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Como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta o mercado de medicamentos especiais

Como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta o mercado de medicamentos especiais

Profarma Specialty, player diversificado do setor de saúde, aposta que a mudança deve ser positiva para o relacionamento com clientes, parceiros e colaboradores

São Paulo, setembro de 2020 – Desde 2018, a discussão sobre o direito à privacidade e à proteção de dados pessoais do usuário ganhou força com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (nº12.079/2018), também conhecida como LGPD. As mudanças, que ainda não possuem data certa para entrar em vigor de forma definitiva, definem uma série de normas sobre o tratamento de dados pessoais. Todos os setores serão impactados de alguma forma pela nova regulamentação e as empresas precisarão fazer adequações na maneira de manipulação dos dados de clientes, parceiros e colaboradores.

A Profarma Specialty, player diversificado do setor de saúde do grupo AmerisourceBergen, iniciou o processo de adaptação à legislação desde o momento da aprovação da lei e entende que as novas regras são essenciais para manter a transparência entre toda a cadeia. “Nós lidamos diariamente com dados sensíveis, por isso, é extremamente necessário que haja uma relação de confiança entre nós e os demais agentes envolvidos em nosso negócio”, explica Rafael Gormezano, gerente Jurídico e Compliance da Profarma Specialty.

Por se tratar de uma empresa com foco em medicamentos especiais, direcionados a tratamento de doenças crônicas ou de alta complexidade, a Profarma Specialty recebe diariamente uma série de informações sensíveis de pacientes, como prontuários médicos. Desta forma, quem atua diretamente com essas informações precisa estar preparado para o correto tratamento dos dados.

Por esse motivo, o investimento em tecnologia e treinamento de equipe, necessários para garantia da segurança desses dados, foram as prioridades da companhia. “Uma das nossas ações foi dedicar uma semana para a discussão sobre a LGPD com nossos colaboradores. Entendemos que, além de ser importante para a vida pessoal, já que também são titulares de dados, cada um dentro da companhia é responsável pelas informações de nossos clientes e parceiros. A conscientização sobre as novas regras é o primeiro passo para o sucesso da implementação das mudanças na empresa”, destaca Gormezano.

Pensando ainda na relação de transparência com os players, a Profarma Specialty disponibilizou o “Portal do Titular”, onde qualquer pessoa pode pesquisar se a companhia possui alguma informação pessoal armazenada. Ainda pela plataforma, o titular pode solicitar a alteração, atualização ou remoção dos dados tratados pela empresa. O site para consulta é: http://portaldotitular.profarmaspecialty.com.br .

Sobre a Profarma Specialty  

A Profarma Specialty é uma empresa do grupo AmerisourceBergen, líder mundial do mercado farmacêutico de especialidades. Fundada em 2014, atua em parceria com diversos players de saúde e é a única companhia do país com serviços integrados em Distribuição para hospitais e clínicas, Farmácia de Especialidades e com programas de Suporte ao Paciente. Em seu portfólio, apresenta serviços inovadores e um catálogo de produtos variados para oncologia, dermatologia, vacinas, medical devices e medicamentos hospitalares. Para mais informações sobre a Profarma Specialty, visite: www.profarmaspecialty.com.br.

 

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