sábado , 25 maio 2024
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Com objetivo de ser “a casa da indústria”, Fecofar inaugura sede própria em São Paulo
Divulgação Fecofar

Com objetivo de ser “a casa da indústria”, Fecofar inaugura sede própria em São Paulo

Com 535 metros quadrados, escritório contará com espaços para reuniões e coworking para profissionais do setor farmacêutico

Criada a partir da união de sete redes varejistas do segmento, a Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar) abre no próximo dia 7 de maio seu escritório na Vila Olímpia, em São Paulo, região que reúne as sedes de várias indústrias do setor farmacêutico. A inauguração será marcada por um coquetel que se estenderá durante todo o dia, das 9h às 17h, com a presença de representantes de indústrias, distribuidores e prestadores de serviços do segmento. Resultado de um investimento de cerca de R$ 2 milhões, a sede dispõe de 535 metros quadrados e contará com espaços para reuniões e coworking que serão disponibilizados a profissionais do setor farmacêutico e parceiros de negócios das redes que compõem a Fecofar.

Apresentada ao mercado oficialmente em novembro passado, a Fecofar nasceu com a missão de representar as farmácias associativas e franquias perante os fornecedores e demais entidades relevantes do mercado, além do governo. Integram a entidade as empresas Drogarias Max (Rio de Janeiro/RJ), Farmácias São Rafael (Chapecó/SC), Farmais (São Paulo/SP), Grupo AMR (Varginha/MG), Grupo Redemed (Recife/PE), Masterfarma (Criciúma/SC) e Rede Multidrogas (São José do Rio Preto/SP). Juntas, as marcas mantêm mais de 3,2 mil lojas em 24 estados, com presença em 1.261 municípios e um faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. No total, as unidades empregam cerca de 16 mil funcionários diretos.

O administrador executivo da Fecofar, Willians Robles, profissional com mais de 20 anos de atuação no segmento farmacêutico, com experiência em varejo, indústria e distribuição, afirma que o novo escritório “não será apenas a sede corporativa da Fecofar, mas sim a casa das indústrias”. “O escritório facilitará a integração das redes associadas à indústria. O tempo que um representante da indústria levaria para passar nas sedes das sete redes, hoje ele consegue resumir numa visita à federação. Ele vai conseguir ter voz para falar com sete redes ao mesmo tempo”, explica Robles. “A gente quer que os representantes das indústrias utilizem o espaço. Estamos preparando toda a estrutura para eles trabalharem. A gente sabe que hoje muitas indústrias não têm escritório. Então, às vezes, o executivo precisa ficar numa recepção de uma rede ou algo assim. E aqui a gente quer deixar o espaço destinado para eles. Não só para as indústrias, mas também para os prestadores de serviços, para os parceiros ou para qualquer pessoa que faça parte do nosso ecossistema de negócios.”

Muito além de prazos e descontos

Conforme Robles, a Fecofar não tem como objetivo englobar novas redes – ao menos por enquanto. “Nossa questão não é quantidade, mas sim a qualidade do que queremos entregar. Com essa quantidade de redes, a gente entende que ganha muito na agilidade na tomada de decisão. A Fecofar vai trabalhar para fortalecer as sete redes, e as sete redes vão trabalhar para fortalecer a Fecofar”, comenta o executivo. “A gente não trabalha mais na individualidade, mas na coletividade, com o objetivo de entregar aquilo que combinarmos com os nossos parceiros estratégicos. Tudo isso por meio de informação, de onde a gente está, para onde quer ir, de que maneira quer ir, sempre com o pé no chão, com muita organização, sem pressa, mas com uma coisa muito clara: o que a gente combinar com nossos parceiros estratégicos, a gente vai se colocar à disposição para entregar. Nosso foco é na execução e na entrega de objetivos.”

Muito além de descontos e prazos – variáveis sempre presentes e relevantes nas negociações entre os dois elos da cadeia –, com a presença física mais próxima das indústrias a Fecofar pretende proporcionar às suas associadas oportunidades, aprimoramentos e atualizações nas áreas de tecnologia, inovação, informação etc. “O escritório nos ajudará a absorvermos da indústria o que ela tem de tecnologia, informação e inovação, algo que hoje não chega para nossas redes, mas chega para os grandes players”, comenta Robles. “Hoje, em número de lojas, os pequenos e médios são a imensa maioria do mercado, mas não têm acesso a essas coisas. E a indústria sabe disso. A questão é: como chegar lá? Como fazer para que as inovações cheguem ao pequeno farmacêutico, no interior do Brasil? Por meio da Fecofar.”

Referência em associativismo e franchising

As tratativas para a formação da Fecofar se iniciaram em 2022. A primeira reunião presencial entre os fundadores ocorreu em março de 2023, em São Paulo, já com a ideia de criação de um escritório na Capital Paulista para servir como ponto de contato entre as varejistas e as indústrias. “Todas as associadas poderão usar este espaço. A ideia é facilitar o acesso das empresas às indústrias”, reitera o fundador e presidente da Fecofar, Marcelo Grasso, que também é o CEO da Masterfarma, rede associativista que atua há 25 anos no mercado. “Por não estarmos em São Paulo, entendemos que não estávamos próximos o bastante dos principais executivos das grandes indústrias. As diretorias das indústrias não conhecem nosso planejamento estratégico, e nós não participamos das convenções dessas grandes indústrias. Geralmente, somos atendidos por regionais e percebemos que existiam outras redes tão solidas quanto nós e que tinham essa mesma dor.” 

Além de Grasso, compõem a direção da entidade o vice-presidente Ricardo Uemura Kunimi (CEO da Farmais); o diretor financeiro, Emerson Luiz Angonese (Farmácias São Rafael); o diretor comercial, Jefferson Ferreira dos Reis (Grupo AMR); e o diretor de assessoramento, Fábio Antônio Pinto de Souza (Drogarias Max). O Conselho Fiscal é composto pelo presidente, Valtonio Vendrame Vidoto (Rede Multidrogas); e pelos membros efetivos Valbert Dimas De Carvalho (Grupo AMR) e Dirceu José da Silva (Rede Multidrogas). 

Conforme a ata de fundação, a Fecofar tem como missão trazer ferramentas inovadoras e contribuir para que os negócios sejam rentáveis, competitivos e sustentáveis, além de representar as associações e franquias perante os fornecedores e as entidades relevantes do mercado. Tendo como valores a ética, a transparência, a união, a dedicação, o comprometimento e o respeito, a Fecofar pretende ser a federação de referência do Brasil nos segmentos de associativismo e franchising, proporcionando um ambiente favorável para a geração de negócios rentáveis e a entrega de resultados com excelência para as farmácias dos federados e parceiros comerciais até 2027. 

A Fecofar e suas atribuições

Segundo a ata de fundação, a entidade tem, entre outros objetivos, as seguintes aspirações: 

– Aglutinar forças e representar as aspirações das empresas associadas junto ao poder público e à iniciativa privada; 

– Representar os direitos e interesses das associadas em todo o território nacional; 

– Representar os interesses de suas associadas perante as autoridades administrativas e judiciárias; 

– Conciliar divergências e conflitos entre as associadas, bem como promover a solidariedade entre elas;  

– Auxiliar e/ou representar os sindicatos da categoria ou as associadas coletiva ou individualmente, os entes públicos e suas autarquias, o Ministério Público e gestores públicos nas convenções e contratos coletivos de trabalho, contratos públicos ou privados, convênios, termos de ajustamento de conduta, demandas judiciais e afins;  

– Criar e contratar serviços de consultoria técnica em marketing, publicidade e propaganda, jurídica, bem como de outras áreas profissionais para as associadas;  

– Defender os princípios de liberdade para o exercício da profissão de farmacêutico, lealdade na concorrência e ética no desempenho da atividade empresarial e profissional;  

– Arrecadar, gerir, aplicar, contratar e gerenciar recursos financeiros e serviços para custeio de ações de marketing, publicidade e propaganda para as associadas, assim como para custeio de qualquer assessoria técnica que se faça necessária;  

– Realizar a compra e venda de materiais, bens, insumos e serviços relacionados com os demais objetivos sociais, em especial aqueles inerentes à atividade de propaganda, publicidade ou marketing, assim como para qualquer assessoria técnica que se faça necessária;  

– Manter contato permanente com as gerências nacionais das grandes indústrias e distribuidores;  

– Constituir-se e manter-se como grupo autossuficiente, com geração de receita para se manter e ter capacidade de investimento nos negócios; 

– Buscar incessantemente o desenvolvimento de novos e melhores negócios com o mercado;  

– Entregar um modelo de execução de negócios que gere proximidade com os parceiros e qualidade na entrega de resultados para todos as associadas;  

– Desenvolver um modelo comum de negociação visando a captação de investimentos, alinhando os negócios entre as redes, potencializando receitas e margens de resultados;  

– Desenvolver um modelo justo de compartilhamento de receitas, que leve em consideração o tamanho, potencial e a geração de receita atual de cada rede;  

– Premiar as redes que tiverem melhor execução, direcionamento e, por consequência, melhores resultados nos negócios centralizados;  

– Buscar sempre o acordo sobre como se posicionar frente ao mercado;  

– Criar núcleos de processos, sistemas e informações que ofereçam ao mercado uma clara percepção de uniformidade no modelo de negócios e execução comercial;  

– Desenvolver inteligência de mercado e monitoramento de performance do grupo nos negócios centralizados; 

– Desenvolver uma plataforma de negócios unificada ou ao menos similar entre as redes, a fim de facilitar a entrega de resultados;  

– Realizar frequentemente feiras de negócios presenciais e/ou online;  

– Criar mecanismos de apoio à potencialização de receita dos pontos de venda, desenvolvendo campanhas universais de vendas; promover acompanhamento e monitoramento centralizados das ações e acordos.

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