CEO da Avanti, Guilherme Kruger, apresentou sobre E-commerce nas farmácias: vantagens, desafios e como implementar? Estratégias para melhorar a experiência do cliente foi o tema abordado pela CEO da Consult Trade Design, Tania Miné, ao lado da diretora-executiva da Germinar Consultoria, Carla Bovo, e da arquiteta especialista em farmácias, Monick Freire.

A CEO da TX4 Retail & Shopper Um, Sandra Asturi, falou sobre Inteligência artificial aplicada na loja: ressignificando a experiência do shopper na farmácia; o diretor de Relacionamento da IQVIA, Fabio Alguim, apresentou a palestr: Identificando o mix ideal por loja através dos dados IQVIA; o executivo da Close-up, Ivan Engel, destacou sobre venda alta, sortimento amplo, estoque reduzido e perda baixa: uma combinação provável.

A Head Farma da Bnex, Juliana Milton, trouxe para o debate o Uso inteligente dos dados, na prática, para o aumento do engajamento do shopper com a sua marca; a diretora-executiva da Mais Saúde, Patricia Austregésilo, abordou as Ferramentas que transformam nossa forma de negociar e executar as melhores ações na loja; a founder da SaudaBe Group, Bruna Pavão, apresentou sobre Longevidade: como alavancar as vendas na categoria saudabilidade com o crescimento do público sênior na farmácia.

O vice-presidente do Close-Up International, Paulo Paiva, versou sobre as Oportunidades para 2024: as perspectivas e tendências para o setor farmacêutico; o CEO da Equipa Group, Thiago Stauffer, mostrou como aprimorar a experiência de compras do cliente aplicando novas tecnologias no PDV; o sócio-diretor na The Led, Felipe Freitas, trouxe à cena o Retail Media: oportunidades para o varejo farmacêutico.

O ponto alto do encerramento do evento foi o show da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, que animou o público.

O Conexão Farma já está confirmado para 2025, em março, e acontecerá, também, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores