quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Como o ar comprimido auxilia na fabricação de vacinas para a Covid-19

Como o ar comprimido auxilia na fabricação de vacinas para a Covid-19

Compressores da Atlas Copco oferecem tecnologia para o Instituto Butantan

São Paulo, fevereiro de 2021 – No debate acerca da fabricação das vacinas para a Covid-19, muito tem se falado a respeito de insumos para que todo o processo seja concluído com segurança e rapidez, porém a utilização dos equipamentos de forma correta também é um ponto importantíssimo para que este resultado seja atingido.

Dentro deste contexto, a qualidade do ar comprimido utilizado é um elemento importante no processo de fabricação de uma vacina, já que a presença de uma mínima quantidade de água ou óleo em contato com qualquer equipamento de produção pode causar diversos tipos de contaminação, não apenas no ambiente, mas na própria vacina fabricada.

A eficiência dos produtos da Atlas Copco Compressor Technique Brasil tem rendido bons frutos nesse ponto, tanto para a empresa quanto para a sociedade. Isso porque, em maio de 2020, a fábrica de vacinas do Instituto Butantan adquiriu uma solução completa da Divisão Oil Free Air: um compressor do tipo parafuso isento de óleo modelo ZT250VSD P e um secador por adsorção dupla torre BD110+, ambos produzidos em nossa fábrica no Brasil.

Por conta disso, os equipamentos adquiridos pelo instituto são isentos de óleo e certificados como Classe 0 conforme certificação ISO 8573.1:2010, fornecendo a mais alta pureza de ar com o menor custo operacional.

“A pureza do ar comprimido é vital para todo o processo de fabricação da vacina, por isso buscamos contribuir com a nossa tecnologia de ponta para levar ainda mais qualidade e confiabilidade, tudo isso atrelado a equipamentos com a mais alta economia de energia disponível no mercado, proporcionando ao Instituto Butantan ainda mais ganhos”, afirma Mário Tenani, Gerente da Linha de Negócios da Divisão Oil Free Air.

Com isso, a instituição tem avançado na produção de vacinas contra a dengue, influenza e, mais recentemente, a tão aguardada Coronavac. O compressor (ZT250VSD P) e o secador (BD110+) trabalham em conjunto para garantir que todo o ar comprimido utilizado no processo seja livre de vapor d’água, cuja concentração aumenta com o processo de compressão. No caso do secador por adsorção, é o único equipamento que pode garantir essa condição, pois permite alcançar um ponto de orvalho sob pressão (PDP) garantido de -40°C.

A solução Atlas Copco garante um ar extremamente limpo e seco para a perfeita operação dos equipamentos utilizados na fabricação de uma vacina.

“É muito gratificante saber que os nossos equipamentos estão contribuindo para que a tão esperada vacina para a Covid-19 chegue a milhões de brasileiros com segurança e rapidez. O que também se aplica em outras empresas parcerias da Atlas Copco que também estão desenvolvendo vacinas, como Fiocruz, Astrazeneca,Neoquimica, Johnson&Johnson e Pfizer”, comemora Tenani.

O Instituto Butantan já possui equipamentos Atlas Copco a decádas e realizou um investimento em equipamentos da Atlas Copco em 2018 e o novo cenário e movimentação pela busca de mais tecnologia e agilidade em fabricar vacinas fez com que essa parceria fosse mantida. Os novos equipamentos, se juntam a outras soluções da divisão Oil Free Air já utilizadas pelo Instituto nas mais diversas pesquisas e produções biológicas.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores